Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01976
Acrónimo :
01976
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2012/2013

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


·

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O objetivo central da unidade curricular Marketing Cultural centra-se na compreensão do papel da comunicação cultural e artística em geral e do marketing cultural, em especial, no processo de preparação, implementação e avaliação de realizações culturais ou artísticos. A unidade curricular visa a aquisição de competências no domínio de: 1) ferramentas teóricas necessárias à compreensão dos mecanismos e técnicas de marketing e de comunicação; 2) instrumentos metodológicos com vista à aplicação de ambas as ferramentas a situações em que se concretiza a ação no âmbito de realizações culturais e artísticas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1-Introdução Criatividade e burocracia A organização das artes–core business, o resto da organização, a missão, o papel do diretor administrativo; medidas de desempenho 2-O que é Marketing? -um produto é um conjunto de benefícios de acordo com a perceção que dele tem o consumidor. -componentes de um produto: o próprio produto artístico, spin-offs products, serviços relacionados, a experiência do consumidor do produto. -Um prod. cultural é um produto complexo e multidimensional -Um prod. cultural é um produto especializado.O que é que tal significa para os marketers de artes. -Os produtos culturais suportam as características de um serviço? 3-Mercado Mercado de consumidores; setor público; setor privado;partners Comportamentos de consumo nas artes -Uma das funções do marketing é compreender os consumidores de um determinado mercado. -Quem são os consumidores?Por que é que vão ou deixam de ir a eventos artísticos?Como é que tomam a sua decisão? 4-As restantes variáveis do Marketing.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os textos selecionados sobre comunicação no âmbito da cultura e das artes e marketing cultural e os exemplos a apresentar durante as aulas são muito recentes e representam o estado da arte nesta matéria. Este facto permitirá que o aluno adquira os conhecimentos necessários sobre estas matérias.

Avaliação / Assessment


A avaliação tem em conta os seguintes parâmetros e respetivo peso na classificação final: 1) assiduidade e participação de qualidade nas aulas - envolvimento na disciplina, capacidade de trabalho, de crítica e de auto-crítica e o cumprimento atempado das tarefas (25%); 2) apresentação em aula de um trabalho de grupo a partir de um relatório empírico com dados sobre temas estudados na disciplina (35%); 3) elaboração de uma recensão crítica de obras selecionadas pelo aluno e previamente aprovadas pelo docente (40%). pt_PT

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas têm uma natureza teórico-prática, tendo os alunos uma intervenção fundamental no processo de ensino-aprendizagem.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Procurar-se-á estimular a participação conjunta professor-aluno no desenvolvimento de cada um dos pontos do programa. As aulas serão teóricas e práticas. Nas primeiras, o docente exporá os conteúdos programáticos, convidando os alunos para intervirem com questões e comentários. A opção por uma hora de ensino teórico seguida de uma hora de apresentação de textos e de debate é um método que tem sido amplamente utilizado na instituição e tem provado ser eficaz. Este método concede aos alunos a síntese teórica e as ferramentas adequadas, para, de seguida, poderem participar mais ativamente no debate. Neste sentido, optou-se por valorizar a participação nas aulas e a apresentação de um trabalho, bem como a análise mais detalhada de textos de referência.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


-Colbert, François, Marketing culture and the arts, Montréal, École des Hautes Études Commerciales, 2001. -Colbert François, Carmelle e Rémi Marcoux, Marketing Planning for Culture and the Arts, Montreal, École des Hautes Études Commerciales, 2008. -Bernstein, Joanne Scheff, Arts Marketing Insights, Jossey-Bass Pub., 2006. -Curvelo, Rita, Marketing das Artes em Direto , Lisboa, editora Quimera, 2009.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16