Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estudos do Desenvolvimento
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2012/2013
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-´Conhecimentos básicos sobre o conceito e as práticas de desenvolvimento.
Objetivos Gerais / Objectives
-Aprofundar o conceito e as teorias de desenvolvimento; -Analisar as formulações mais recentes do conceito de desenvolvimento; -Conhecer experiências concretas de desenvolvimento; -Relacionar as questões de financiamento com as de desenvolvimento.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Esta disciplina visa o desenvolvimento dos seguintes tipos de competências: - Conhecimento e aprofundamento dos conceitos de Desenvolvimento, na sua evolução recente;- Conhecimento e aprofundamento dos fatores e dos desafios do conceito da fileira ambiental;-Conhecimento e aprofundamento dos fatores e dos desafios dos conceitos da fileira das pessoas e das comunidades;- Conhecimento e aprofundamento dos fatores e dos desafios dos conceitos da ?fileira dos Direitos Humanos e dos mínimos sociais;- Conhecimento e aprofundamento dos fatores e dos desafios do conceito de Desenvolvimento Integrado - Capacidade de elaborar argumentos teóricos em articulação com o conhecimento prático e de os comunicar a outrem - Capacidade de pesquisa pessoal com autonomia e motivação para aprender ao longo da vida - Capacidade de valorizar e sistematizar o conhecimento de base indutiva (a partir da prática) - Capacidade de desenvolvimento de uma pedagogia de solidariedade e de trabalho em grupo
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Principais características e desafios dos conceitos de Desenvolvimento propostos nos últimos 30 anos;2. O conceito de Desenvolvimento Sustentável-da perspetiva ambiental à visão tridimensional e heptadimensional;3. O conceito e as práticas de Desenvolvimento Local-iniciativas locais e paradigmas territorialista e neo-territorialista;4. O conceito e os desafios do Desenvolvimento Participativo, no contexto das propostas e dos debates sobre Democracia Participativa;5. O conceito e os indicadores de Desenvolvimento Humano-necessidades básicas e Direitos Humanos;6. O conceito e os compromissos do Desenvolvimento Social-Direitos Sociais, compromissos do Estado e políticas sociais;7. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio e os desafios do século XXI;8. O conceito de Desenvolvimento Integrado e o paradigma da complexidade;9. As relações entre o sector financeiro e o desenvolvimento;10.A micro-finança e os bancos cooperativos como instrumentos de desenvolvimento
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O objetivo central desta UC é dotar os alunos de conhecimentos sobre os principais fatores e desafios das mais importantes vertentes dos problemas e práticas do Desenvolvimento, tendo subjacente a perspetiva de que os fenómenos relacionados com o desenvolvimento têm de ser analisados numa perspetiva integrada e, muitas vezes, assumem uma natureza complexa. Nesta UC serão analisadas em particular três fileiras de fatores e desafios condicionantes do desenvolvimento dos Estados e comunidades: a fileira ambiental, a fileira das pessoas e comunidades e a fileira dos direitos humanos e sociais, correspondendo aos capítulos 1 a 8 do programa. Nos capítulos 9 e 10 procura-se analisar as relações entre o sector financeiro e o desenvolvimento.
Avaliação / Assessment
O(a) mestrando(a) pode optar por uma das seguintes formas de avaliação: Modalidade A: Nota Final = [Trabalho individual ou de grupo (4 elementos, no máximo) +[Participação nas aulas]* Modalidade B: Nota Final = [Exame Final]*100%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Processo de Aprendizagem: Aula teórica expositiva; Aulas teórico-práticas; Análise de experiências e projetos práticos. - Exposição da matéria por parte do docente, sendo a exposição da teoria enriquecida com exemplos práticos; - É sempre permitido o debate, a partir de questões colocadas pelos(as) mestrandos(as).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A concretização dos objetivos de aprendizagem da UC requer a utilização de diversas metodologias complementares. Os primeiros cinco objetivos são atingidos através da exposição sistemática dos temas e conceitos fundamentais por parte do docente, enriquecida com exemplos práticos, conhecidos ou vividos pelo próprio docente. A este respeito serão expostos estudos de caso com soluções inovadoras para os problemas do desenvolvimento. Naturalmente, que compete aos alunos complementar a matéria exposta na aula com a leitura da bibliografia sugerida, devendo as dúvidas surgidas serem colocadas na aula. Na verdade, a participação dos mestrandos nas aulas, e a interação com colegas e professor, é um elemento central das metodologias de ensino nesta disciplina. A participação dos alunos, em conjunto com o trabalho individual ou de grupo assegura, em particular, os quatro últimos objetivos , enriquecendo simultaneamente os cinco primeiros.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
-VAN DIEREN, W. (editor) (1995), ?Taking Nature into Account. Toward a Sustainable National Income. A Report to the Club of Rome?, Copernicus, Nova Iorque -FRIEDMANN, J. (1996), ?Empowerment. Uma Política de Desenvolvimento Alternativo?, Celta Editora. -FRAGOSO, A. (2005-a) ?Desenvolvimento Participativo: uma sugestão de reformulação conceptual?, in Revista Portuguesa de Educação, vol.18, nº1, Universidade do Minho, Braga, p.23-51. -COHEN, J., and EASTERLY, W. R. (2009) ?What Works in Development?: Thinking Big and Thinking Small?, Brookings Institution Press -AMARO, R. R. (2003),"Desenvolvimento- um conceito ultrapassado ou em renovação" Da teoria à prática e da prática à teoria, in "Cadernos de Estudos Africanos", nº 4, janeiro /julho , Lisboa, p.35-70. -AMARO, R. R. (2001),"Opções, Estratégias e Atores de Desenvolvimento em Confronto no Caso de Foz Coa" , in GONÇALVES, M. E.(coord.) (2001)"O Caso de Foz Coa : um laboratório de análise sócio-política", Edições 70, Lisboa.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
-
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16