Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01985
Acrónimo :
01985
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2016/2017

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa desenvolver conhecimentos de âmbito teórico, metodológico e empírico nas áreas do dos estudos do turismo e do património. Visa-se desenvolver conhecimentos e competências, a par de uma reflexão de carácter especializado e de uma análise crítica. Oferece ferramentas metodológicas para documentar e analisar as ações de valorização turísticas e os seus efeitos (positivos e negativos) no desenvolvimento das sociedades contemporâneas (analise de textos, imagens, filmes).

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Este curso propõe uma abordagem socio-histórica do tema: ?turismo e património?. Tem dois objetivos principais: 1) dar uma compreensão geral da história do turismo e das práticas turísticas, salientando nomeadamente a sua relação com outros campos da história: a história social, a história urbana, a história da cultura, a história das técnicas; 2) Examinar as condições sociais e políticas dos usos da noção de património a partir do século XIX e os seus progressivos alargamentos, nomeadamente em contextos turísticos. O curso adota um quadro cronológico relativamente amplo (século XVIII ? século XX) e tem uma forte componente pluridisciplinar (história, sociologia, antropologia e geografia).

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução: turismo, património as ciências sociais 2. As origens do turismo: viagentes e turistas na Europa (séc. XVIII e séc XIX) 3. A diferenciação das práticas (séc. XX) 4. Turismo e identidades nacionais 5. Transportes e mobilidades: representações, práticas e tecnologia 6. Turismo e mundos urbanos 7. A história da noção de património 8. A invenção do ?Monumento histórico? 9. Património e indústia cultural no século XX 10 Conclusões

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A unidade curricular centra-se na análise da evolução das práticas turísticas e patrimoniais, salientando as dinâmicas políticas, sociais, económicas e culturais relacionadas com a transformação dos usos do turismo e da noção de património ao longo dos últimos dois séculos. Nesta unidade curricular, o turismo e as políticas patrimoniais são consideradas como agentes de mudança social, cultural e material. Os conteúdos programáticos valorizam a reflexão historiográfica em torno do modo de construção dessas noções nas sociedades contemporâneas. Para a concretização deste objetivo estruturaram-se os conteúdos programáticos em torno de blocos temáticos que correspondem às principais abordagens historiográficas existentes na aérea dos estudos turísticos e do património.

Avaliação / Assessment


A avaliação contínua terá três componentes: (1) Apresentação oral e escrita (1000 palavras) de um texto escolhido na bibliografia proposta pelo docente; (2) Apresentação oral de um trabalho individual, conduzido ao longo do semestre; (3) Trabalho escrito (10 000 palavras) sobre o mesmo tema, intregue no final do semestre. O peso atribuído às diferentes componentes da avaliação são os seguintes:1) 25%; 2) 25%; 3) 50%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Estimular a participação conjunta professor-aluno no desenvolvimento dos pontos do programa. Nas aulas teóricas o docente exporá os conteúdos programáticos, convidando os alunos para intervirem com questões e comentários; os alunos exporão os seus trabalhos nas aulas práticas, para consolidar conhecimentos e desenvolvem um pequeno projeto de investigação. Os alunos são convidados a ler a bibliografia proposta pelo professor.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta unidade curricular tem como objetivo permitir aos alunos conhecer e compreender a evolução das práticas turísticas e dos usos da noção de património nas sociedades contemporâneas. As aulas teóricas permitem ao aluno adquirir os conhecimentos básicos integrantes dos conteúdos programáticos. Nos trabalhos individuais, os alunos têm oportunidade de aprofundar um ponto específico do programa, socorrendo-se de fontes e bibliografia aconselhadas pelo docente. A exposição oral dos trabalhos, nas aulas teórico-práticas, permite estimular a reflexão e o debate coletivos em torno dos temas escolhidos pelos alunos.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


WALTON, J. (ed.), Histories of Tourism: Representation, Identity and Conflict, 2005. VIDAL F., "Faire la ville et pratiquer des lieux. L?histoire du tourisme sur les pas de Michel de Certeau", Revue d?Histoire des Sciences Humaines, nº23, 2010. URRY J., The Tourist Gaze, 2002. SCHIVELBUSCH W., The railway journey: the industrialization of time and space in the 19th century, 1992 (1977). SCHAFFER M. S., See America First. Tourism and National Identity, 1880-1940, 2001. PINA, P., Portugal. O turismo no século XX, 1988 GILBERT D., C. HANCOCK, « New York City and the Transatlantic Imagination?», Journal of Urban History, 33-1, 2006. DUHAMEL Philippe Rémy KNAFOU(ed.),Mondes Urbains du Tourisme, Paris, Belin, 2007. DANN G. M. S.,G. L PARRINELLO, Sociology of Tourism: European Origins and Development,2009. COCKS C.,Doing the Town.The rise of urban tourism in the United States, 1850-1915, 2001. CHOAY F.,L?Allégorie du Patrimoine,2007. BERTHO LAVENIR C.,La Roue et le Stylo,1999.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16