Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Informática Aplicada
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2018/2019
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Ter obtido aprovação na unidade curricular de Introdução à Investigação em Ciências e Tecnologias de Informação. Domínio básico da leitura de inglês.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos aprofundem as suas competências como investigadores, de modo a desenvolverem um projecto científico, conforme os objectivos propostos e o pré-projecto elaborado.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Com esta unidade curricular o aluno deverá elaborar um breve projecto científico e ficar apto a: 1. Perceber o âmbito e nível do projecto. 2. Revelar originalidade e pensamento científico independente. 3. Demonstrar coerência lógica e argumentação científica. 4. Saber estruturar o projecto. 5. Delimitar, contextualizar e justificar uma temática. 6. Propor um método ou metodologia. 7. Apresentar uma breve revisão bibliográfica. 8. Evidenciar rigor, clareza e objectividade na redacção do trabalho.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Os principais conteúdos programáticos a abordar são: 1. Distinção entre pré-projecto e projecto científico. 2. Fundamentos de investigação e opções metodológicas. 3. Apresentação formal de um pré-projecto. 4. Aspectos importantes no desenvolvimento de projectos científicos. 5. Apresentação e discussão de pré-projectos realizados pelos alunos. 6. Acompanhamento individual de cada aluno no desenvolvimento do seu projecto. 7. Discussão dos projectos individuais, críticas e sugestões.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A interligação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: 1. Distinção entre pré-projecto e projecto científico: OA1 2. Fundamentos de investigação e opções metodológicas: OA5, OA6 3. Apresentação formal de um pré-projecto: OA1 a OA4 4. Aspectos importantes no desenvolvimento de projectos científicos: OA2, OA4, OA5, OA6 5. Apresentação e discussão de pré-projectos realizados pelos alunos: OA1 a OA5 6. Acompanhamento individual de cada aluno no desenvolvimento do seu projecto: OA2 a OA8 7. Discussão dos projectos individuais, críticas e sugestões: OA1 a OA8
Avaliação / Assessment
- Apresentação e discussão, perante os colegas e com o professor, do pré-projecto já realizado em Introdução à Investigação (20%) - Trabalho escrito individual (80%). Projecto científico com um máximo de quinze páginas e formato a pormenorizar - incluirá resumo, palavras-chave, índice, introdução, objectivos, breve enquadramento teórico, método (descrição da investigação, SI ou implementação a desenvolver) e bibliografia básica.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Seminários teórico-práticos (36 horas). Metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação de quadros teóricos de referência. 2. Participativas, com discussão de exemplos. 3. Ativas, com realização de exercícios. 4. Trabalho Autónomo: Além da assiduidade, espera-se que o aluno trabalhe cerca de 10 horas semanais para consultar bibliografia, aprofundar a temática central e preparar o seu projecto, desenvolvendo o enquadramento teórico e metodologia.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem. A seguir, apresentam-se as interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas: OA1 a OA4 2. Aulas Participativas: OA2, OA3, OA4, OA73. Aulas Ativas: OA6, OA8 4. Trabalho Autónomo: OA1 a OA8. O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de ensino (conforme a tipologia de aula) e os objectivos de aprendizagem. The learning-teaching methodologies aim to develop the main learning competences of the students that allow fulfilling each of the learning goals. In the grid below, it is presented the interlinks between the learning-teaching methodologies and the corresponding 'learning goals' (LG): 1. Expositional Classes: LG1 to LG4 2. Participative Classes: LG2, LG3, LG4, LG7 3. Active Classes: LG6, LG8 4. Autonomous Work: LG1 to LG8. The document Planning Curricular Unit (PCU), detailed for each class, shows the relationship between the teaching methods (according to the type of class) and learning goals. As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem. A seguir, apresentam-se as interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas: OA1 a OA4 2. Aulas Participativas: OA2, OA3, OA4, OA73. Aulas Ativas: OA6, OA8 4. Trabalho Autónomo: OA1 a OA8. O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de ensino (conforme a tipologia de aula) e os objectivos de aprendizagem. Neste caso, o alinhamento entre o instrumento de avaliação e os objectivos de aprendizagem, é alcançado com: a apresentação e discussão do pré-projecto realizado para avaliação da UC de Introdução à Investigação: OA1, OA2, OA3, OA5; e o trabalho escrito individual - breve projecto: OA1 a OA8. Por parte do professor, em sala de aula (e em orientação tutorial) haverá um acompanhamento individual de cada aluno no desenvolvimento e melhoramento do seu projecto.
Observações / Observations
Toda a documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos leccionados nesta unidade curricular está disponível na plataforma de e-learning.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Vilelas, J. (2009). Investigação - O Processo de Construção do Conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo. - Swetnam, D. (2005). Writing your Dissertation. Oxford: howtobooks (3rd edition). - Santo, A. (1992). Delineamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Edições Loyola. - Dias, M. (2010). Planos de Investigação, Avançando passo a passo. Santa Maria da Feira: Maria Olívia Dias. - Davies, M. (2007). Doing a Successful Research Project. London: Palgrave Macmilan. - Creswell, J. (2009). Research Design. London, Los Angeles and New Delhi: SAGE (3rd edition). - Carvalho, J. (2009). Metodologia do Trabalho Científico. «Saber Fazer» da investigação para dissertações e teses. Lisboa: Escolar Editora (2ª ed.).
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Vilelas, J. (2009). Investigação - O Processo de Construção do Conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo. - Spector N. (2001). Manual para redação de teses, projetos de pesquisa e artigos científicos. Ed. Guanabara Koogan (2ª ed.). - Sarmento, M. (2008). Guia Prático sobre a Metodologia Científica. Lisboa: Univ. Lusíada Editora. - Santo, A. (1992). Delineamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Edições Loyola. - Salomon, D. (2004). Como fazer uma Monografia. S. Paulo: Martins Fontes (4ª ed.). - Ruiz, J. (1993). Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas (3ª ed.). - Reis, F. (2010). Como Elaborar uma Dissertação de Mestrado segundo Bolonha. Lisboa: Pactor. - Reis, E., Melo, P., Andrade, R. & Capalez, T. (1999). Estatística Aplicada. Lisboa: Edições Sílabo (3ª ed.). - Quivy, R. & Campenhout, L. (1992). Manual de investigação em ciências sociais, Lisboa: Gradiva. - Poeschl, G. (2006). Análise de dados na Investigação em Psicologia - Teoria e Prática. Lisboa: Almedina. - Phillips, E. & Pugh, D. (1998). Como Preparar um Mestrado ou Doutoramento. Mem-Martins: Lyon Edições. - Pereira, A. & Poupa, C. (2003). Como escrever uma tese, monografia ou livro científico usando o Word. Lisboa: Edições Sílabo (2ª ed.). - Pereira, A. & Poupa, C. (2003). Como apresentar em publico teses, relatórios, comunicações, usando o PowerPoint. Lisboa: Edições Sílabo. - Oliveira, M. (2005). Como fazer... São Paulo: Ed. Campus (3ª ed.). - Oliveira, L. (2011). Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia Segundo Bolonha. Lisboa: LIDEL. - Moreira, A., Camargo, B., Jesuíno, J. & Nóbrega, S. (2005) Perspectivas Teórico-Metodológicas em Representações Sociais. Paraíba: Ed. Universitária UFPB. - Hill, M., & Hill, A. (2000). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo. - Ghiglione, R. & Matalon, B. (1992). O inquérito: Teoria e prática. Oeiras: Celta Editora. - Frada, J. (2005). Novo Guia Prático. Lisboa: SeteCaminhos. - Foddy, W. (1993). Como perguntar. Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta Editora. - Flick, U. (2005). Métodos Qualitativos na Investigação Científica. Lisboa: Bisturi. - Figueiredo, A. (1997). Estratégia para a elaboração de uma Tese. Consultado em 30 de Janeiro de 2011 através de http://eden.dei.uc.pt/~ctp/teses.htm . - Eco, U. (2008). Como se faz uma tese em ciências sociais. Lisboa: Editorial Presença (14ª ed.). - Dias, M. (2010). Planos de Investigação, Avançando passo a passo. Santa Maria da Feira: Maria Olívia Dias. - Demo, P. (2000). Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas. - Davies, M. (2007). Doing a Successful Research Project. London: Palgrave Macmilan. - D'Oliveira, T. (2005). Teses e Dissertações. Lisboa: Edições RH. - Creswell, J. (2009). Research Design. London, Los Angeles and New Delhi: SAGE (3rd edition). - Creswell, J. & Clark, V. (2011). Designing and Conducting Mixed Methods Research. London, Los Angeles and New Delhi: SAGE (2nd edition). - Christensen, L. B. (1997). Experimental methodology. Boston: Allyn & Bacon (7th ed.). - Chotguis, J. (1998). Como Escrever e Apresentar sua Tese ou Dissertação. Consultado em 30-01-2011 através de http://www.learnerassociates.net/dissthes/guideprt.htm. - Ceia, C. (2006). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos. Lisboa: Editorial Presença (6ª ed.). - Carvalho, J. (2009). Metodologia do Trabalho Científico. «Saber Fazer» da investigação para dissertações e teses. Lisboa: Escolar Editora (2ª ed.). - Bryman, A. & Cramer, D. (1992). Análise de Dados em Ciências Sociais. Oeiras: Celta. - Brace, N., Kemp, R. & Snelgar, R. (2009). SPSS for Psychologists. London: Palgrave Macmilan (4th edition). - Bell, J. (1993). Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Gradiva (3ª ed.). - Barañano, A. (2008). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão. Lisboa: Edições Sílabo. - Azevedo, M. (2001). Teses, relatórios e trabalhos escolares: sugestões para estruturação da escrita. Lisboa: Universidade Católica Editora. - Andrade, M. (2005). Introdução a Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: ATLAS. - Alferes, V. (1997). Investigação Científica em Psicologia. Lisboa: Almedina. - Albarello, L., Dignette, F., Hiernaux, J.-P., Maroy, C. & Rugnoy, P. (2005). Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva (2ª ed.).
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16