Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01968
Acrónimo :
01968
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável.

Objetivos Gerais / Objectives


No final da UC o aluno deverá ser capaz de raciocinar em torno do conceito de empreendedorismo estratégico e, em particular, ter desenvolvido as competências de desenvolver, apresentar e discutir modelos de negócios de empresas numa perspetiva empreendedora.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, cada aluno deverá ser capaz de: 1. Lembrar os principais conceitos e tipologias em torno do empreendedorismo e da inovação 2. Compreender o essencial dos contornos e atividades do empreendedorismo empresarial 3. Compreender as problemáticas essenciais do empreendedorismo estratégico 4. Descrever os antecedentes e a realidade da empresa, bem como aplicar as ferramentas mais relevantes ao diagnóstico da envolvente 5. Compreender e usar o modelo de negócio Canvas 6. Exemplificar modelos de negócio numa perspetiva Oceano Azul

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Empreendedorismo e inovação 2. Empreendedorismo empresarial 3. Empreendedorismo estratégico 4. Antecedentes e envolventes 5. Modelo de negócio Canvas 6. Modelo de negócio numa perspetiva Oceano Azul

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


- Os CP empreendedorismo e inovação (1) estão associados ao OA1, segundo o qual o aluno deverá ser capaz de lembrar os principais conceitos e tipologias em torno do empreendedorismo e da inovação. - O CP E. EMP. (2) está associado ao OA2, que prevê que o aluno seja capaz de compreender o essencial dos contornos e atividades do E. EMP. - O CP E. EST. (3) está associado ao OA3, que antecipa que o aluno seja capaz de compreender as problemáticas essenciais do E. EST. - Os CP antecedentes e envolventes (4) estão associados ao OA4, segundo o qual o aluno deverá ser capaz de descrever os antecedentes e a realidade da empresa, bem como aplicar as principais ferramentas ao diagnóstico da envolvente. - O CP modelo de negócio Canvas (5) está associado ao OA5, que prevê que o aluno seja capaz de compreender e usar MNC. - O CP modelo de negócio numa perspetiva Oceano Azul (6) está associado ao OA6, que prevê que o aluno seja capaz de exemplificar modelos Oceano Azul.

Avaliação / Assessment


1 AO LONGO DO SEMESTRE 1.1 INDIVIDUAL - 35%: 1-1-1 Participação competente e assiduidade - 15% 1.1.2 Teste individual escrito (mínimo 9,5/20) - 20% 1.2 EM GRUPO - 65%: 1.2.1 Apresentação e discussão (mínimo 9,5/20) - 15% 1.2.2 Relatório (mínimo 9,5/20) - 50% 2 EXAME Exame individual escrito (mínimo 9,5/20) - 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1 – Métodos de ensino diretos Serão usados sobretudo nos conteúdos programáticos 1, 2 e 3 e na parte inicial dos pontos programáticos 4, 5 e 6, aquando da apresentação das principais temáticas. Apesar do referido e como forma de tornar as aulas menos monótonas ou desinteressantes, além dos Powerpoints, haverá recurso a casos de estudo, ao Mentimiter e a vídeos (internet ou gravados para o efeito, por exemplo por empreendedores). 2 - Métodos de ensino experienciais Durante, mas sobretudo depois de uma primeira apresentação dos principais conceitos e problemáticas, serão usados com regularidade outros métodos com cariz mais construtivo. 2.1 Envolver e estimular Haverá lugar a momentos interativos entre alunos (dentro do grupo de trabalho ou no contexto da turma) e com o docente. Com frequência, os alunos serão estimulados a participar na aula, colocando questões ou respondendo a perguntas. Nalguns casos serão desafiados a fazê-lo em grupo, apresentando e gerando discussão em sala, se necessário com recurso porta-vozes por grupo. No final de algumas aulas, serão lançados “teasers” para a aula seguinte (individuais ou em grupo), os quais terão feedback do docente, de forma direta ou através do uso da informação gerada em sala. 2.2 Colaboração e feedback A colaboração entre alunos poderá ser em contexto de dinâmcias criadas em sala de aula, caso em que as respostas ou soluções terão feedback imediato da turma e do docente, ou no âmbito do trabalho de gupo final, caso em que haverá também feedback do docente fora de sala. 2.3 Pesquisa ativa No âmbito das atividades já mencionadas, ou noutras, os alunos serão incentivados a efetuar pesquisas em fontes relevantes, suscetíveis de suportar as propostas apresentadas. O docente deverá conduzir e ajudar a desenvolver os alunos na distinção daquilo que são ou não são fontes ajustadas e credíveis para o fim a atingir. 3 – Trabalho autónomo A UC contempla 119 horas de trabalho autónomo. Esse trabalho é individual (ex. aprofundamento da aula anterior ou preparação da aula seguinte), mas sobretudo em grupo (ex. reuniões de trabalho entre os elementos do grupo ou contactos com a empresa associada ao projeto a desenvolver). 4 – Tutoria em grupo A UC contempla 1,0 hora de orientação tutorial, dividida em duas sessões de 30 minutos, servindo as mesmas para os docentes efetuarem a monotorização dos trabalhos em desenvolvimento, para transmitirem reajustamentos e para promoverem o trabalho em equipa. 5 – Apresentações em grupo As apresentações efetuadas pelos alunos são seguidas de discussões com os colegas. O docente reforçará a discussão e o feedback.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem 1, 2 e 3 têm associadas as mesmas metodologias de ensino e de avaliação. Assim, o OA1, OA2 e OA3 assentam em métodos de ensino diretos e experenciais, neste último caso contemplando muito envolvimento e estímulo (2.1), mas também muita colaboração e feedback (2.2). O trabalho autónomo é igualmente relevante (3). Por fim, partilham também os métodos de avaliação ao longo do semestre, a saber: participação competente e assiduidade (1.1.1) e teste individual escrito (1.1.2). Os objetivos de aprendizagem 4, 5 e 6 assentarão sobretudo em métodos de ensino experienciais, a saber : envolver e estimular (2.1), colaboração e feedback (2.2) e pesquisa ativa (2.3). O trabalho autónomo (3), a tutoria em grupo (4) e as apresentações em grupo (5) são igualmente relevantes para os OA4, OA5 e OA6. No que concerne à avaliação associada a este objetivo, ela é assegurada quer na componente individual (1.1), que naturalmente na componente em grupo (1.2).

Observações / Observations


ESTATUTOS ESPECIAIS: Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente, ou o Coordenador da UC, na 1ª semana de aulas, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação. ODS A escolha do ODS 8 justifica-se na medida em que os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas pelos alunos contribuem mais tarde para que as empresas e outras organizações tenham colaboradores mais eficientes, eficazes e produtivas. Contribuem também para a criação de emprego digno, o empreendedorismo, a criatividade e a inovação.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Bento, Paulo (2023), Fundamentos de Empreendedorismo Empresarial, Edições Sílabo. - Faghih, N., & Forouharfar, A., (2021), Strategic Entrepreneurship: Perspectives on Dynamics, Theories, and Practices, Springer.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Ahmetoglu, G., Chamorro-Premuzic, T., Klinger, B., & Karcisky, T. (Eds.). (2017), The Wiley handbook of entrepreneurship, John Wiley & Sons. - Bland, D. J., & Osterwalder, A. (2019). Testing business ideas: A field guide for rapid experimentation, Wiely. - Gupta, V., Goktan, A., Shirokova, G., & Karna, A. (Eds.). (2022), Research handbook on strategic entrepreneurship, Elgar Publishers, - Hisrich, Robert D.; Peters, Michael P.; Shepherd, Dean A. (2020), Entrepreneurship, 11th Edition, McGraw Hill. - Hitt, M. A., Ireland, R. D., Camp, S. M., & Sexton, D. L., (2017). Strategic entrepreneurship: Creating a New Mindset, Wiley. - Lewrick, M., Link, P., & Leifer, L., The design thinking playbook: Mindful digital transformation of teams, products, services, businesses and ecosystems, 2018, Wiley. - Osterwalder, A., & Pigneur, Y., Bernarda, G., Smith, A., & Papadakos, T. (2014). Value proposition design: How to create products and services customers want, Wiley. - Osterwalder, A., Pigneur, Y., Smith, A., & Etiemble, F. (2020). The invincible company: How to constantly reinvent your organization with inspiration from the world’s best business models, Wiley. - Scarborough, Norman M.; Cornwall, Jeffrey R. (2019), Essentials of Entrepreneurship and Small Business Management, 9th Edition, Pearson.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-27