Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01981
Acrónimo :
01981
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


A Unidade Curricular História da Arte tem como principais objectivos: - Apresentar aos discentes a evolução das principais linhas condutoras do pensamento e da produção da cultura artística do Romantismo à Contemporaneidade. - Introduzir os discentes na identificação, caracterização e distinção das ideias estéticas, do enquadramento histórico e da sua contextualização nos diferentes momentos artísticos. - Dotar os discentes da capacidade reflexiva da contemporânea produção artística e a conceptualização reflexiva em diferentes domínios: teoria, história, critica, curadoria

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


De acordo com os objectivos gerais da Unidade Curricular História da Arte pretende-se: OA1. Que os discentes caracterizem a evolução dos códigos de representação e os valores estéticos em conformidade com as circunstâncias históricas de cada época e território. OA2. Que os discentes distingam as identidades estéticas exemplificando-as com obras consideradas emblemáticas. OA3. Que os discentes avaliem e critiquem a lógica das diferentes culturas artísticas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A unidade curricular História da Arte procurará abordar momentos da Cultura Visual do Romantismo à Contemporaneidade: CP1- Romantismo e Modernismo. As Vanguardas, o Movimento Moderno e a Contemporaneidade. CP2- A Arte do Salon e a Arte Participativa. Novos suportes, materiais e o conceito de efémero. CP3- A Paisagem Pintoresca, a Land Art, e a Arte Pública. CP4- O conceito de obra de arte e de objecto quotidiano. CP5- A École de Paris e o multiculturalismo contemporâneo. CP6- O artista como agente de ruptura, o Curador, e o Marchand. CP7- As Exposições Universais e o poder persuasivo do mercado da arte. CP8- A História e a Historiografia da Arte, a Teoria e Crítica da Arte, e a indústria dos Media.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (AO) são concretizados nos conteúdos programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: CP 1 ? OA 1, 2, 3 CP 2 ? OA 1, 2, 3 CP 3 ? OA 1, 2, 3 CP 4 ? OA 1, 2, 3 CP 5 ? OA 1, 2, 3 CP 6 ? OA 1, 2, 3 CP 7 ? OA 1, 2, 3

Avaliação / Assessment


Avaliação Periódica com momentos de avaliação. A nota final resulta da média dos momentos de avaliação. A aprovação na uc prevê uma nota igual ou superior a 10 valores. A uc prevê a possibilidade da realização de exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teórico-práticas (TP) e orientação tutorial (OT). - O docente exporá os conteúdos programáticos (CP), convidando e instigando os discentes a intervir com questões e comentários. - Leccionação expositiva de conteúdos fundamentais, com recurso a meios auxiliares de ensino, conducentes ao confronto entre as produções artísticas. - Acompanhamento orientado (OT) do progresso de aprendizagem, da expressão de conhecimentos e da escrita científica.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino têm como objectivo operacionalizar o ensino-aprendizagem da unidade curricular História da Arte: - As aulas teórico-práticas (TP) visam transmitir conceitos e conteúdos fundamentais, como os que caracterizam a evolução da História da Arte e instigar o confronto com a contemporaneidade. - A orientação tutorial (OT) destina-se ao acompanhamento e monitorização do progresso da aquisição de conhecimentos e muito particularmente da pesquisa e escrita do trabalho de investigação. - O trabalho escrito destina-se a consolidar os conhecimentos e as competências adquiridas e a desenvolver um texto de investigação que permita contactar com fontes, e desenvolver uma reflexão crítica. - A exposição oral do trabalho permite estimular a reflexão e o debate colectivos em torno dos temas escolhidos. - O exame escrito avalia a aquisição de competências e conhecimentos e a capacidade de aplicar essas competências e esses conhecimentos.

Observações / Observations


-Professora Paula André (paula.andre@iscte-iul.pt)

Bibliografia Principal / Main Bibliography


WINDERLINDEN, Barbara; FILIPOVIC, ELENA - The Manifesta decade: debates on contemporary art exhibitions and biennials in post-wall Europe. Cambridge, Mass: The MIT Press, 2005. WEINTRAUD, Linda - Making contemporary art : how today's artists think and work. London: Thames & Hudson, imp. 2007. RONAN, Helen ed. lit. - A nova História da Arte de Janson : a tradição ocidental. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010. MEYER-BUSER, Susanne - Masterworks of the 20th and 21st centuries. Düsseldorf: Kunstsammlung Nordrhein-Westfalen, 2010. HARRISON, charles; WOOD, Paul ? Art in theory 1900-2000. An Anthology of changing ideas. Malden, Osford: Blackwell Publishers, 2002. BELL, Julian - Espelho do mundo: uma nova história da arte. Lisboa: Orfeu Negro, 2009. ALTSHULER, Bruce ? Salon to Biennal 1863-1959. Exhibitions that made art history. London: Phaidon, 2008. vol.1.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


NOGUEIRA, Isabel ? Teoria da Arte no séc. XX: Modernismo, Vanguarda, Neovanguarda, Pós-modernismo. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012. 100 000 years of beauty. Paris: Galimmard, 2009. FLAVIO Lucchini: from fashion to art: the Vogue Lesson. Milano: Skira, 2010.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16