Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
- Conhecer os objetivos, princípios e conceitos da gestão ambiental e obter capacidade para analisar os problemas ambientais na ótica da gestão das organizações numa perspetiva integrada. - Obter capacidade crítica para analisar e avaliar as estratégias de gestão ambiental das organizações e a escolha e aplicação de instrumentos e técnicas para lidar com as questões ambientais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
- Conhecer os desafios que as problemáticas ambientais colocam às diferentes funções da empresa - Compreender a aplicação do conceito de sustentabilidade à gestão das organizações no contexto económico, social, legal e político - Compreender conceitos chave para a melhoria do desempenho ambiental e da sustentabilidade das organizações como os de sistemas de gestão ambiental, economia circular, normas ambientais, ecoeficiência, ecoconcepção, análise de risco) - Desenvolver capacidade para selecionar e aplicar os principais instrumentos e técnicas de gestão ambiental nas organizações (como as Auditorias, a Análise do Ciclo de Vida ou a Avaliação de Impactos Ambientais) - Conhecer e discutir exemplos de estratégias de gestão ambiental como fonte potencial de benefícios e de competitividade para as organizações (a partir da análise de estudos de caso) - Desenvolver a capacidade para transmitir as questões da gestão ambiental em trabalho escrito ou oral e em apresentação visual
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução à empresa 1.1. As funções da empresa 1.2. Os 'stakeholders' e as diferentes esferas de ação 2. Introdução à Gestão Ambiental das Empresas 2.1. Objetivos e âmbito da Gestão Ambiental 2.2. Funções da empresa com orientação ambiental 2.3. Critérios de sucesso da gestão ambiental 2.4. As empresas e o Desenvolvimento Sustentável: o modelo dos 3 capitais 2.5. Quadros de análise para as empresas sustentáveis 2.6. Tipologia geral de instrumentos para a gestão ambiental das empresas 3. Instrumentos de Análise e Gestão do Desempenho Ambiental 3.1. Sistemas de Gestão Ambiental 3.2. Auditoria Ambiental 3.3. Indicadores de Desempenho Ambiental 3.4. Eco-conceção de produtos 3.5. Análise do Ciclo de Vida 4. Instrumentos de Avaliação e de Política Ambiental 4.1. Avaliação de Impactos Ambientais 4.2. Avaliação Ambiental Estratégica 4.3. Gestão do Risco Ambiental 5. Estratégias de gestão ambiental e sua discussão
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os pontos 1 e 2 dos conteúdos programáticos permitem conhecer os objetivos e princípios da gestão ambiental e analisar os problemas ambientais na ótica da gestão das organizações. Permitem ainda conhecer os desafios que as problemáticas ambientais colocam às diferentes funções da empresa e o posicionamento das empresas face ao desenvolvimento sustentável. O ponto 3 e 4 permitem compreender a conceção e a implementação de sistemas de gestão ambiental numa perspetiva de melhoria do desempenho ambiental das organizações e apresentar outros instrumentos relevantes de análise e gestão do desempenho ambiental e de avaliação e política ambiental. Finalmente, o ponto 5 permite conhecer e discutir exemplos de estratégias de gestão ambiental (como fonte potencial de benefícios e de competitividade para as empresas).
Avaliação / Assessment
A avaliação contínua inclui: 1. Trabalho final individual de aprofundamento de um tema de gestão do ambiente à escolha do aluno (80%) 2. Trabalho intermédio (em equipa) sobre um problema ambiental da atualidade e sua discussão em aula (20%) É disponibilizado aos alunos um guião para apoio à realização dos trabalhos. Na fase inicial dos trabalhos os alunos deverão enviar ao docente pequena nota com indicação do tema e estrutura de desenvolvimento propostos A avaliação final consiste na realização de um Teste/exame final que corresponde a 100% da nota da disciplina A avaliação na UC pressupõe nota mínima final de 9,5 valores. A presença em aula deverá ser pelo menos de 2/3 do total.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Combinação de módulos do programa de caráter mais teórico, onde são introduzidos os princípios e conceitos fundamentais e onde é dado aos alunos o guião genérico das matérias, com aulas de caráter mais aplicado onde os alunos desenvolvem as suas competências. São apresentados quadros conceptuais que permitem apoiar a colocação de questões de análise crítica sobre o posicionamento estratégico das empresas na sua gestão ambiental. A pesquisa e o estudo autónomo são fortemente encorajados, mas de modo combinado com a realização de trabalho em grupo a preparar pelos alunos e a apresentar na aula. É atribuída muita importância à participação nas aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias propostas, de natureza mais teórica ou mais aplicada, são adequadas à apreensão pelos alunos dos princípios e dos conceitos fundamentais da gestão ambiental e ao desenvolvimento de competências em relação aos principais métodos e técnicas conducentes à melhoria do desempenho ambiental e da sustentabilidade das organizações. Grande importância é atribuída à participação ativa dos alunos nas aulas, o que possibilitará uma melhor compreensão das matérias e a sua aplicação na análise de estudos de caso relativos à implementação de estratégias de gestão ambiental. A realização pelos alunos, como provas de avaliação, de um trabalho individual de aprofundamento de um tema de gestão do ambiente, e também de um projeto em grupo sobre um ou mais tópicos do programa e que será apresentado em aula, permite combinar pesquisa individual e trabalho autónomo dos alunos com trabalho em grupo. Os trabalhos a realizar pelos alunos constituem ainda um meio para integrar e desenvolver conhecimentos de natureza teórica e empírica adquiridos ao longo do programa da disciplina, contribuindo assim para o desenvolvimento de competências específicas dos alunos.
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Plauchu, V. (2014), 'Management Environnemental. Analyses, Stratégies, Mise en Oeuvre', Ed. Campus Ouvert. - Braga, J. e Morgado, E. (2012), 'Guia do Ambiente', Monitor. - Barrow, C. (2006), 'Environmental Management for Sustainable Development', Routledge Introductions to Environment. - Schaltegger, S., Burritt, R. e Petersen (2017), 'Introduction to Corporate Environmental Management: Striving for Sustainability', Sheffield: Greenleaf.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Revistas: Journal of Environmental Management, Sustainable Development, Journal of Cleaner Production, Ecological Economics, entre outras - Richard, J. E Plot, E. (2014), 'La gestion environnementale', La Découverte. - Brady, J (ed) (2011), 'Environmental Management in Organizations: The IEMA Handbook', The Institute of Environmental Management and Assessment (IEMA), Earthscan, London.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16