Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
História
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2014/2015
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
-Esta disciplina pretende introduzir o aluno na vida intelectual e cultural portuguesa, desde a emergência do movimento romântico protagonizado pela geração liberal de Garrett e Herculano, até à segunda guerra mundial.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
(a) aquisição de conhecimentos sobre a história da cultura portuguesa, entre a década de 30 do séc. XIX e a década de 40 do séc. XX; (b) contacto com os autores e obras mais importantes da cultura contemporânea portuguesa; (c) compreensão da evolução da cultura contemporânea portuguesa, das suas ruturas e continuidades mais marcantes, nos diferentes contextos sociais e políticos, nacionais e internacionais.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Introdução Sociedade, cultura e política no Portugal contemporâneo 1. O romantismo: cultura e política 1.1. O proselitismo dos intelectuais liberais 1.2. História, cultura popular e património cultural 2. A cultura positivista: o poder dos sábios 2.1. O programa de "renovação mental e moral necessária às transformações políticas e sociais" 2.2. História, pedagogia, revolução democrática e culto dos grandes homens 3. Novas correntes culturais e políticas (c.1870-c.1920) 3.1. A Geração de 70:o projecto da "geração nova" 3.2. 0 nacionalismo literário e cultural do fim de século 3.3. A Renascença Portuguesa 3.4. O Integralismo Lusitano 3.5. A Geração do Orpheu 3.6. António Sérgio e o grupo da Seara Nova 4. As décadas de 30 e 40: obstáculos e desafios 4.1. A "Presença", a arte como "finalidade sem fim" 4.2. Os neo-realistas, em defesa dos deserdados 4.3. Os surrealistas, "uma nova mentalidade estética" 4.4. Os intelectuais e o Estado Novo
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta UC tem com objetivo permitir aos alunos conhecer e compreender a evolução da cultura portuguesa desde a afirmação do estado liberal, com a emergência do romantismo, até aos anos 40 do século XX. Para a concretização deste objetivo estruturaram-se os conteúdos programáticos por ordem cronológica, em torno dos autores mais emblemáticos e das escolas e correntes culturais que mais marcaram a história contemporânea de Portugal. Para a compreensão das dinâmicas culturais portuguesas far-se-á a articulação com os debates e questões culturais e políticas travados nos países europeus mais próximos de nós, ao longo do período considerado.
Avaliação / Assessment
A avaliação periódica é constituída por três elementos: (1) Assiduidade e participação nas aulas (10%); (2) Trabalho individual (50%); (3) Apresentação oral (40%). Em alternativa, o aluno realiza um exame final correspondente a um nível de conhecimentos semelhante ao exigido na avaliação periódica.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas serão teóricas e teórico-práticas. Nas primeiras, o docente exporá os conteúdos programáticos, convidando, porém, os alunos para intervirem com questões e comentários. Nas segundas, os alunos apresentarão os seus trabalhos. Estes destinam-se a consolidar os conhecimentos adquiridos nas aulas e a desenvolver um pequeno projecto que lhes permita contactar com algumas fontes e treinar a análise e crítica de fontes, essencial no conhecimento histórico.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas teóricas permitem ao aluno adquirir os conhecimentos básicos integrantes dos conteúdos programáticos. Nos trabalhos individuais, os alunos têm oportunidade de aprofundar pontos específicos do programa, socorrendo-se de fontes e bibliografia aconselhadas pelo docente. A exposição oral dos trabalhos, nas aulas teórico-práticas, permite estimular a reflexão e o debate colectivos em torno dos temas escolhidos pelos alunos.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
REAL, Miguel, O Pensamento Português Contemporâneo 1890-2010, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2011 RAMOS, Rui, "Os dissidentes", "A traição dos intelectuais", "Os inadaptados" in J. Mattoso (dir.), História de Portugal, Vol. VI, Lisboa, Círculo de Leitores, 1994, pp. 55-62, 529-565, 615-665 PINA, Ana Maria, A Quimera do Ouro. Os Intelectuais Portugueses e o Liberalismo, Oeiras, Celta Editora, 2003 MATOS, Sérgio Campos, Consciência Histórica e Nacionalismo, Lisboa, Livros Horizonte, 2008 LOURENÇO, Eduardo, O Labirinto da Saudade, Lisboa, Gradiva, 2000 [1975] HOMEM, Amadeu Carvalho, Do Romantismo ao Realismo. Temas de Cultura Portuguesa (séc. XIX), Porto, Fundação Engenheiro António de Almeida, 2005 CATROGA, Fernando e CARVALHO, Paulo Archer de, Sociedade e Cultura Portuguesas II, Lisboa, Universidade Aberta, 1996 BUESCU, Helena (coord.), Dicionário do Romantismo Literário Português, Lisboa, Caminho, 1997
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Vanguarda e Tradição, Lisboa, Europa-América, 1989 NEVES, João Alves das, O Movimento Futurista em Portugal, 2ª ed.,1987 JÚDICE, Nuno, ?O Futurismo em Portugal? in Portugal Futurista, 2ª edição facsimilada, Lisboa, Contexto Editora, 1982, pp.VII-XVII GERSÃO, Teolinda, ?Para o estudo do futurismo literário em Portugal? in Portugal Futurista, 2ª edição facsimilada, Lisboa, Contexto Editora, 1982, pp.XXI-XXXIX Geração do Orpheu CARVALHO, P. Archer de, ?Memória mítica da nação ? o caso do Integralismo Lusitano?, Vértice, nº 61, 1994, pp. 51-66 Integralismo Lusitano SAMUEL, Paulo, A Renascença Portuguesa ? Um Perfil Documental, Porto, Fundação Eng.º António de Almeida, 1990 (contém manifestos, registos históricos, textos de polémicas e índices das revistas do movimento) SANTOS, A. Ribeiro dos, A Renascença Portuguesa ? um Movimento Cultural Portuense, Porto, Fundação Eng.º António de Almeida, 1990 PEREIRA, José Carlos Seabra, ?Tempo neo-romântico?, Análise Social, nº77-78-79, 1983, pp.845-873 Nova Renascença, nº especial da revista, dedicado ao 75º aniversário da Renascença Portuguesa, Porto, 1987, nº27-28 FRANÇA, José Augusto, Os Anos Vinte em Portugal, Estudo de Factos Sócio-culturais, Lisboa, Presença, 1992 (III parte, cap. VII, pp.417-446) Renascença Portuguesa Nova Renascença, nº especial da revista, dedicado ao simbolismo, Porto, 1989-1990, nº35-38 GUIMARÃES, Fernando, Poética do Simbolismo, Lisboa, Presença, 1988 GUIMARÃES, Fernando, ?Simbolismo: a procura da originalidade?; in Simbolismo, Modernismo e Vanguardas, 2ª ed., Porto, Lello e Irmão, 1992 DUARTE, Isabel Margarida, SILVA, Augusto Santos, ?A. 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Novas correntes culturais e políticas (c.1870-c.1920) VAZ, Maria João, Crime e Sociedade. Portugal na Segunda Metade do Século XIX, Oeiras, Celta, 1998, pp.31-44 e 63-75 VAQUINHAS, Irene Maria, ?O conceito de ?decadência fisiológica da raça? e o desenvolvimento do desporto em Portugal (finais do século XIX/ princípios do século XX)?, Revista de História das Ideias, Vol. 14, 1992, pp. 365-387 PINA, Ana Maria, ?Criminosos, crianças e selvagens. A maldade humana na cultura portuguesa, no ocaso do século XIX?, Ler História, 2007, 53, pp.113-134 PEREIRA, Ana Leonor, Darwin em Portugal. Filosofia, História, Engenharia Social (1865-1914), Coimbra, Almedina, 2001 MATOS, Sérgio Campos, Historiografia e Memória Nacional no Portugal do Séc. XIX (1846-1898), Lisboa, Ed. Colibri, 1998 (Parte IV) HOMEM, Amadeu carvalho, ?O positivismo perante as propostas marxistas e demoliberal?, Análise Social, 2001, nª 158-159 CATROGA, Fernando, ?Cientismo, política e anticlericalismo? in J. Mattoso (dir.) 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Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16