Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Departamento de Contabilidade
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem pré-requisitos.
Objetivos Gerais / Objectives
No final desta unidade curricular, os alunos devem ter adquirido as competências necessárias para: 1. Compreender a geração de lucro, a geração de dinheiro (cash-flow) e a preservação da saúde financeira de organizações das indústrias criativas e culturais. 2. Compreender o impacto económico, financeiro e monetário das decisões de negócio. 3. Compreender a utilidade da informação financeira para a tomada de decisão, direcionada para as indústrias criativas e culturais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular, os alunos devem capazes de: 1. Explicar a dinâmica de negócio numa perspetiva de decisões económicas, financeiras e monetárias. 2. Distinguir os componentes estruturantes para análise da saúde financeira, geração de lucro e geração de dinheiro. 3. Explicar o impacto das decisões na saúde financeira nas organizações das indústrias criativas e culturais. 4. Explicar o impacto das decisões na geração de lucro nas organizações das indústrias criativas e culturais. 5. Explicar o impacto das decisões na geração de dinheiro (cash-flow) nas organizações das indústrias criativas e culturais e as diferenças entre geração de dinheiro, geração de lucro e saúde financeira.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1 - Negócio, Dinâmica e Decisões de Negócio 1.1. Literacia financeira: das finanças pessoais às finanças de um negócio 1.2. Negócio, atividades e decisões: o triunvirato FIO 1.3. O sistema de informação contabilístico-financeiro 1.4. O triunvirato FEM: posição financeira, económica e monetária 1.5. Relatórios financeiros 2 - Saúde Financeira e Decisões de Financiamento e Investimento 2.1. Conceitos fundamentais 2.2. Decisões de financiamento e investimento e impacto na posição financeira 2.3. Relatório e métricas da posição financeira 3 - Geração de Lucro e Decisões Operacionais 3.1. Conceitos fundamentais 3.2. Decisões operacionais e impacto na posição económica 3.3. Relatório e métricas da posição económica 4 - Fundamentos de Finanças: Pontos Focais 4.1. Conceitos fundamentais 4.2. Geração de dinheiro, decisões de negócio e impacto na posição monetária 4.3. Métricas de geração de dinheiro 4.4. Métricas de rendibilidade e risco 4.5. Métricas de equilíbrio financeiro e solvabilidade
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A articulação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se do seguinte modo: 1. Negócio, Dinâmica e Decisões de Negócio: contribui para o OA1 (explicar a dinâmica de negócio numa perspetiva de decisões económicas, financeiras e monetárias), OA2 (distinguir os componentes estruturantes para análise da saúde financeira, geração de lucro e geração de dinheiro). 2. Saúde Financeira e Decisões de Financiamento e Investimento: contribui para o OA2 (distinguir os componentes estruturantes para análise da saúde financeira, geração de lucro e geração de dinheiro) e OA3 (explicar o impacto das decisões na saúde financeira). 3 - Geração de Lucro e Decisões Operacionais: contribui para o OA2 (já referido) e OA4 (explicar o impacto das decisões na geração de lucro). 4 - Fundamentos de Finanças: contribui para o OA2, OA3 e OA4 (já referidos) e OA5 (explicar o impacto das decisões na geração de dinheiro) e as diferenças entre dinheiro, lucro e finanças sãs.
Avaliação / Assessment
Duas modalidades de avaliação: 1. Avaliação ao longo do semestre: - Casos individuais e/ou em grupo (temáticos): 10% - Trabalho de grupo, com eventual discussão oral: 30%. - Teste individual escrito: 60% Requisitos: - Execução dos casos e trabalhos de avaliação. - Média mínima de 10 valores nas casos e trabalhos de avaliação. - Nota mínima de 8 valores no teste individual escrito. Assiduidade: - Não existe assiduidade mínima. 2. Avaliação por exame: - Exame individual escrito: 100%. Defesa de nota: eventual defesa de nota, oral ou escrita, para classificação superior a 16 valores, em qualquer das modalidades.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá desenvolver competências de execução, análise e síntese, pesquisa, crítica e comunicação através das metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação e transmisão dos quadros teóricos de referência. 2. Participativas, numa lógica interrogativa, com resolução, análise e discussão de casos práticos e documentação de de apoio. 3. Ativas, numa lógica colaborativa, com a realização de casos práticos, análise de textos e compreensão de leitura. 4. Ativas, numa lógica colaborativa, com a realização de trabalhos práticos e casos de grupo e/ou individuais de avaliação. 5. Trabalho autónomo, consubstanciado no autoestudo, pelo próprio aluno, prévio às aulas e posterior às aulas de uma forma sistemática.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir cada um dos objetivos de aprendizagem (AO). Em consonância, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os objetivos de aprendizagem (OA). 1. Metodologias Expositivas: são essenciais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, coerentes com os objetivos de aprendizagem (OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5), porque esta unidade curricular (UC) requer uma boa compreensão dos conceitos para que possam ser devidamente aplicados na prática. 2. Metodologias Participativas, em aula: são fundamentais para concretizar os objetivos OA1 (explicar a dinâmica de negócio numa perspetiva de decisões económicas, financeiras e monetárias) e OA2 (distinguir os componentes estruturantes para análise da saúde financeira, geração de lucro e geração de dinheiro). 3. Metodologias Ativas, em aula: são essenciais para atingir os objetivos OA3 (explicar o impacto das decisões na saúde financeira nas organizações das indústrias criativas e culturais, OA4 (explicar o impacto das decisões na geração de lucro nas organizações das indústrias criativas e culturais) e OA5 (explicar o impacto das decisões na geração de dinheiro (cash-flow) nas organizações das indústrias criativas e culturais e as diferenças entre geração de dinheiro, geração de lucro e saúde financeira). 4. Metodologias Ativas, extra aula, numa perspetiva colaborativa: são fundamentais para a concretização dos objetivos OA1 (explicar a dinâmica de negócio numa perspetiva de decisões económicas, financeiras e monetárias), OA2 (distinguir os componentes estruturantes para análise da saúde financeira, geração de lucro e geração de dinheiro), OA3 (explicar o impacto das decisões na saúde financeira nas empresas de social media) OA4 (explicar o impacto das decisões na geração de lucro nas empresas de social media) e OA5 (explicar o impacto das decisões na geração de dinheiro (cash-flow) nas organizações das indústrias criativas e culturais e as diferenças entre geração de dinheiro, geração de lucro e saúde financeira). 5. Trabalho Autónomo, prévio às aulas e após as aulas: é nuclear e transversal a todos os OA.
Observações / Observations
1 - A documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos lecionados na unidade curricular, com exceção dos livros, será disponibilizada na plataforma de e-learning (exº: Moodle). 2 - A bibliografia básica e secundária não está incluída no ponto anterior. 3 - Pode aceitar-se a produção de conteúdos utilizando a inteligência artificial (exº: ChatGPT, Suno, Gamma, etc.) desde que indicado pelo aluno os moldes dessa utilização e a(s) prompt(s) utilizada(s) para a geração dessse conteúdo. 4 - Horário de atendimento: a indicar nas aulas e/ou na plataforma de e-learning (exº: Moodle) em função dos horários letivos.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
1. Libby, R., Libby, P. and Hodge, F. (2023), Financial Accounting, 11ª Ed., McGraw Hill. 2. Lourenço, I., et al., (2020), Fundamentos de Contabilidade Financeira - Teoria e Casos (3ª Ed.), Lisboa: Sílabo.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
1. Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L. (2023), Introdução às Finanças - Fundamentos de Finanças com Casos Práticos Resolvidos e Propostos, 4ª Ed., Lisboa: Sílabo. 2. Jordan, H., Neves, J. C. e Rodrigues, J. A. (2020), O Controlo de Gestão, 11ª Ed., Lisboa: Áreas Editora. 2. Pordata (2017), Que número é este? Um guia de estatísticas para jornalistas, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. 4. Sistema de Normalização Contabilística (SNC), 2018 - Legislação.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-31