Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01981
Acrónimo :
01981
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


A Unidade Curricular História da Arte tem como principais objectivos: - Apresentar aos estudantes a evolução das principais linhas condutoras do pensamento e da produção da cultura artística do Romantismo à Contemporaneidade. - Introduzir os estudantes na identificação, caracterização e distinção das ideias estéticas, do enquadramento histórico e da sua contextualização nos diferentes momentos artísticos. - Dotar os estudantes da capacidade reflexiva da contemporânea produção artística e a conceptualização reflexiva em diferentes domínios: teoria, história, critica, curadoria.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


De acordo com os objectivos gerais da Unidade Curricular História da Arte pretende-se: OA1. Que os estudantes caracterizem a evolução dos códigos de representação e os valores estéticos em conformidade com as circunstâncias históricas de cada época e território. OA2. Que os estudantes distingam as identidades estéticas exemplificando-as com obras consideradas emblemáticas. OA3. Que os estudantes avaliem e critiquem a lógica das diferentes culturas artísticas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A unidade curricular História da Arte procurará abordar momentos da Cultura Visual do Romantismo à Contemporaneidade: CP1- Romantismo e Modernismo. As Vanguardas, o Movimento Moderno e a Contemporaneidade. CP2- A Arte do Salon e a Arte Participativa. Novos suportes, materiais e o conceito de efémero. CP3- A Paisagem Pintoresca, a Land Art, e a Arte Pública. CP4- O conceito de obra de arte e de objecto quotidiano. CP5- A École de Paris e o multiculturalismo contemporâneo. CP6- O artista como agente de ruptura, o Curador, e o Marchand. CP7- As Exposições Universais e o poder persuasivo do mercado da arte. CP8- A História e a Historiografia da Arte, a Teoria e Crítica da Arte, e a indústria dos Media.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos da História da Arte do Romantismo à Contemporaneidade, associam-se aos objectivos de aprendizagem de caracterização a evolução dos códigos de representação e dos valores estéticos em conformidade com as circunstâncias históricas de cada época e território; e de distinção das identidades estéticas exemplificando-as com obras consideradas emblemáticas. Os conteúdos programáticos dos agentes artísticos, dos espaços expositivos, e da historiografia e dos Media, associam-se aos objectivos de aprendizagem de avaliação e critica da lógica das diferentes culturas artísticas.

Avaliação / Assessment


A unidade curricular prevê uma assiduidade mínima de 70% das aulas Modalidade de avaliação ao longo do semestre com 2 momentos de avaliação. A nota final resulta da ponderação: 50% apresentação de um trabalho individual + 30% relatório individual + 20% intervenção em sala de aula. Para aprovação na unidade curricular o estudante deve obter uma classificação final mínima de 10 valores A unidade curricular contempla avaliação por exame

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Organização da unidade curricular tem como objectivo operacionalizar e mobilizar os métodos de ensino-aprendizagem em articulação com o trabalho autónomo do estudante. Nas aulas teórico-práticas são lançados exercícios de investigação que devem ser preparados previamente como trabalho autónomo do estudante, conducentes à realização de trabalho com apresentação em aula. Nas aulas teórico-práticas a intervenção em sala de aula, permite estimular a reflexão e o debate colectivos em torno dos temas e dos conteúdos programáticos A partir das aulas teórico-práticas serão realizados pelos estudantes em trabalho autónomo relatórios individuais que sistematizem os conhecimentos adquiridos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nas aulas teórico-práticas (TP) o docente associa a exposição dos conteúdos programáticos, com a instigação aos estudantes para intervenções com questões e comentários, fomentando o debate, e apoiando-se na leitura e reflexão crítica de textos, e de casos de estudo paradigmáticos A Orientação tutorial (OT) destina-se ao acompanhamento orientado do progresso de aprendizagem e de expressão de conhecimentos, ao acompanhamento do trabalho de investigação e ao esclarecimento de dúvidas. - Os trabalhos e os relatórios individuais pretendem desenvolver capacidades de investigação, consolidar os conhecimentos e as competências adquiridas, que permitam desenvolver uma reflexão crítica. - As apresentações permitem estimular a reflexão e o debate colectivos em torno dos temas. - As visitas de estudo visam o contacto in situ com espaços de arte - As conferências de especialistas visam o contacto com experiências no campo da cultura - O exame escrito avalia a aquisição de competências e conhecimentos e a capacidade de aplicar essas competências e esses conhecimentos.

Observações / Observations


Num tempo hipertécnico e antropocénico, os desafios dos novos paradigmas contemporâneos, o papel social e os valores éticos da pesquisa artística estão presentes na agenda dos debates sobre arte que necessariamente incluem direitos humanos e democracia, crise climática e natureza, justiça social e igualdade de género, mass media e cultura digital, entre outros, evidenciando a importância dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS definidos pelas Nações Unidas e integrados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nesta unidade curricular serão valorizados os objectivos de desenvolvimento sustentável, associados ao pacto ecológico europeu e ao modo de vida europeu: o objectivo 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis e o objectivo 4 Educação de Qualidade

Bibliografia Principal / Main Bibliography


BELL, J., Espelho do mundo: uma nova história da arte. Lisboa: Orfeu Negro, 2009 CHÂTELET, A.; GROSLIER, B. P., História da Arte Larousse. Civilização, 1991. Vol. 3 FOSTER, H.; KRAUSS, R., Art Since 1900 Modernism, Antimodernism and Postmodernism. New York: Thames & Hudson, 2005 FREELAND, C., Pero esto es arte? Una introducion a la teoria del arte. Madrid: Cátedra, 2003 MACEDO, H., Ritos de Passagem, in, KWY. Lisboa: CCB, 2001. RUBIN, W., Le primitivisve dans l'art du 20 siecle les artistes modernes devant l'art tribal, Paris, Flammarion, 1987 Vasos comunicantes colección 1881-2021. Madrid, MNRS, 2021.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-22