Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01986
Acrónimo :
01986
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos da Cultura

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC está estruturada em torno da investigação académica sobre o uso articulado de vários media para o desdobramento de uma narrativa. Tem como objetivo geral uma introdução, quer ao pensamento teórico e analítico, quer às melhores práticas de produção em multiplataforma no campo das indústrias de entretenimento. Pretende ainda o enquadramento destas narrativas transmedia no actual panorama mediático, fomentando uma compreensão dos principais conceitos e debates relativos às novas tecnologias de informação e comunicação. No final da UC, o estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para, não só compreender, analisar e avaliar criticamente, mas também desenhar e desenvolver uma narrativa transmedia.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC os alunos deverão ser capazes de: OA1: compreender as principais tendências do panorama mediático contemporâneo, digital e em rede, percebendo a conjuntura social e tecnológica que potenciou (e potencia) este tipo específico de construção narratológica. OA2: enunciar várias propostas de definição conceptual da categoria "transmedia" e similares como crossmedia, sendo capaz de identificar onde as diferentes visões se sobrepõem ou divergem. OA3: deter um olhar histórico sobre este tipo de construção de narrativas em vários media. OA4: elencar as principais características teóricas das narrativas transmedia, sabendo enquadrar e aplicar os principais contributos teóricos na prática. OA5: elaborar um projeto transmedia nas suas várias fases, mobilizando proactivamente boas práticas de transmedia storytelling. OA6: analisar criticamente uma narrativa transmedia.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Esta UC aborda o estudo de narrativas transmedia desdobrando o percurso pedagógico sobre várias dimensões temáticas articuladas entre si. P1: Olhar panorâmico sobre o movimento contemporâneo favorável ao advento de narrativas transmedia e entretenimento multiplataforma. P2: Propostas de definição da categoria "transmedia" e termos similares. P3: Genealogia deste tipo de narrativas. P4: Características chave de uma narrativa transmedia. P5: Estratégias de construção de uma narrativa em várias plataformas de media. P6: Métodos de análise de um projeto transmedia.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O grande objetivo desta UC é familiarizar os alunos com narrativas transmedia, no plano teórico, mas também analítico e prático. Para esse efeito as sessões (como refletido no programa) irão ser organizadas de forma articulada e estruturar-se da seguinte forma: Inicia-se com um enquadramento mais vasto desta prática no panorama mediático atual. (P1 - OA1). Depois será dedicado espaço a uma abordagem mais conceptual e teórica, com o recurso ao contributo de vários autores. (P2 - OA2). Enquadra-se de seguida historicamente o conceito de narrativas transmedia. (P3 - OA3). Por fim, remata-se com uma componente prática e empírica dotada de análise crítica. (P4/P5/P6 - OA4/OA5/OA6).

Avaliação / Assessment


A avaliação ao longo do semestre consiste em 2 momentos de apresentação em sala (30%) e 1 de trabalho escrito (70%): 1) apresentação oral do tema do trabalho final (10%), 2) apresentação oral e problematização do trabalho final (20%) e 3) um trabalho individual escrito com peso de 70%, com uma componente teórica/conceptual, complementada com um caso de estudo prático ou projeto. A possibilidade de avaliação ao longo do semestre implica uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas. A avaliação por exame será por via de trabalho escrito com peso de 100%. Não existe possibilidade de prova oral.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino a adotar privilegia uma abordagem interativa e diversificada, centrada na promoção da autonomia e participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem e alinhada com o modelo pedagógico do Iscte. Serão promovidas estratégias de fomento à participação ativa dos estudantes, entendendo a aprendizagem como um processo dialógico, onde a interdependência entre docentes e estudantes é essencial e focada na aquisição de conhecimento e no desenvolvimento de competências. Para implementar essa abordagem, combinar-se-ão métodos expositivos, participativos ativos e demonstrativos. Pretende articular métodos de ensino diretos (estratégias expositivas/demonstrativas/dedutivas) e experienciais (estratégias exploratórias, indutivas, reflexivas, construtivas, interativas, resolução de problemas, casos de estudo, etc.) As aulas serão teórico-práticas, combinando uma componente expositiva participada, fundamentada numa pedagogia heurística, e com a utilização de exemplos práticos. Assim, articular-se-á exposição, fazendo uso de vários recursos multimedia, com fases de demonstração, problematização e aplicação prática, sendo pedida a realização de tarefas que permitam uma melhor compreensão e análise de conceitos teóricos, bem como o uso de conhecimentos adquiridos, sobretudo em exemplos práticos. Os discentes serão então encorajados a participar de maneira crítica e reflexiva, especialmente durante momentos de problematização das aprendizagens. Será estimulado o pensamento crítico e criativo, bem como a resolução de problemas numa lógica participativa e colaborativa, apostando, por exemplo, em estratégias de gamificação. Para este envolvimento dos estudantes é essencial o trabalho autónomo, incluindo leituras prévias e participação ativa em aula. Exemplos de práticas pedagógicas ativas e experimentais que serão utilizados incluem: Discussões Guiadas Tarefas de Resolução de Problemas Simulações/Role-Playing Estudos de Caso.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os métodos mais expositivos e participados serão vocacionados sobretudo para os objetivos de aprendizagem iniciais (OA1 a OA3) onde é fornecida uma base mais teórica e conceptual. Não obstante a componente mais teórica estas aulas são complementadas com exemplos reais que promovem a articulação entre teoria e prática. Os métodos mais participativos ativos e demonstrativos (experienciais) aliado ao uso de estudos de caso e exemplos serão úteis sobretudo para a componente mais prática nos objetivos de aprendizagem (OA4 a OA6). Note-se que as aulas teórico-práticas permitem a experimentação prática e a aplicação de conhecimentos, o que também implica trabalho autónomo por parte do estudante.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Gambarato, Renira Rampazzo (2013). 'Transmedia Project Design: Theoretical and Analytical Considerations', Baltic Screen Media Review 1, 81-100. Gambarato, Renira R. et al (2020. Theory, Development, and Strategy in Transmedia Storytelling, Routledge. Freeman, Matthew & Gambarato, Renira Rampazzo (eds.) (2019). The Routledge Companion to Transmedia Studies. Routledge Jenkins, Henry (2006). Convergence Culture. Where Old and New Media Collide, New York and London. University Press. Pratten, Robert (2011). Getting Started in Transmedia Storytelling. A Practical Guide for Beginners. Scolari, Carlos (2013). Narrativas Transmedia: Cuando Todos Los Medios Cuentan. Deusto

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bernardo, Nuno (2011) The Producer's Guide to Transmedia. How to Develop, Fund, Produce and Distribute Compelling Stories Across Multiple Platforms, Lisbon, beActive books. Bernardo, Nuno (2013) Transmedia 2.0, How to create an entertainment brand using a transmedial approach to storytelling, Lisbon, beActive books. Dena, Christy (2009) Transmedia Practice: Theorising the practice of expressing a fictional world across distinct media and environments. PhD Thesis, School of Letters, Art and Media, Sydney Evans, Elizabeth (2011). Transmedia Television: Audiences, New Media, and Daily Life. Sage Edmond, Maura (2015) 'All platforms considered: Contemporary radio and transmedia engagement', New Media & Society 17(9), 1566-1582 Evans, Elizabeth (2015) 'Layering Engagement: The Temporal Dynamics of Transmedia Television', Storyworlds: A Journal of Narrative Studies 7(2), 111-19. Evans, Elizabeth (2008) 'Character, audience agency and transmedia drama', Media, Culture & Society 30(2), 197-213 Gambarato, Renira Rampazzo & Geane C. Alzamora (eds.) (2018). Exploring Transmedia Journalism in the Digital Age. IGI Global Gambarato, Renira Rampazzo & Lorena Peret Teixeira Tárcia (2016) 'Transmedia Strategies in Journalism', Journalism Studies, 1-19. Graves, Michael (2011) 'Lost in a Transmedia Storytelling Franchise: Rethinking Transmedia Engagement'. PhD Thesis, Film and Media Studies and the Graduate Faculty of the University of Kansas, Kansas Jenkins, Henry (2003), "Transmedia Storytelling. Moving characters from books to films to video games can make them stronger and more compelling", MIT Technology Review, (Online). Available at: http://www.technologyreview.com/news/401760/transmedia- storytelling/. Jenkins, Henry (2007), "Transmedia Storytelling 101", Confessions of an Aca-Fan. The Official Weblog of Henry Jenkins, (Online). Available at: http://henryjenkins.org/2007/03/ transmedia_storytelling_101.html. Jenkins, Henry (2009a), "The Revenge of the Origami Unicorn: Seven Principles of Transmedia Storytelling (Well, Two Actually. Five More on Friday)", Confessions of an Aca- Fan. The Official Weblog of Henry Jenkins, (Online). Available at: http://henryjenkins.org/ 2009/12/the_revenge_of_the_origami_uni.html. Jenkins, Henry (2009b), "Revenge of the Origami Unicorn: The Remaining Four Principles of Transmedia Storytelling", Confessions of an Aca-Fan. The Official Weblog of Henry Jenkins, (Online). Available at: http://henryjenkins.org/2009/12/ revenge_of_the_origami_unicorn.html. Jenkins, Henry (2010), "Transmedia Storytelling and Entertainment: An annotated syllabus", Continuum: Journal of Media & Cultural Studies, XXIV, (6), pp.943-958. Jenkins, Henry, Sam Ford and Joshua Green (2013), Spreadable Media. Creating Value and Meaning in a Networked Culture, New York and London, New York University Press. Long, Geoffrey A. (2007), Transmedia Storytelling. Business, Aesthetics and Production at the Jim Henson Company, Master Thesis in Comparative Media Studies, Massachusetts Institute of Technology, Cambridge Mittell, Jason (2013), "Forensic Fandom and the Drillable Text", Spreadable Media: Enhanced Version, (Online). Available at: http://spreadablemedia.org/essays/mittell/#.VHqBXmSsWtu. Moloney, Kevin T. (2011), Porting Transmedia Storytelling to Journalism, Master Thesis in Social Sciences, Denver, University of Denver. Pearson, Roberta & Anthony N. Smith (eds.) (2015) Storytelling in the media convergence age. Exploring screen narratives, Hampshire, Palgrave Macmillan Perryman, Neil (2008), "Doctor Who and the Convergence of Media: A Case Study in 'Transmedia Storytelling'", Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, XIV, (1), pp.21-39. Rodríguez-Ferrándiz, Raúl et al. (2014) 'Transmedia contents created around Spanish television series in 2013: typology, analysis, overview and trends', Communication & Society 27(4), 73-94. Roos, Cecilia (2012) 'Producing Transmedia Stories. A Study of Producers, Interactivity and Prosumption', Malmö, Malmö University. Scolari, Carlos Alberto (2009) 'Transmedia Storytelling: Implicit Consumers, Narrative Worlds, and Branding in Contemporary Media Production', International Journal of Communication, 1-21. Scolari, Carlos, Paolo Bertetti & Matther Freeman (2014) Transmedia Archaeology. Storytelling in the Borderlines of Science Fiction, Comics and Pulp Magazines, Basingstoke, Palgrave Smith, Aaron Michael (2009) 'Transmedia Storytelling In Television 2.0', Thesis, Middlebury College. Smith, Aaron Michael (2011) 'Lost in a Transmedia Universe', Geminis, 1-31. Ugartemendía, José Ig Galán (2012) 'La transmedialidad, una nueva gramática para el sujeto complejo', Portal Comunicación, http://portalcomunicacion.com/lecciones_det.asp?id=71 Various Authors (2014) International Journal of Communication, Special Issue "Transmedia Critical: Empirical Investigations into Multiplatform and Collaborative Storytelling"

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-29