Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Competências Transversais
Departamento / Department
Núcleo de Línguas
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Todos os alunos de IBS que acabam a Escola Secundária com uma nota de 13 ou menos valores em Inglês são aconselhados a fazer este curso antes de fazer Business English.
Objetivos Gerais / Objectives
O desenvolvimento das competências linguísticas relacionados com o mundo empresarial actual.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Utilizar números, estatísticas, datas; OA2. Desenvolver vocabulário sobre os temas descritos no programa; OA3. Fazer uma breve apresentação; OA4. Trocar informação sobre as actividades das empresas; OA5. Descrever e comparar países da UE; OA6. Consolidar a gramática básica; OA7. Compreender e comentar notícias relacionadas com os negócios e a economia;
Conteúdos Programáticos / Syllabus
As aulas serão orientadas em torno das seguintes temas. CP1. Empresas e serviço ao cliente Siglas comuns no mundo dos negócios CP2. História da Empresa Descrever empresas Portuguesa Como usar a data e a hora CP3. Retalho e Produtos Descrever e comparar produtos CP4. SWOT Preparação de uma análise SWOT Reading comprehension: artigos de notícias na área dos negócios CP5. Finanças e dinheiro Números, estatísticas, Apresentação: uma empresa CP6. União Europeia Estados Membros: paises e nacionalidades Descrever Portugal CP 7 Ambiente de Negócios e a vida das empresas Descrever tendências e estatístiscas Apresentação: um país europeu CP8 Revisão gramatical Verbos Substantivos contáveis e incontáveis Inglês formal vs. informal Quando usar letras maiúsculas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1. Utilizar números, estatísticas, datas; CP2, CP5, CP7 OA2. Desenvolver vocabulário sobre os temas descritos no programa; CP1,CP2,CP3,CP4,CP5,CP6, CP7 OA3. Fazer uma breve apresentação; CP5, CP7 OA4. Trocar informação sobre as actividades das empresas; CP1,CP2,CP3,CP4,CP5,CP7 OA5. Descrever e comparar países da UE; CP6 OA6. Consolidar a gramática básica; CP8 OA7. Compreender e comentar notícias relacionadas com os negócios e a economia;CP4, CP 7
Avaliação / Assessment
Contínua ou periódica/final A) Contínua: Duas apresentações, em grupo e/ou individual a definir pelo docente (20% cada) Participação (20%) Teste (40%) B) Periódica/ Final Exame (60%) Apresentação (40%) - sobre uma empresa. Nota: Os campos da avaliação aplicam-se a todas as modalidades de ensino que vigorem (presencial, misto ou online).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
1.Aulas TP(24h): desenvolvimento da gramática, fluência e vocabulário através de explicações e metodologias participativas; artigos de notícias sobre temas empresariais para discussão. 2. Trabalho autónomo (26h): são dadas recomendações para estudo no final de cada aula, incluindo exercícios, investigar sobre uma empresa e um país da UE, revisão de gramática, de acordo com as necessidades individuais, consultar regularmente sites de notícias em inglês, por exemplo BBC.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A principal ligação entre os Objetivos de Aprendizagem (OA) são os seguintes: Aulas teórico-prácticas (24h): desenvolvimento e aplicação de gramática, vocabulário e competências através de explicações e exercísios participativos OA1 OA2 OA3 OA4 OA5 OA6; desenvolvimento da capacidade de discutir tópicos importantes das notícias OA7 Trabalho autónomo (26h); consolidação de gramática e vocabulário através de exercícios e revisão gramatical recomendada OA1 OA2 OA3 OA4 OA5 OA6; desenvolvimento de vocabulário relevante para os negócios e a economia através de pesquisa sobre uma empresa e um país de UE OA4 OA6; familiarização com o vocabulário das notícias OA7; preparação de apresentações OA3;
Observações / Observations
Esta unidade curricular foi concebida para os alunos que tiveram entre 5 a 7 anos de língua inglesa no ensino secundário, o típico aluno do sistema de ensino português. Os alunos que tenham menos anos de língua inglesa necessitarão de trabalho autónomo adicional para conseguir acompanhar as aulas. Este curso não confere qualquer nível de equivalência para o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas
Bibliografia Principal / Main Bibliography
OKeeffe & MargaretLansford & LewisWright & RosPowell & MarkWright & Lizzie, 2019. Business Partner A2 Coursebook, Pearson Education Limited. www.bbc.com Student work book available in elearning
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Pearson Education: Market Leader: Business Grammar and Usage Cotton, David & David Falvey and Simon Kent, 2007. Market Leader Pre-Intermediate (3rd Edition), Pearson
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16