Planeamento

Aulas

APRESENTAÇÃO DOS/AS PARTICIPANTES E DA UNIDADE CORRICULAR; CAP. 1 - DESENVOLVIMENTO - UM CONCEITO DO PÓS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, COM RAÍZES HISTÓRICAS RELEVANTES

- Apresentação dos/as Participantes;

- Apresentação da Unidade Curricular: objectivos, programa, bibliografia de referência e sistema de avaliação.
1.1. Principais critérios de validação e reconhecimento de um conceito
1.2. Os factores que explicam a emergência e reconhecimento do conceito de Desenvolvimento após a Segunda Guerra Mundial.


CAP. 1 - DESENVOLVIMENTO - UM CONCEITO DO PºOS - SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. COM RAÍZES HISTÓRICAS RELEVANTES

1.3. Desenvolvimento - um conceito e um mito da Modernidade europeia

1.4. O peso e as influências da Revolução Industrial
1.5. As inspirações e as influências da Revolução Francesa


CAP. 1 - DESENVOLVIMENTO - UM CONCEITO DO PÓS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, COM RAÍZES HISTÓRICAS DETERMINANTES; CAP. 2 - O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO DOMINANTE NO PÓS-GUERRA, DURANTE OS “30 GLORIOSOS”

1.6. Os principais mitos do Desenvolvimento decorrentes destas influências históricas 

2.1. Os exemplos das propostas teóricasde Arthur Lewis e de Walt Whitman Rostow
2.2. O crescimento económico como “condição necessária e suficiente” do Desenvolvimento 


CAP. 2 - O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO DOMINANTE NO PÓS-GUERRA, DURANTE OS “30 GLORIOSOS”

2.3. As críticas do “Terceiro Mundo” - a Escola da Dependência

2.4. As propostas da Teoria do Sistema-Mundo 


CAP. 3 - AS PROPOSTAS DE CONCEITOS DE DESENVOLVIMENTO ALTERNATIVO

3.1. Principais factores que, entre finais dos anos de 1960 e inícios de 1970, levaram à necessidade de propor novas abordagens do Desenvolvimento 

3.2. As principais propostas de novos conceitos de Desenvolvimento Alternativo (uma visão geral)


CAP. 3 - AS PROPOSTAS DE CONCEITOS DE DESENVOLVIMENTO ALTERNATIVO

3.2. As principais propostas de novos conceitos de Desenvolvimento Alternativo (uma visão geral)- Conclusão

3.3. O conceito de Desenvolvimento Sustentável, conceitos congéneres (Ecodesenvolvimento, Desenvolvimento Regenerativo…) e principais desafios que levantam


CAP. 3 - AS PROPOSTAS DE CONCEITOS DE DESENVOLVIMENTO ALTERNATIVO

3.3. O conceito de Desenvolvimento Sustentável, conceitos congéneres (Ecodesenvolvimento, Desenvolvimento Regenerativo e principais desafios que levantam (Conclusão)

3.4. Os conceitos de Desenvolvimento Local (uma visão introdutória) e de Desenvolvimento Participativo


CAP. 3 - AS PROPOSTAS DE CONCEITOS DE DESENVOLVIMENTO ALTERNATIVO

3.5. Os conceitos de Desenvolvimento Humano e de Desenvolvimento Social

3.6. O conceito de Desenvolvimento Integrado
3.7. Uma reflexão sobre as inovações e as limitações dos conceitos de Desenvolvimento Alternativo


CAP. 4 - AS CRÍTICAS E PROPOSTAS PÓS-DESENVOLVIMENTISTAS DE CONCEITOS ALTERNATIVOS AO DESENVOLVIMENTO

4.1. Principais críticas da corrente pós-desenvolvimentista e comentários a essas críticas

4.2. Principais conceitos alternativos ao Desenvolvimento (uma visão geral)
4.3. O conceito de Florescimento Humano
4.4. O conceito de Noflay
4.5. O conceito de Ubuntu


CAP. 4 -MAS CRÍTICAS E PROPOSTAS PÓS-DESENVOLVIMENTISTAS DE COMCEITOS ALTERNATIVOS AO DESENVOLVIMENTO

4.6. O conceito de Felicidade Interna Bruta

4.7. O conceito de “WELLBEING”


CAP. 4 - AS CRÍTICAS E PROPOSTAS PÓS-DESENVOLVIMENTISTAS DE CONCEITOS ALTERNATIVOS AO DESENVOLVIMENTO

4.8. O conceito de “Buen Vivir”


APRESENTAÇÃO DE CASOS DE DESENVOLVIMENTO

Apresentação das experiências dos Fóruns Comunitários de Canelas e Espiúnca e de Escariz, no concelho de Arouca, e do Fórum Social da Freguesia de Lourosa, no concelho de Santa Maria da Feira.


(AULA LECCIONADA TAMBÉM PELA PROF.ª BÁRBARA FERREIRA)