Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01999
Acrónimo :
01999
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
48.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
30.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
6.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
36.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1164.0
Horas de Trabalho Total :
1200.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos do Desenvolvimento

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Objetivos Gerais / Objectives


O Programa da Unidade Curricular Seminário de Investigação tem por objectivo apoiar os participantes na preparação das respectivas dissertações e trabalhos de projecto.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O Programa tem também como objectivos de aprendizagem: OA1. Contribuir para a consolidação da formação académica dos participantes e para a realização autónoma de trabalho de investigação; OA2. Preparar os participantes para lidar com as implicações potenciais da investigação em Estudos de Desenvolvimento nas suas dissertações e projectos; OA3. Capacitar os participantes para a comunicação de propostas e resultados de investigação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Contexto CP2. O contexto histórico contemporâneo e o pensamento científico CP3. Estrutura geral da dissertação: ?Como se faz uma dissertação?? CP4. Contexto do problema de investigação CP5. Enquadramento teorico-conceptual (modelo de análise) CP6. Metodologia CP7. Resultados e conclusões CP8. Questões formais

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos oferecem aos participantes informação que lhes permita situar as expectativas que se colocam à preparação das respectivas dissertações e projetos em contexto académico no quadro mais geral em que se colocam os desafios à produção cientifica (OA 1 - CP 3,4,5,6,7,8), situando a especificidade dos desafios que se colocam na investigação em Estudos de Desenvolvimento nas condições contemporâneas (OA 2 - CP 1,2) e comunicando propósitos e resultados de investigação (OA 3 - CP 7).

Avaliação / Assessment


Uma vez submetida a dissertação, é nomeado um Júri para avaliar a qualidade do trabalho realizado. A classificação atribuída nesta unidade curricular corresponde à classificação atribuída pelo júri ao trabalho final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O desenvolvimento da unidade curricular assenta em: a) delimitação do quadro global de referência; b) os participantes são convidados a apresentar regularmente o 'ponto de situação' dos seus trabalhos de investigação (contexto, 'questão de partida', quadro teórico-conceptual, metodologia, etc.); c) os participantes são convidados a exercitar e consolidar a sua capacidade de reflexão coletiva em aproximação a um processo de 'co-orientação inter-pares'

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia que se propõe para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem visa a progressiva consolidação dos projectos de investigação (dissertação ou trabalho de projeto) com base na construção de um clima de confiança favorável à explicitação e superação de dificuldades através da prática da 'co-orientação inter-pares' facilitada pelo docente.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Albarello, L. 1997, Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais, Gradiva, Lisboa Flick, Uwe 2005, Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Monitor, Lisboa Flyvbjerg, B. 2006, Five Misunderstandings About Case-Study Research, Qualitative Inquiry, Vol. 12, nº 2 Hancké, B. 2009, Intelligent Research Design: A Guide for Beginning Researchers in the Social Sciences, Oxford University Press, Oxford, Quivy, Raymond e LucVan Campenhoudt 1992, Manual de Investigação em Ciências Sociais, Gradiva, Lisboa Santos, B.S. 1987, Um Discurso Sobre as Ciências, Afrontamento, Porto Silva, A.S., Pinto, J. M. (org.) 1986, Metodologia das Ciências Sociais, Afrontamento, Porto

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16