Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01989
Acrónimo :
01989
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Francês,Alemão,Espanhol,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
20.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


1. Alargar os conhecimentos dos mestrandos sobre a teórica antropológica no sentido amplo do termo; 2. Fornecer um fórum de discussão e debate entre os mestrandos sobre teorias antropológicas, clássicas e recentes, durante o processo de composição dos seus projectos finais de pesquisa no final do 1º ano do curso; 3. Providenciar apoio e aconselhamento específico e individualizado ao aperfeiçoamento da secção 'Enquadramento Teórico' nos projectos em curso, seguindo, sem ser de modo literal, o formato do 'modelo FCT', sensibilizando-lhes para a importância de um domínio rigoroso das teorias a usar.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Aprofundar a dimensão teórica e empírica das investigações dos alunos à luz dos mais recentes trabalhos de relevo publicados na antropologia nos domínios de estudo por estes seleccionados; 2. Refinar ao máximo (nos moldes do 'Modelo FCT' de projectos de investigação) a vertente dedicada ao 'Enquadramento Teórico'; 3. Estimular revisão e reconsideração das grandes linhas de teoria antropológica.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Discussão alargada das grandes teorias antropológicas; Discussão alargada de inovações recentes nas teorias antropológicas; Exposições preliminares de propostas de projectos (secção 'Enquadramento Teórico'); Debate geral de leituras teóricas seleccionadas; Exposição finais de propostas de projectos (secção 'Enquadramento Teórico').

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O nível avançado de conhecimentos dos mestrandos, relativamente às teorias antropológicas clássicas, permite a estrutura de seminários focados nas teorias antropológicas recentes (OG1, OG2). Aulas ditas 'teóricas' não têm sentido num foro de discussão específica das preocupações teóricas de cada mestrando (OG3). O papel decisivo do docente nesta situação deverá ser estabelecer pontes directas entre as teorias invocadas por cada mestrando e a relevância dessas teorias no cerne da antropologia actual (OG3). Como é que cada mestrando justifica o uso de Teoria A ou Teoria B no seu projecto? Terá de demonstrar que domina, não apenas bibliograficamente, mas analítica e reflexivamente, as grandes linhas de teorização antropológica sobre o seu tema hoje em dia (OG1). Assim, as bibliografias actualizadas da disciplina também incluem um largo leque de dicionários e enciclopédias de antropologia e das ciências sociais, de grande utilidade para a definição de questões teóricas actuais.

Avaliação / Assessment


Os estudantes serão avaliados a partir dos seguintes elementos: Participação global nos seminários 10% (incluída na avaliação final); Exposição final de seminário 33%; Ensaio escrito final 67%. Note-se que a avaliação do ensaio escrito final (67%) incide-se exclusivamente na secção do 'Enquadramento Teórico' do projecto, e não sobre a proposta global. Esta UC não contempla processo de avaliação em regime de exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os seminários focam as grandes linhas actuais da teoria antropológica. Textos seleccionados serão lidos pela turma previamente e debatidos colectivamente, sendo os ensaios finais em torno deles. Procura-se um equilíbrio entre: a discussão e aprofundamento de correntes contemporâneos da teoria antropológica, e a dissecação do formato específico de cada projecto, com vista ao seu aperfeiçoamento em matéria de teoria.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Em regime de seminário, cada discente irá elaborar uma exposição pormenorizada das dimensões teóricas do seu projecto (OA1), para o efeito distribuindo com antecedência um ou (no máximo) dois textos (preferencialmente artigos ou capítulos) que se articulam directamente com as dimensões teóricas nucleares a focar (OA2). Alternativamente, poderão ser escolhidos, para leitura e discussão colectiva, textos teóricos contra os quais o mestrando ira argumentar. A discussão irá centrar-se, deste modo, tanto nas especificidades teóricas do projecto como na inserção destas no foro das grandes linhas da teoria antropológica (OA3). Assim, como o objectivo prioritário da disciplina é refinar o enquadramento teórico de cada projecto, o conteúdo terá de ser também fortemente teórico.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


ORTNER, S. 1984 'Theory in Anthropology since the Sixties' Comparative Studies in Society and History. 26, 1 (Jan); 126-66. MOORE, H. & T. SANDERS (orgs.) 2006 Anthropology in Theory: Issues in Epistemology. Oxford: Blackwell. LAYTON, Robert 2001 (1997) Introdução à Teoria em Antropologia. Lisboa: Edições. HERZFELD, Michael (org.) 2001 Anthropology: Theoretical Practice in Culture and Society. Oxford: Blackwell/UNESCO. FARDON, R. et. al. (orgs.) 2012 The Sage Handbook of Social Anthropology. 2 Vols. Thousand Oaks, California: Sage/ASA. BARNARD, A. 2000 History and Theory in Anthropology. Cambridge: Cambridge University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


SMELSER, Neil J. & Paul B. BALTES (orgs.) 2001 International Encyclopedia of the Social and Behavioral Sciences. 26 Vols. Amsterdam: Elsevier. RAPPORT, Nigel & Joanna OVERING 2000 Social and Cultural Anthropology: The Key Concepts. Londres: Routledge. O'NEILL, Brian Juan 2006 Antropologia Social: Sociedades Complexas. Lisboa: Universidade Aberta / Série Manuais 296. MANNERS, Robert & David KAPLAN (orgs.) 1968 Theory in Anthropology: A Sourcebook. Chicago: Aldine. MacCLANCY, Jeremy (org.) 2002 Exotic No More: Anthropology on the Front Lines. Chicago: University of Chicago Press. LEVINSON, David & Melvin EMBER (orgs.) 1996 Encyclopedia of Cultural Anthropology. 4 Vols. Nova Iorque: Henry Holt/Yale University / Human Relations Area Files. KNAUFT, Bruce 2002 Critically Modern: Alternatives, Alterities, Anthropologies. Bloomington: Indiana University Press. INGOLD, Tim (org.) 1997 Key Debates in Anthropology. Londres: Routledge. HOLMES, Douglas & George MARCUS 2010 'Epilogue 2: Prelude to a Re-functioned Ethnography' M. Melhuus, J. Mitchell & H. Wulff (orgs.) Ethnographic Practice in the Present. Nova Iorque: Berghahn; 176-84. HARRIS, Marvin 1968 The Rise of Anthropological Theory: A History of Theories of Culture. Nova Iorque: Thomas Y. Crowell. GUPTA, Akhil & James FERGUSON (orgs.) 1997 Culture, Power, Place: Explorations in Critical Anthropology. Durham: Duke University Press. FERRÉOL, Gilles & Guy JUCQUOIS (direction) 2003 Dictionnaire de l'Alterité et des Relations Interculturelles. Paris: Armand Colin. DRESCH, Paul, Wendy JAMES & David PARKIN (orgs.) 2000 Anthropologists in a Wider World: Essays on Field Research. Oxford: Berghahn. DIRKS, Nicholas., Geoff ELEY, & Sherry ORTNER (orgs.) 1993 Culture/Power/History: A Reader in Contemporary Social Theory. Princeton: Princeton University Press. CÁTEDRA, María. et. al. (orgs.) 2007 Diccionario de Relaciones Interculturales: Diversidad y Globalización. Madrid: Editorial Complutense. BONTE, Pierre & Michel IZARD (orgs.) 1991 Dictionnaire de L'Ethnologie et de L'Anthropologie. Paris: Presses Universitaires de France; 755 pp. (2nd edition 2007). BARNARD, Alan & Jonathan SPENCER (orgs.) 2002 (1996) Encyclopedia of Social and Cultural Anthropology. Londres: Routledge. ANGROSINO, Michael 2011 'Recontextualizing Observation: Ethnography, Pedagogy, and the Prospects for a Progressive Political Agenda' Denzin, N. & Y. Lincoln (orgs.) The Sage Handbook of Qualitative Research (4ª edição). Thousand Oaks: Sage; 729-745. Apart from texts selected for specific seminar discussions, to be distributed by each masters' student, we include here a brief general reference bibliography, indicating some titles which constitute useful syntheses of some of the major currents in anthropological theory. Clearly, each theoretical current, tendency, movement, or 'school' will have its own past or present bibliographical legacy (i.e., post-structuralism, post-modernism, post-colonialism, reflexive anthropology, the anthropology of globalization, etc.) Independentemente dos textos escolhidos para as discussões especificas nos seminários, a serem fornecidos por cada mestrando, inclui-se aqui uma breve bibliografia de referencia generalizada, indicadora de alguns dos textos que constituem sínteses úteis de algumas das grandes linhas da teoria antropológica. Obviamente, cada linha teórica, tendência, movimento ou 'escola' terá o seu próprio legado bibliográfico passado e/ou presente (cf., pós-estruturalismo, pós-modernismo, pós-colonialismo, antropologia reflexiva, antropologia da globalização, etc.). ´

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16