Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01998
Acrónimo :
01998
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos do Desenvolvimento

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns.

Objetivos Gerais / Objectives


O programa da UC está dividido em dois módulos com os seguintes objetivos gerais: Módulo 1 - Aprofundar o conhecimento sobre agendas de desenvolvimento e cooperação globais desde 2000 num contexto de uma nova "complexidade da incerteza"; Módulo 2 - Introdução ao conceito de "inovação para o desenvolvimento" no contexto da cooperação internacional.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Módulo 1: O1: Conhecer a analisar criticamente a nova "complexidade da incerteza" O2: Conhecer as as Agendas de desenvolvimento global O3: Conhecer e analisar criticamente a Agenda da Boa Governação O4: Conhecer e analisar os atuais e futuros desafios para o desenvolvimento global Módulo 2: O5: Proporcionar conhecimentos teóricos sobre os desafios da aprendizagem e inovação na cooperação para o desenvolvimento; O6: Explorar o Design Centrado nas Pessoas (Human-Centered Design) enquanto ferramenta prática para desenvolver soluções inovadoras para problemas de desenvolvimento global

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Módulo 1: P1: O Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) de 2021/2022 e a nova "complexidade da incerteza" P2: As Agendas de Desenvolvimento Global - dos ODM aos ODS (2000-2030) P3: Boa governação, Corrupção e Democracia no quadro do Desenvolvimento Global P4: Os Desafios para o Desenvolvimento Global no século XXI Módulo 2: P5: Abordagens à aprendizagem e inovação na cooperação para o desenvolvimento; P6: Aplicar o Design Centrado nas Pessoas (Human-Centered Design) num desafio real, em parceria com uma organização da sociedade civil portuguesa

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta UC tem dois objetivos centrais organizados em dois módulos. No primeiro módulo, os dois primeiros conteúdos programáticos (P1 e P2) são coerentes com O1 e O2 porque é apresentado e discutido em aula o RDH 2021/2022, a nova "complexidade da incerteza" que é o foco deste RDH e depois à luz desta nova realidade discutir o seu impacto na atual agenda de desenvolvimento global (ODS) e relacionar com a anterior (ODM). O conteúdo programático P3 corresponde ao O3 discutindo e desafiando as visões dominantes que atribuem uma causalidade primeira entre boa governação e desenvolvimento. O conteúdo programático P4 corresponde ao que se pretende com o O4 e que permite fazer a ligação com o Módulo 2 centrado na "inovação para o desenvolvimento" (inov4dev). Neste módulo, P5 e P6 respondem aos O5 e O6 ao introduzir os estudantes à prática da inov4dev.

Avaliação / Assessment


O(a) mestrando(a) pode optar pela avaliação periódica que inclui: 1) Módulo 1 - inclui apresentação de textos indicados pelo professor por grupos (30%) e ensaio individual (40%) 2) Módulo 2 - inclui apresentação oral de trabalhos de grupos (30%) A avaliação final será por exame (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Processo de Aprendizagem: 1) Aulas teórico-práticas 2) Análise de experiências e projetos práticos. 3) Apresentação de trabalhos de grupo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A concretização dos objetivos de aprendizagem da UC requer a utilização de diversas metodologias complementares. Os objetivos definidos para o Módulo 1 são atingidos através da exposição sistemática dos temas e conceitos fundamentais com oportunidade para análise crítica e debate por parte dos estudantes. Os objetivos definidos para o Módulo 2 são atingidos através primeiro da exposição das principais características do tema em específico em análise e debate seguido de um desafio real com parceira para aprendizagem da uma ferramenta prática. A participação dos estudantes nas aulas, e a interação com colegas e professor, é um elemento central das metodologias de ensino nesta UC. A participação dos alunos, em conjunto com o ensaio individual e de grupo assegura, em particular, os objetivos definidos para cada Módulo.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


1) PNUD (2022), Relatório de Desenvolvimento Humano 2011-22: Tempos Incertos, Vidas Instáveis: construir o futuro num mundo em transformação (Nova Iorque: UNDP) 2) Ang, Yuen Yuen (2020), Unbundling Corruption: Revisiting Six Questions on Corruption, Global Perspectives 1:1 3) Banco Mundial (2017), Relatório de Desenvolvimento Mundial: Governança e a Lei (Washington: BM) 4) Fukuyama, Francis (2013), What is Governance? Governance vol.26:3, pp.347-368 5) Andrews, Matt (2008), The Good Governance Agenda: Beyond Indicators without Theory, Oxford Development Studies 36:4, pp.379-407

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


1) Grindle, Merilee S. (2007), Good Enough Governance Revisited, Development Policy Review 25:5, pp.553-574 2) Marquette, H. (2021), Doing anti-corruption democratically, WFD anti-corruption and integrity series, 2, London: Westminster Foundation for Democracy

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16