Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01996
Acrónimo :
01996
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos do Desenvolvimento

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos intermédios de ciências sociais

Objetivos Gerais / Objectives


1. Compreensão das principais teorias de desenvolvimento e das suas trajectórias históricas. 2. Conhecimento dos debates mais relevantes no domínio das políticas de desenvolvimento. 3. Criação de capacidades de análise e prospectiva dos grandes desafios de desenvolvimento contemporâneos. 4. Relacionar práticas e experiências de desenvolvimento de diferentes contextos históricos e geográficos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A. Conhecimento e Compreensão: - Conhecimento e compreensão dos principais debates teóricos sobre o desenvolvimento. - Conhecimento e compreensão das principais estratégias e políticas de desenvolvimento. B. Aplicação de conhecimentos: - Capacidade de utilizar os conhecimentos adquiridos para compreender diferentes prácticas e experiências de desenvolvimento. - Capacidade de utilizar os conhecimentos adquiridos para discutir e avaliar criticamente desafios de desenvolvimento contemporâneos e futuros. C. Comunicação: - Capacidade de elaborar argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente e de os comunicar a outrem; D. Aprendizagem: - Capacidade de estudo e de pesquisa pessoal com autonomia; - Capacidade e motivação para aprender ao longo da vida.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A 'pré-história' do desenvolvimento: a emergência da modernidade ocidental; as ideias e as práticas 2. A formação da problemática do desenvolvimento no contexto pós-II Guerra Mundial 3. Modernização e Estruturalismo. 4. Teorias da dependência e do sistema-mundo 5. Basic Needs e redistribuição 6. A crítica neoliberal e o Washington Consensus 7. Desenvolvimento sustentável 8. Desenvolvimento humano 9. O post-Washington Consensus 10. Dos ODM aos ODS 11. Pós-desenvolvimento 12. Debates e desafios contemporâneos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O primeiro objectivo corresponde aos ponto 1-9 e 11 do Programa O segundo objectivo será exemplificado nos pontos 3-10 do Programa O terceiro objectivo corresponde ao ponto 12 do Programa O quarto objectivo atravessa todo o Programa

Avaliação / Assessment


Avaliação final: teste escrito/exame com consulta(100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teóricas expositivas; discussão de textos; estudos de caso; identificação e análise de problemas; discussão de problemas (brainstorming) aberta a toda a aula.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Objectivo A: aulas teóricas expositivas Objectivo B: estudos de caso; identificação e análise de problemas; discussão de problemas (brainstorming) aberta a toda a aula Objectivo C: discussão de textos Objectivo D: todas as metodologias de ensino usadas contribuem para este objectivo

Observações / Observations


Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Clark, David A. (ed.) (2006). The Elgar companion to development studies. Cheltenham: Edward Elgar. Currie-Alder, B., R. Kanbur and R. Medhora (eds.) (2014). Interantional Development: Ideas, Experiences and Prospects. Oxford: Oxford University Press. Desai, V. and R. Potter (ed.) (2007). The Companion to Development Syudies, 2nd edition. London: Routledge. Kothari, A., A. Salleh, A. Escobar, F. Demaria and A. Acosta (eds.) (2019). Pluriverse: A Post-Development Dictionary. New Delhi: Tulika Books. Peet, R. & Hartwick, E. (2015), Theories of Development: Contentions, Arguments, Alternatives, Third Edition. New York: Guilford Press. Rist, G. (2008). The History of Development: From Western Origins to Global Faith. London and New York: Zed Books.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16