Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02008
Acrónimo :
02008
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia Política

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo geral desta Unidade Curricular é dotar o/as estudantes do conhecimento necessário ao entendimento aprofundado da intersecção entre inovação e sustentabilidade, dotando-os de ferramentas analíticas e críticas para compreender e influenciar o desenvolvimento e implementação de políticas e práticas que promovam a transição ecológica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta unidade curricular, o/as estudantes deverão ser capazes de: - OA1 - Compreender os conceitos fundamentais de inovação e a sua interligação com a sustentabilidade. - OA2 - Analisar processos de inovação e transição para a sustentabilidade, identificando os seus impulsionadores e barreiras. - OA3 - Identificar e avaliar diferentes tipos de inovações verdes e os modelos de negócio sustentáveis que as suportam. - OA4 - Analisar criticamente o papel das políticas públicas na promoção da inovação e da transição ecológica. - OA5 - Aplicar os conhecimentos adquiridos na análise de casos reais de sucesso e desafios em inovação e políticas verdes.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Fundamentos de Inovação e Sustentabilidade Definição e tipologias de inovação Paradigmas tecnológicos Inovação e sustentabilidade 2. A Transição para a Sustentabilidade e o Papel da Inovação Modelos e teorias da transição socio-técnica Desafios e oportunidades na transição ecológica 3. Modelos de Negócio Sustentáveis e Inovação Verde Conceitos e exemplos de modelos de negócio sustentáveis (economia circular, servitização, partilha) Estratégias de inovação para a sustentabilidade nas empresas Avaliação do impacto ambiental e social das inovações 4. Adoção e Difusão de Inovações Verdes O papel dos consumidores, empresas e governos na difusão da inovação verde Fatores que influenciam a adoção de tecnologias e práticas sustentáveis Marketing e comunicação de inovações verdes 5. Políticas Públicas para a Inovação e Sustentabilidade Instrumentos de política para promover a inovação verdes Governança e atores chave na formulação e implementação de políticas verdes 6. Casos de Estudo

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


O CP1 é crucial para compreender a terminologia e as bases teóricas que sustentam a UC, (OA1). O CP2 permite analisar os desafios e oportunidades inerentes a transição ecológica, bem como o papel central da inovação (OA2). O CP3 permite identificar as oportunidades para a criação de valor através de abordagens mais ecológicas, capacitando para identificar e avaliar como as organizações podem reestruturar-se para um futuro mais sustentável (OA3). O CP4 capacita os estudantes a analisar criticamente os fatores que impulsionam ou dificultam a sua aceitação. Este conhecimento é vital para quem pretende desenvolver ou implementar práticas empresariais (OA3) e políticas que incentivem a inovação sustentável (OA4). O CP5 permite desenvolver a capacidade de analisar criticamente o papel das políticas e de propor soluções para os desafios da sustentabilidade (OA4). Finalmente o CP6 consolida todo o conhecimento adquirido, permitindo aplicar os conceitos e teorias a cenários reais (OA5).

Avaliação / Assessment


1. Avaliação ao longo do semestre: Trabalho de grupo composto por trabalho escrito (formato artigo) e apresentação oral (50%) + realização de um teste individual no fim do semestre (50%). O tema do trabalho será definido tendo em atenção o programa da Unidade Curricular e os interesses de investigação dos participantes. Será desenvolvido após acordo da docente relativamente ao tema escolhido e à metodologia a adotar. Nota mínima de 8 em cada elemento. 2. Avaliação por exame: Exame escrito individual (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Nesta UC, as metodologias de ensino serão diversificadas e dinâmicas, procurando não só transmitir conhecimento teórico, mas também estimular a participação ativa, o pensamento crítico e a aplicação prática dos conceitos. As aulas serão conduzidas com uma abordagem mista que privilegia a interação e o envolvimento dos estudantes. As aulas terão elementos expositivos, onde os conceitos teóricos fundamentais, os frameworks de análise e os modelos conceptuais serão apresentados de forma clara e estruturada. No entanto, esta exposição será sempre complementadas por momentos de discussão interativa, incentivando os estudantes a questionar, partilhar perspetivas e relacionar os conteúdos com a sua própria experiência e conhecimento prévio. A análise de artigos científicos e relatórios relevantes na área será uma constante, permitindo aos alunos aprofundar temas específicos e familiarizarem-se com a pesquisa mais recente em inovação e políticas verdes. Um pilar central da metodologia de ensino será a análise e discussão de casos de estudo reais, tanto a nível nacional como internacional. Estes casos servirão como laboratório para aplicar os conceitos aprendidos, permitindo aos estudantes identificar e compreender os desafios e as oportunidades da inovação e das políticas de sustentabilidade em diferentes contextos. Através desta abordagem, será possível compreender as complexidades da transição verde e as nuances da implementação de inovações sustentáveis. Para consolidar a aprendizagem e fomentar o trabalho colaborativo, será proposto um trabalho de grupo, sobre um caso específico (a análise crítica de uma política existente, a proposta de uma inovação verde ou o desenvolvimento de um modelo de negócio sustentável). Esta componente prática é essencial para que os estudantes desenvolvam a capacidade de investigação, análise e síntese, bem como a sua capacidade de apresentar e defender ideias.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e as estratégias de avaliação desta UC foram planeadas para estarem intrinsecamente ligadas aos OA, assegurando que os estudantes não só adquiram conhecimento, mas também desenvolvam as competências necessárias para aplicar esse conhecimento de forma eficaz. OA1. As aulas expositivas serão essenciais para apresentar e clarificar os conceitos fundamentais. A discussão interativa e a análise de artigos científicos aprofundarão a compreensão teórica, permitindo aos estudantes assimilar os alicerces da disciplina. O teste escrito ou exame final será fundamental para verificar a apreensão dos conceitos teóricos e a sua interligação, garantindo que os estudantes dominam a base conceptual da UC. OA2. A análise de casos de estudo reais será crucial, pois permite aos estudantes observar e discutir exemplos práticos de transições, identificando os fatores que as impulsionam ou dificultam. As aulas expositivas fornecerão os modelos e teorias da transição. O trabalho de de grupo que envolvam a análise de um processo de transição ou de um desafio de sustentabilidade permitirão aos estudantes demonstrar a sua capacidade de análise crítica. A apresentação oral destes trabalhos reforçará esta competência. OA3. As aulas expositivas apresentarão as tipologias e frameworks de análise. A análise de casos de estudo será a principal ferramenta para que os estudantes possam identificar e avaliar inovações e modelos de negócio sustentáveis em contextos reais. O trabalho de grupo, particularmente se focar na análise de um modelo de negócio sustentável ou de uma inovação verde específica, permitirá a avaliação direta da capacidade de identificação e avaliação dos estudantes. A apresentação oral destes trabalhos reforçará esta competência. OA4. As aulas expositivas apresentarão os principais conceitos e abordagem teóricas. A análise e discussão de casos de estudo que envolvam a intervenção de políticas públicas, aliada à discussão interativa e à análise de relatórios de políticas, fomentará a capacidade de análise crítica. Os trabalhos de grupo que foquem a análise crítica de políticas existentes permitirá a avaliação direta deste objetivo. A apresentação oral permitirá discutir e defender essas análises. OA5. A análise de casos de estudo é central para este objetivo. Os trabalhos de grupo reforçam esta competência, e permitem avaliar a capacidade dos estudantes de aplicar os conhecimentos teóricos a situações do mundo real, seja na análise de um sucesso ou na proposição de uma solução para um desafio.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Boons, F., & McMeekin, A. (Eds.). (2019). Handbook of sustainable innovation. Edward Elgar. - EC (2020), A new Circular Economy Action Plan For a cleaner and more competitive Europe, COM(2020) 98 final, Brussels. - EC (2019), The European Green Deal, COM(2019) 640 final, Brussels. - Foxon, T.J., Kohler, J. and Oughton, C. (2008), Innovation for a Low Carbon Economy: Economic, Institutional and Management Approaches, Edward Elgar. - Gale, F. P. (2018). The Political Economy of Sustainability. Edward Elgar Publishing. - Geels, F., Hekkert, M. and Jacobsson, S. (2011), The Dynamics of Sustainable Innovation Journeys, Routledge. - OECD (2015), Towards Green Growth? Tracking Progress, Paris, OECD. - OECD/IEA/NEA/ITF (2015), Aligning Policies for a Low-carbon Economy, OECD Publishing, Paris. - van den Bergh, J.C.J.M., Faber, A., Idenburg, A.M. and Oosterhuis, F.H. (2007), Evolutionary Economics and Environmental Policy: Survival of the Greenest, Edward Elgar.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Audretsch, D.B., Falck, O., Heblich, S. and Lederer, A. (2011), Handbook of Research on Innovation and Entrepreneurship, Cheltenham, Edward Elgar. - Bergek, A., Jacobsson, S., Carlsson, B., Lindmark, S., and Rickne, A. (2008), Analyzing the functional dynamics of technological innovation systems: A scheme of analysis, Research Policy, 37 (3): 407-429. - Dean, T.J. e McMullen, J.S. (2007), Toward a theory of sustainable entrepreneurship: Reducing environmental degradation through entrepreneurial action, Journal of Business Venturing, 22 (1): 50-76 - Geels, F.W. and Kemp, R. (2007), Dynamics in socio-technical systems: Typology of change processes and contrasting case studies, Technology in Society, 29(4), 441-455. - Hekkert, M.P. and Negro, S.O. (2009), Functions of innovation systems as a framework to understand sustainable technological change: Empirical evidence for earlier claims, Technological Forecasting and Social Change, 76(4): 584-594. - Lund, P.D. (2009), Effects of energy policies on industry expansion in renewable energy, Renewable Energy, 34(1): 53-64 - Marinova, D., Annandale, D. and Phillimore, J. (2007), The International Handbook on Environmental Technology Management, Edward Elgar. - OECD (2011), Greening Household Behaviour: The Role of Public Policy, OECD Publishing - Ratten, V., Ramirez-Pasillas, M., & Lundberg, H. (Eds.). (2019). Managing sustainable innovation. Routledge. - Raven, R. and Verbong, G. (2007), Multi-Regime Interactions in the Dutch Energy Sector: The Case of Combined Heat and Power Technologies in the Netherlands 1970-2000, Technology Analysis & Strategic Management, 19(4): 491-507. - Skea, J., Van Diemen, R., Hannon, M., Gazis, E., & Rhodes, A. (2019). Energy Innovation for the Twenty-First Century. Edward Elgar. - Spaargaren, G. (2011), Theories of practices: Agency, technology, and culture. Exploring the relevance of practice theories for the governance of sustainable consumption practices in the new world-order, Global Environmental Change, 21(3): 813-822. - Unruh, G.C. (2000), Understanding carbon lock-in, Energy Policy, 28(12): 817-830 - Unruh, G.C. (2002), Escaping carbon lock-in, Energy Policy, 30(4), 317-325. - van Geenhuizen, M., Holbrook, A., & Taheri, M. (Eds.). (2018). Cities and Sustainable Technology Transitions: Leadership, Innovation and Adoption. Edward Elgar. - Wustenhagen, R., Wolsink, M., and Burer, M. J. (2007), Social acceptance of renewable energy innovation: An introduction to the concept, Energy Policy, 35(5): 2683-2691. On-line resources: - OECD Green Growth Studies: https://www.oecd-ilibrary.org/environment/oecd-green-growth-studies_22229523 - European Commission: https://ec.europa.eu - UN Sustainable Development Knowledge Platform: https://sdgs.un.org/publications

Data da última atualização / Last Update Date


2025-08-14