Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01977
Acrónimo :
01977
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, compreendam os principais conceitos de contabilidade e finanças, numa perspetiva de utilidade direcionada para organizações das indústrias criativas e culturais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: 1. Compreender o que é a literacia financeira e a importância dos números. 2. Compreender a dinâmica do negócio numa perspetiva de decisões económicas, financeiras e monetárias. 3. Compreender o impacto das decisões de negócio na equação fundamental da contabilidade. 4. Compreender a estrutura e o conteúdo dos relatórios de informação financeira. 5. Compreender alguns outcomes e análise dos impactos das decisões de negócio.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 - Literacia Financeira: Das Finanças Pessoais às Finanças de um Negócio 1.1. Conceitos fundamentais 1.2. Independência financeira vs. liberdade 1.3. Riqueza e dinheiro 2 - Dinâmica do Negócio e Decisões de Negócio 2.1. Negócio, atividades e decisões 2.2. O sistema de informação contabilístico-financeiro 2.3. O triunvirato FEM: Posição financeira, económica e monetária 3 - Decisões de Financiamento e de Investimento 3.1. Conceitos fundamentais 3.2. Decisões e posição financeira 3.3. Impacto das decisões de financiamento e investimento na posição financeira 3.4. Relatório da posição financeira 4 - Decisões Operacionais 4.1. Conceitos fundamentais 4.2. Decisões e posição económica 4.3. Impacto das decisões operacionais na posição económica 4.4. Relatórios da posição económica 4.5. Decisões de negócio e relatórios financeiros: visão integrada 5 - Fundamentos de Finanças: Pontos Focais 5.1. Fluxos de caixa e decisões 5.2. Rendibilidade e risco 5.3. Equilíbrio financeiro e solvabilidade

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta «demonstração de coerência» decorre da interligação dos conteúdos programáticos (Capítulos) com os objetivos de aprendizagem (OA), como se explicita de seguida: OA1 - Capítulos 1 OA2 - Capítulo 2 OA3 - Capítulo 3 e 4 OA4 - Capítulo 2, 3 e 4 OA5 - Capítulo 5

Avaliação / Assessment


1. Avaliação periódica: - Casos e/ou trabalhos de grupo (com eventual discussão oral) (40%). - Exame final (60%). Requisitos: - Execução dos casos/trabalhos de avaliação. - Média mínima de 10 valores nos casos/trabalhos de avaliação. - Nota mínima de 8 valores no exame. - Não há assiduidade mínima às aulas. 2. Avaliação por exame: 100% 3. Defesa de nota: eventual, para classificação superior a 16 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. 2. Participativas, com resolução e análise de casos práticos. 3. Participativas, com análise e discussão de casos práticos de estudo e/ou de textos de apoio e leitura. 4. Ativas, com realização de trabalhos e mini casos de grupo e/ou individuais. 5. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem (AO). Apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. MEA1 - Transversal a todos os AO MEA2 - OA1, OA2 MEA3 - OA2, OA3, OA4 MEA4 - Transversal a todos os AO MEA5 - Transversal a todos os AO

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Philips, F., Clor-Proell, S, , Libby, R. and Libby, P., 1. Philips, F., Clor-Proell, S, , Libby, R. and Libby, P. (2021), Loose Leaf for Fundamentals of Financial Accounting, McGraw Hill Education., 2021, null, Lourenço, I., et al.,, 2. Lourenço, I., et al., (2020), Fundamentos de Contabilidade Financeira ? Teoria e Casos (2ª Ed.), Lisboa: Sílabo., 2020, null,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L., 1. Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L. (2020), Introdução às Finanças - Fundamentos de Finanças com Casos Práticos Resolvidos e Propostos, 3ª edição, Lisboa: Edições Sílabo., 2020, null, Pordata, 2. Pordata (2017), Que número é este? Um guia de estatísticas para jornalistas, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos., 2017, null, Rice, A., 3. Rice, A. (2015). Accounts Demystified: The Astonishingly Simple Guide to Accounting, 7th Edition, Harlow: Pearson., 2015, null, Legislação, 4. Sistema de Normalização Contabilística (SNC), 2018 ? Legislação., 2018, null, 5. Textos e casos elaborados pelos docentes da UC (exercises and lecture notes). 6. Outra a indicar ao longo da unidade curricular.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16