Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02000
Acrónimo :
02000
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
48.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
30.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
6.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
36.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1164.0
Horas de Trabalho Total :
1200.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos do Desenvolvimento

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2013/2014

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo desta UC é o de permitir aos alunos uma primeira experiência de investigação sobre uma questão concreta ou estudo de caso relacionado com o programa do Mestrado.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC o aluno deverá demonstrar: 1.Possuir capacidade de compreensão e de aplicação de conhecimentos a problemas complexos e novos. 2. Possuir capacidade para formular questões de pesquisa pertinentes e conceber e aplicar metodologias de resposta às respetivas perguntas. 3. Possuir capacidades de pesquisa e análise crítica da bibliografia pertinente e/ou de outras fontes de suporte ao trabalho académico. 4. Possuir capacidade de reflexão crítica e de argumentação lógico-científica em torno de questões complexas. 5. Possuir capacidade de comunicação escrita e oral, transmitindo os seus conhecimentos e conclusões sem ambiguidades, com rigor conceptual e respeitando as exigências da escrita académica, nomeadamente no que respeita às regras de citação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Dada a natureza desta UC, o Orientador definirá um programa de trabalho personalizado para cada aluno, atendendo ao seu projeto contreto. Apesar disto, é possível dizer que, de uma forma geral, o programa da UC será elaborado em torno dos seguintes pontos: 1. Escolha e formulação de um tema de investigação; 2. Estudo da bibliografia existente sobre o tema, assim como da realidade/caso concreto em análise; 3. Formulação das perguntas de investigação e elaboração da problemática; 4. Escolha da metodologia e técnicas de análise empírica; 5. Recolha de dados empíricos; 6. Análise quantitativa/qualitativa dos dados empíricos no sentido de procurar respostas para as perguntas de investigação; 7. Redação do projeto , com síntese e análise crítica dos resultados e das soluções/recomendações propostas; 8. Provas Públicas de defesa do projeto .

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O objetivo "capacidade de compreensão e de aplicação de conhecimentos a problemas complexos em situações novas" é transversal a todo o programa. Os pontos 1, 3, 4 e 6 do programa contribuem para atingir o objetivo de o aluno ser capaz de formular uma questão (ou várias) de pesquisa e de conceber e aplicar a metodologia de resposta à questão. O objetivo referente à capacidade de pesquisa e análise crítica da bibliografia pertinente e de outras fontes será desenvolvido em particular nos pontos 2 e 5 do programa, referentes ao estudo da bibliografia e à recolha de dados empíricos. A capacidade de reflexão crítica e de argumentação do aluno será desenvolvida em particular na redação do projeto , mas estará presente também em todos os outros pontos do programa. Finalmente, a capacidade de comunicação escrita e oral será estimulada em particular pela redação e defesa pública do projeto.

Avaliação / Assessment


Uma vez submetido o projeto , o candidato ao grau de Mestre é sujeito a uma Prova Pública de defesa do Projeto . No final da Prova Pública, o Júri reúne para - em face do Projeto apresentado e do desempenho do candidato durante essa prova pública - atribuir uma classificação à Unidade Curricular "Trabalho de Projeto ".

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


São utilizadas diversas metodologias de ensino associadas ao trabalho autónomo do aluno, designadamente: pesquisa bibliográfica; procura de documentos legais; identificação e análise de problemas; procura de dados em bases estatísticas e na internet; trabalho de campo (entrevistas, questionários, estudos de caso); prática de técnicas estatísticas/econométricas e de técnicas de análise qualitativa, escrita de relatórios, apresentações orais e discussões com o orientador.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A diversidade de metodologias de ensino adotadas nesta UC visa dotar o estudante das várias competências necessárias para a elaboração de um trabalho académico. A aplicação das diversas metodologias referidas em cima concorrem de uma forma geral para o desenvolvimento de capacidades de aplicação de conhecimentos a problemas complexos e novos (objetivo 1). A identificação e análise de problemas, e a prática de técnicas estatísticas/econométricas e de técnicas de análise qualitativa elaboradas autonomamente pelo aluno em colaboração com o orientador, permitir-lhe-á desenvolver a capacidade de formular uma questão de pesquisa e conceber e aplicar a metodologia de resposta a esta questão (objetivo 2). O tratamento dos dados permitirá aplicar e aprofundar os conhecimentos obtidos, na parte curricular, em métodos estatísticos ou econométricos ou em análise qualitativa. A pesquisa bibliográfica, a procura de documentos legais, a procura de dados em bases estatísticas e na internet, o trabalho de campo (entrevistas, questionários e estudos de caso) elaboradas pelo aluno, sob orientação do professor, permite desenvolvolver competências e conhecimentos de pesquisa e análise crítica de bibliografia e outras fontes de suporte (objetivo 3). A pesquisa bibliográfica e as leituras dos trabalhos selecionados é indispensável para o estudante conhecer o estado da arte, para obter informação e ideias para a sua questão de investigação e metodologia a aplicar. A elaboração de documentos escritos e de apresentações orais, bem como as diversas reuniões com o orientador, permitem desenvolver competências de comunicação escrita e oral (objetivoobjectivo 5), ao mesmo tempo que promovem a construção da capacidade de reflexão crítica e de argumentação lógico-científica (objetivo 4).

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


-Quivy, R. e Van Campenhoudt, L. (2008, 1995), Manual de investigação em ciências sociais, 2ª edição, Lisboa, Gradiva. -Punch, K. F. (2007), Developing effective research proposals, 2nd edition, Sage Publications. -Gustavsson, B. (2007), The Principles of Knowledge Creation ? Research Methods in Social Sciences, Cheltenham, Edward Elgar. -Bui, Y. N. (2009), How to write a Master's Thesis, Sage Publications.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16