Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Antropologia
Departamento / Department
Departamento de Antropologia
Ano letivo / Execution Year
2012/2013
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Recomenda-se um conhecimento prévio elementar em: antropologia da cognição e antropologia linguística.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular tem por objectivo desenvolver competências nos seguintes domínios: Capacidade de análise e síntese: 1. Das conexões relevantes entre cultura, linguagem e cognição humanas 2. Do contributo da antropologia nesta área de estudo interdisciplinar a) Numa perspectiva histórica desse contributo b) Das problematizações antropológicas contemporâneas sobre cognição humana Capacidade para resolver problemas: 1. Como recorrer aos métodos de recolha de informação etnográfica nos estudos da cognição 2. Como integrar modelizações teóricas de cariz antropológico no contexto interdisciplinar das ciências cognitivas Capacidade crítica: Sobre os pontos fortes dos modelos e métodos discutidos, mas também as limitações dos mesmos, particularmente, sobre: a) técnicas de recolha de informação etnográfica em contextos culturais e linguísticos não-ocidentais, b) modelos tipológicos, semiológicos e conectivistas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Conhecer as principais conexões entre linguagem, cultura e cognição humanas OA2 - Compreender a história dos contributos da antropologia nesta área de estudo OA3 - Compreender as problematizações antropológicas contemporâneas sobre cognição OA4 - Conhecer as principais vantagens e limitações dos modelos e métodos estudados
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Aula de Introdução à temática geral da UC 1. Apresentação e discussão da história da articulação entre ciência linguística, filosofia da linguagem, ciências cognitivas e neurociências, e a reflexão antropológica, tal como se desenvolveram em contacto com o terreno etnográfico e com uma reflexão crítica sobre a racionalidade. 2) A problemática da semântica comparada (contributos da escola boasiana sobre relatividade linguística - e impacto da linguística estrutural nos estudos antropológicos sobre lógica simbólica no período pós-2a guerra mundial. 3) A discussão recente em torno das perspectivas semiólogicas e cognitivistas (o contributo crítico de Dan Sperber). 4) os debates contemporâneos sobre a relação entre cultura e cognição verbal vs não-verbal. Para cada abordagem serão dedicados três seminários.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Pontos P1 e P2 do programa OA2 - Pontos P2 e P3 do programa OA3 - Pontos P3 e P4 do programa OA4 - Pontos do programa P1 a P4
Avaliação / Assessment
São elementos da avaliação: a presença nas aulas e a participação nos seminários, com elaboração de ficha analítica (20%); a redacção de um ensaio final baseado em temáticas propostas pelo docente (80%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas de exposição, seminários sobre leituras seleccionadas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que se apresentam, a seguir, as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios: Todos 3.Activas, com realização de trabalhos: Todos 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno : Todos
Observações / Observations
N.A.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Whitehouse, Harvey (ed.). 2001. The Debated Mind: Evolutionary Psychology versus Ethnography. Oxford: Berg. Sperber, Dan. 1996. La Contagion des Idées: une théorie epidemiologique de la culture. Paris: Odile Jacob. Gomes da Silva, J. C. 2003 O Discurso contra si próprio. Assírio & Alvim. D'Andrade, Roy. 1995. The Development of Cognitive Anthropology. Cambridge: Cambridge University Press, 1995. Bloch, Maurice 1998 How We Think They Think: Anthropological Approaches To Cognition, Memory, And Literacy, Westview Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Whorf, Lee 1942 Language Mind and reality, Theosophical Society, Madras Wilson, Brian 1991 Rationality, Willey-Blackwell. Sperber, Dan. 1982. Le savoir des anthropologues. Paris: Hermann. Pinker, Steven 2011 Words and Rules: The Ingredients of Language, Harper Perennial. Nuccetelli, Susana & Seavy, Gary (Eds) Philosophy of Language: The Central Topics, Rowman & Littlefield Publishers Lucy, John A. 1992 Language Diversity and Thought: A Reformulation of the Linguistic Relativity Hypothesis (Studies in the Social and Cultural Foundations of Language), Cambridge, Cambridge University Press. Gumperz J.J.& Hymes D. (eds.) 1991 Directions in Sociolinguistics: The Ethnography of Communication, New York: Holt, Rinehart and Winston Duranti. Alessandro 2009 Linguistic Anthropology: A Reader (Blackwell Anthologies in Social and Cultural Anthropology) Wiley-Blackwell. Deutscher, Guy 2010 Through the Language Glass, New York, Metropolitan Books.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16