Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável.
Objetivos Gerais / Objectives
No final da UC o estudante deverá ser capaz de raciocinar em torno do conceito de empreendedorismo estratégico e, em particular, ter desenvolvido as competências de avaliar, (re)estruturar, apresentar e discutir modelos de negócios de empresas numa perspetiva empreendedora.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Conhecer os principais conceitos e tipologias em torno do empreendedorismo em geral e da inovação 2. Conhecer o essencial dos contornos e atividades do empreendedorismo empresarial 3. Compreender as problemáticas essenciais do empreendedorismo estratégico 4. Compreender os antecedentes e a realidade da empresa, bem como aplicar as ferramentas mais relevantes ao diagnóstico da envolvente 5. Compreender e utilizar o modelo de negócio Canvas 6. Compreender e utilizar o modelo de negócio numa perspetiva Oceano Azul 7. Compreender e utilizar as ferramentas mais apropriadas à avaliação e gestão de modelos de negócio
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Empreendedorismo e inovação 2. Empreendedorismo empresarial 3. Empreendedorismo estratégico 4. Antecedentes e envolventes 5. Modelo de negócio Canvas 6. Modelo de negócio numa perspetiva Oceano Azul 7. Avaliação e gestão de modelos de negócio
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - CP1 OA2 - CP2 OA3 - CP3 OA4 - CP4 OA5 - CP5 OA6 - CP6 OA7 - CP7
Avaliação / Assessment
PERIÓDICA INDIVIDUAL-40%: Participação e assiduidade (mínimo 9,5/20) - 10% Discussão individual (mínimo 9,5/20) - 25% Dinâmica de grupo (mínimo 9,5/20) - 5% EM GRUPO-60%: Apresentação e discussão de um novo modelo de negócio (mínimo 9,5/20) - 20% Relatório de um novo modelo de negócio (mínimo 9,5/20) - 40% FINAL Exame escrito - apenas estatutos especiais (mínimo 9,5/20) - 100%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Uma aula típica inclui: 1-Apresentação dos objetivos 2-Exposição teórica dos conteúdos programáticos 3-Discussão e exploração do tema com os alunos 4-Realização de uma atividade prática 5-Conclusão e sumário
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
OA1 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5 OA2 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5 OA3 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5 OA4 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5 OA5 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5 OA6 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5
Observações / Observations
PROPRIEDADE INTELECTUAL - Todas as ideias originais e conceitos apresentados nas aulas são - e permanecerão - como propriedade intelectual dos respetivos autores. - À medida que os alunos vão revelando e partilhando pormenores dos seus planos na aula, colegas e professor deverão tratar essa informação como comunicação confidencial e não revelarão para o exterior informação ou documentos, a menos que tenham permissão prévia e formal dos seus autores. - Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Faghih, N., & Forouharfar, A., Strategic Entrepreneurship: Perspectives on Dynamics, Theories, and Practices, 2021, Springer, Bento, P., Fundamentos de Empreendedorismo Empresarial, 2023, Edições Sílabo,
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Osterwalder, A., Pigneur, Y., Smith, A., & Etiemble, F., The invincible company: How to constantly reinvent your organization with inspiration from the world?s best business models, 2020, Wiley, Ahmetoglu, G., Chamorro-Premuzic, T., Klinger, B., & Karcisky, T. (Eds.)., The Wiley handbook of entrepreneurship, 2017, John Wiley & Sons, Bland, D. J., & Osterwalder, A., Testing business ideas: A field guide for rapid experimentation, 2019, Wiely, Gupta, V., Goktan, A., Shirokova, G., & Karna, A. (Eds.)., Research handbook on strategic entrepreneurship, 2022, Elgar Publishers, Hitt, M. A., Ireland, R. D., Camp, S. M., & Sexton, D. L., Strategic entrepreneurship: Creating a New Mindset, 2017, Wiley, Lewrick, M., Link, P., & Leifer, L., The design thinking playbook: Mindful digital transformation of teams, products, services, businesses and ecosystems, 2018, Wiley, Osterwalder, A., & Pigneur, Y., Bernarda, G., Smith, A., & Papadakos, T., Value proposition design: How to create products and services customers want, 2014, Wiley,
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16