Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01986
Acrónimo :
01986
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos da Cultura

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


No fim da UC os alunos serão capazes de: OA1: compreender as principais tendências do panorama mediático contemporâneo, digital e em rede, percebendo a conjuntura social e tecnológica que potenciou (e potencia) este tipo específico de construção narratológica. OA2: enunciar várias propostas de definição conceptual da categoria "transmedia" e similares como crossmedia, sendo capaz de identificar onde as diferentes visões se sobrepõem ou divergem. OA3: deter um olhar histórico sobre este tipo de construção de narrativas em vários media. OA4: elencar as principais características teóricas das narrativas transmedia, sabendo enquadrar e aplicar os principais contributos teóricos na prática. OA5: elaborar um projeto transmedia nas suas várias fases, mobilizando proactivamente boas práticas de transmedia storytelling OA6: analisar criticamente uma narrativa transmedia

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta UC está estruturada em torno da investigação académica sobre o uso articulado de vários media para o desdobramento de uma narrativa. Tem como objetivo geral uma introdução, quer ao pensamento teórico e analítico, quer às melhores práticas de produção em multiplataforma no campo das indústrias de entretenimento. Pretende ainda o enquadramento destas narrativas transmedia no actual panorama mediático, fomentando uma compreensão profunda dos principais conceitos e debates relativos às novas tecnologias de informação e comunicação. No final da UC, o estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para, não só compreender, analisar e avaliar criticamente, mas também desenhar e desenvolver uma narrativa transmedia.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Esta UC aborda o estudo de narrativas transmedia desdobrando o percurso pedagógico sobre várias dimensões temáticas articuladas entre si. P1: Olhar panorâmico sobre o movimento contemporâneo favorável ao advento de narrativas transmedia e entretenimento multiplataforma P2: Propostas de definição da categoria "transmedia" e termos similares P3: Genealogia deste tipo de narrativas P4: Características chave de uma narrativa transmedia P5: Estratégias de construção de uma narrativa em várias plataformas de media P6: Métodos de análise de um projeto transmedia

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O grande objetivo desta UC é familiarizar os alunos com narrativas transmedia, no plano teórico, mas também analítico e prático. Para esse efeito as sessões (como refletido no programa) irão ser organizadas de forma articulada e estruturar-se da seguinte forma: Inicia-se com um enquadramento mais vasto desta prática no panorama mediático atual. Depois será dedicado espaço a uma abordagem mais conceptual e teórica, com o recurso ao contributo de vários autores. Por fim, remata-se com uma componente prática e empírica.

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica consiste em 2 momentos de apresentação em sala (30%) e 1 de trabalho escrito (70%): 1) apresentação oral do tema do trabalho final, 2) apresentação oral e problematização do trabalho final e 3) um trabalho individual escrito com peso de 70%, com uma componente teórica/conceptual, complementada com um caso de estudo prático ou projeto. A possibilidade de avaliação periódica implica uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas. A avaliação por exame será por via de trabalho escrito com peso de 100%. Não existe possibilidade de prova oral.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino combina métodos expositivos, participativos ativos e demonstrativos. Pretende articular métodos de ensino diretos (estratégias expositivas/demonstrativas/dedutivas com vários recursos multimedia) e experienciais (estratégias exploratórias, indutivas, reflexivas, construtivas, interativas, resolução de problemas, casos de estudo, etc.) Serão utilizadas várias estratégias pedagógicas fazendo uso de técnicas de exposição participada assentes uma pedagogia heurística e práticas pedagógicas ativas e experimentais. Os alunos serão convocados a participar ativa e criticamente, nomeadamente em momentos de problematização, role playing (simulações), de gamificação das aprendizagens e de convocação de exemplos práticos. Auto-estudo através do trabalho autónomo do discente.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


ME1 - todos os OA ME2 - todos os OA ME3 - todos os OA

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Evans, Elizabeth (2011) 'Transmedia Television: Audiences, New Media, and Daily Life', London, Sage Gambarato, Renira Rampazzo (2013) 'Transmedia Project Design: Theoretical and Analytical Considerations', Baltic Screen Media Review 1, 81-100. Gambarato, Renira Rampazzo & Geane C. Alzamora (eds.) (2018) Exploring Transmedia Journalism in the Digital Age, Hershey, IGI Global Freeman, Matthew & Renira Rampazzo Gambarato (eds.) (2019), The Routledge Companion to Transmedia Studies, Londres, Routledge Jenkins, Henry (2006), Convergence Culture. Where Old and New Media Collide, New York and London, New York University Press. Pratten, Robert (2011), Getting Started in Transmedia Storytelling. A Practical Guide for Beginners, Marston Gate, self-published. Scolari, Carlos (2013) Narrativas Transmedia: Cuando Todos Los Medios Cuentan, Bilbao, Deusto

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bernardo, Nuno (2011) The Producer's Guide to Transmedia. How to Develop, Fund, Produce and Distribute Compelling Stories Across Multiple Platforms, Lisbon, beActive books. Bernardo, Nuno (2013) Transmedia 2.0, How to create an entertainment brand using a transmedial approach to storytelling, Lisbon, beActive books. Dena, Christy (2009) Transmedia Practice: Theorising the practice of expressing a fictional world across distinct media and environments. PhD Thesis, School of Letters, Art and Media, Sydney Edmond, Maura (2015) 'All platforms considered: Contemporary radio and transmedia engagement', New Media & Society 17(9), 1566-1582 Evans, Elizabeth (2015) 'Layering Engagement: The Temporal Dynamics of Transmedia Television', Storyworlds: A Journal of Narrative Studies 7(2), 111-19. Evans, Elizabeth (2008) 'Character, audience agency and transmedia drama', Media, Culture & Society 30(2), 197-213 Gambarato, Renira Rampazzo & Lorena Peret Teixeira Tárcia (2016) 'Transmedia Strategies in Journalism', Journalism Studies, 1-19. Graves, Michael (2011) 'Lost in a Transmedia Storytelling Franchise: Rethinking Transmedia Engagement'. PhD Thesis, Film and Media Studies and the Graduate Faculty of the University of Kansas, Kansas Jenkins, Henry (2003), "Transmedia Storytelling. Moving characters from books to films to video games can make them stronger and more compelling", MIT Technology Review, (Online). Available at: http://www.technologyreview.com/news/401760/transmedia- storytelling/. Jenkins, Henry (2007), "Transmedia Storytelling 101", Confessions of an Aca-Fan. The Official Weblog of Henry Jenkins, (Online). Available at: http://henryjenkins.org/2007/03/ transmedia_storytelling_101.html. Jenkins, Henry (2009a), "The Revenge of the Origami Unicorn: Seven Principles of Transmedia Storytelling (Well, Two Actually. Five More on Friday)", Confessions of an Aca- Fan. The Official Weblog of Henry Jenkins, (Online). Available at: http://henryjenkins.org/ 2009/12/the_revenge_of_the_origami_uni.html. Jenkins, Henry (2009b), "Revenge of the Origami Unicorn: The Remaining Four Principles of Transmedia Storytelling", Confessions of an Aca-Fan. The Official Weblog of Henry Jenkins, (Online). Available at: http://henryjenkins.org/2009/12/ revenge_of_the_origami_unicorn.html. Jenkins, Henry (2010), "Transmedia Storytelling and Entertainment: An annotated syllabus", Continuum: Journal of Media & Cultural Studies, XXIV, (6), pp.943-958. Jenkins, Henry, Sam Ford and Joshua Green (2013), Spreadable Media. Creating Value and Meaning in a Networked Culture, New York and London, New York University Press. Long, Geoffrey A. (2007), Transmedia Storytelling. Business, Aesthetics and Production at the Jim Henson Company, Master Thesis in Comparative Media Studies, Massachusetts Institute of Technology, Cambridge Mittell, Jason (2013), "Forensic Fandom and the Drillable Text", Spreadable Media: Enhanced Version, (Online). Available at: http://spreadablemedia.org/essays/mittell/#.VHqBXmSsWtu. Moloney, Kevin T. (2011), Porting Transmedia Storytelling to Journalism, Master Thesis in Social Sciences, Denver, University of Denver. Pearson, Roberta & Anthony N. Smith (eds.) (2015) Storytelling in the media convergence age. Exploring screen narratives, Hampshire, Palgrave Macmillan Perryman, Neil (2008), "Doctor Who and the Convergence of Media: A Case Study in 'Transmedia Storytelling'", Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, XIV, (1), pp.21-39. Rodríguez-Ferrándiz, Raúl et al. (2014) 'Transmedia contents created around Spanish television series in 2013: typology, analysis, overview and trends', Communication & Society 27(4), 73-94. Roos, Cecilia (2012) 'Producing Transmedia Stories. A Study of Producers, Interactivity and Prosumption', Malmö, Malmö University. Scolari, Carlos Alberto (2009) 'Transmedia Storytelling: Implicit Consumers, Narrative Worlds, and Branding in Contemporary Media Production', International Journal of Communication, 1-21. Scolari, Carlos, Paolo Bertetti & Matther Freeman (2014) Transmedia Archaeology. Storytelling in the Borderlines of Science Fiction, Comics and Pulp Magazines, Basingstoke, Palgrave Smith, Aaron Michael (2009) 'Transmedia Storytelling In Television 2.0', Thesis, Middlebury College. Smith, Aaron Michael (2011) 'Lost in a Transmedia Universe', Geminis, 1-31. Ugartemendía, José Ig Galán (2012) 'La transmedialidad, una nueva gramática para el sujeto complejo', Portal Comunicación, http://portalcomunicacion.com/lecciones_det.asp?id=71 Various Authors (2014) International Journal of Communication, Special Issue "Transmedia Critical: Empirical Investigations into Multiplatform and Collaborative Storytelling"

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16