Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01968
Acrónimo :
01968
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável.

Objetivos Gerais / Objectives


No final da UC o estudante deverá ser capaz de raciocinar em torno do conceito de empreendedorismo estratégico e, em particular, ter desenvolvido as competências de avaliar, (re)estruturar, apresentar e discutir modelos de negócios de empresas numa perspetiva empreendedora.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Conhecer os principais conceitos e tipologias em torno do empreendedorismo em geral e da inovação 2. Conhecer o essencial dos contornos e atividades do empreendedorismo empresarial 3. Compreender as problemáticas essenciais do empreendedorismo estratégico 4. Compreender os antecedentes e a realidade da empresa, bem como aplicar as ferramentas mais relevantes ao diagnóstico da envolvente 5. Compreender e utilizar o modelo de negócio Canvas 6. Compreender e utilizar o modelo de negócio numa perspetiva Oceano Azul 7. Compreender e utilizar as ferramentas mais apropriadas à avaliação e gestão de modelos de negócio

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Empreendedorismo e inovação 2. Empreendedorismo empresarial 3. Empreendedorismo estratégico 4. Antecedentes e envolventes 5. Modelo de negócio Canvas 6. Modelo de negócio numa perspetiva Oceano Azul 7. Avaliação e gestão de modelos de negócio

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 - CP1 OA2 - CP2 OA3 - CP3 OA4 - CP4 OA5 - CP5 OA6 - CP6 OA7 - CP7

Avaliação / Assessment


PERIÓDICA INDIVIDUAL-40%: Participação e assiduidade (mínimo 9,5/20) - 10% Discussão individual (mínimo 9,5/20) - 25% Dinâmica de grupo (mínimo 9,5/20) - 5% EM GRUPO-60%: Apresentação e discussão de um novo modelo de negócio (mínimo 9,5/20) - 20% Relatório de um novo modelo de negócio (mínimo 9,5/20) - 40% FINAL Exame escrito - apenas estatutos especiais (mínimo 9,5/20) - 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Uma aula típica inclui: 1-Apresentação dos objetivos 2-Exposição teórica dos conteúdos programáticos 3-Discussão e exploração do tema com os alunos 4-Realização de uma atividade prática 5-Conclusão e sumário

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5 OA2 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5 OA3 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5 OA4 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5 OA5 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5 OA6 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5

Observações / Observations


PROPRIEDADE INTELECTUAL - Todas as ideias originais e conceitos apresentados nas aulas são - e permanecerão - como propriedade intelectual dos respetivos autores. - À medida que os alunos vão revelando e partilhando pormenores dos seus planos na aula, colegas e professor deverão tratar essa informação como comunicação confidencial e não revelarão para o exterior informação ou documentos, a menos que tenham permissão prévia e formal dos seus autores. - Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Faghih, N., & Forouharfar, A., Strategic Entrepreneurship: Perspectives on Dynamics, Theories, and Practices, 2021, Springer, Bento, P., Fundamentos de Empreendedorismo Empresarial, 2023, Edições Sílabo,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Osterwalder, A., Pigneur, Y., Smith, A., & Etiemble, F., The invincible company: How to constantly reinvent your organization with inspiration from the world?s best business models, 2020, Wiley, Ahmetoglu, G., Chamorro-Premuzic, T., Klinger, B., & Karcisky, T. (Eds.)., The Wiley handbook of entrepreneurship, 2017, John Wiley & Sons, Bland, D. J., & Osterwalder, A., Testing business ideas: A field guide for rapid experimentation, 2019, Wiely, Gupta, V., Goktan, A., Shirokova, G., & Karna, A. (Eds.)., Research handbook on strategic entrepreneurship, 2022, Elgar Publishers, Hitt, M. A., Ireland, R. D., Camp, S. M., & Sexton, D. L., Strategic entrepreneurship: Creating a New Mindset, 2017, Wiley, Lewrick, M., Link, P., & Leifer, L., The design thinking playbook: Mindful digital transformation of teams, products, services, businesses and ecosystems, 2018, Wiley, Osterwalder, A., & Pigneur, Y., Bernarda, G., Smith, A., & Papadakos, T., Value proposition design: How to create products and services customers want, 2014, Wiley,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16