Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01955
Acrónimo :
01955
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
48.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
5.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
29.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1171.0
Horas de Trabalho Total :
1200.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2013/2014

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum.

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo fundamental desta UC é o de acompanhamento e apoio dos alunos na elaboração do trabalho de projecto em Sociologia. A formação e informação prestadas envolvem fundamentalmente o desenvolvimento de conhecimentos, competências e capacidades na condução de um estudo aplicado, teoricamente enquadrado e empiricamente sustentado sobre aspectos das sociedades contemporâneas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os alunos que completem esta UC deverão ser capazes de: a) Equacionar um problema pertinente para um trabalho de projecto b) Realizar a revisão de literatura respectiva c) Utilizar teorias, conceitos e resultados de pesquisa para enquadrar teoricamente o problema a estudar d) Mobilizar métodos e técnicas ajustados ao problema e ao enquadramento teórico produzido e) Analisar os resultados do estudo e discuti-los criticamente f) Apresentar oralmente o trabalho efectuado e redigir o relatório do trabalho de projecto.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Apresentação do seminário. Regulamentação do trabalho de projecto. 2. Auscultação de ideias para trabalhos de projecto. Consulta de modelos de projectos. 3. Indicações sobre orientação e apoio. Indicações sobre a elaboração do projecto. 4. Elaboração de um projecto de estudo (objectivos, teoria, metodologia, empiria, bibliografia). 5. Elaboração do enquadramento teórico e definição de métodos e técnicas. 6. Elaboração do modelo de análise e operacionalização de conceitos. 7. Indicações sobre fontes de dados secundários. Delimitação das fontes de informação secundária. 8. Indicações sobre recolha de informação. Construção dos guiões dos instrumentos de recolha de informação primária. 9. Indicações sobre plano de análise. Elaboração do plano de análise de dados. 10. Indicações sobre tratamento e análise de dados. Esclarecimento de dúvidas sobre análise de dados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objectivos preliminares de definição do problema a estudar e da revisão da literatura respectiva estão plasmados nos pontos 1 a 4 do programa da UC. Com os pontos 5 a 9 pretende-se enquadrar a mobilização de teorias, métodos e técnicas de pesquisa. A análise de dados é acompanhada no ponto 10 do programa. A apresentação oral do trabalho e a redacção do relatório do trabalho de projecto nas suas diferentes fases decorre ao longo de toda a UC.

Avaliação / Assessment


O trabalho de projecto em Sociologia é apresentado e defendido em provas públicas e será avaliado por um júri. A avaliação baseia-se no mérito científico do trabalho nas suas componentes teórica, metodológica e empírica, e na qualidade da sua apresentação e defesa orais, de acordo com os regulamentos do ISCTE-IUL.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas desta UC são de tipo seminarial. Incluem componentes expositivas por parte do docente sobre regulamentação do trabalho de projecto e organização da pesquisa, a apresentação pelos alunos de resultados parciais no desenvolvimento do estudo, e a discussão colectiva do trabalho subjacente ao projecto de cada aluno. A orientação tutorial envolve o acompanhamento individualizado do trabalho de projecto.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Com aulas de tipo seminarial pretende-se ir de encontro ao principal objectivo desta UC que é o de acompanhamento sistemático e interactivo dos alunos na elaboração do trabalho de projecto. A componente expositiva por parte do docente visa a formação e informação relativamente às normas de funcionamento e o desenvolvimento de conhecimentos e competências na organização teórica, metodológica e técnica do projecto. A apresentação oral e de peças escritas pelos alunos de resultados do seu estudo, e a discussão colectiva desse trabalho contribuem para o aprofundamento destes conhecimentos e destas competências através da prática e reflexão centradas nos estudantes. A orientação tutorial decorre ao longo de toda a UC e cumpre os objectivos globais de acompanhamento do projecto a um nível mais individualizado e específico.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Valdavida, Magdalena Cordero (1998), Bancos de Datos, Madrid, CIS. Scott, John (1990), A Matter of Record. Documentary Sources in Social Research, Cambridge, Polity Press. O'Dochartaigh, Nial (2002), The Internet Research Handbook: a Pratical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences, Londres, Sage Publications. Kielcolt, K. Jill, e Laura E. Nathan (1985), Secondary Analysis of Survey Data, London, Sage. ISCTE (2008), Normas Orientadoras para a Dissertação ou Trabalho de Projecto de Mestrado. Hantrais, Linda, e Steen Mangen (eds.) (1996), Cross-National Research Methods in the Social Sciences, London, Pinter. Foddy, William (1996), Como Perguntar. Teoria e Prática da Construção de Perguntas para Entrevistas e Questionários, Oeiras, Celta Editora. Bryman, Alan (1989), Research Methods and Organization Studies, London, Routledge. Bell, Judith (1997), Como Realizar um Projecto de Investigação, Lisboa, Gradiva.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


http://www.worldvaluessurvey.org/ World Values Survey http://www.icpsr.umich.edu/icpsrweb/ICPSR/ ICPSR (Inter-university Consortium for Political and Social Sciences): Outros sites: http://ec.europa.eu/public_opinion/index_en.htm European Commission ? Public Opinion (Eurobarometer): http://www.europeanvaluesstudy.eu/ European Values Survey: http://www.europeansocialsurvey.org/ European Social Survey: Sites europeus: http://www.apis.ics.ul.pt/ Arquivo de informação social do Instituto de Ciências Sociais: http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_main INE Portugal: Sites nacionais: Torres, Anália Cardoso (1996), Divórcio em Portugal. Ditos e Interditos, Oeiras, Celta Editora. Pais, José Machado (2002), Sociologia da Vida Quotidiana, Lisboa, ICS. Lahire, Bernard (2002), Portraits Sociologiques - Dispositions et Variations Individuelles, Paris, Nathan. Freire, André (2006), Esquerda e Direita na Política Europeia. Portugal, Espanha e Grécia em Perspectiva Comparada, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais. Conde, Idalina (1991), "Alvarez: ambiguidades na biografia de um pintor", Sociologia, Problemas e Práticas, nº 9. Casanova, José Luís (2004), Naturezas Sociais. Diversidade e Orientações Sociais na Sociedade Portuguesa, Oeiras, Celta Editora. Carreiras, Helena (2004), Gender and the Military: a Comparative Study of the Participation of Women in the Armed Forces of Western Democracies, Tese de Doutoramento, Lisboa, ISCTE. Bourdieu, Pierre (1993), La Misère du Monde, Paris, Éditions du Seuil.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16