Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia Política
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se dotar os alunos de conhecimento e informação necessários ao desenvolvimento de competências de análise e desenho de políticas públicas, instrumentos e ações que visem contribuir para a sustentabilidade ambiental com recurso a soluções baseadas na inovação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Conhecimento e compreensão 1.Conhecer e compreender os conceitos básicos de inovação para a sustentabilidade ambiental, incluindo a noção de mudança de sistema sociotécnico; 2.Conhecer e compreender os problemas atuais que necessitam deste tipo de inovação; 3.Conhecer e compreender as barreiras à mudança de sistema sociotécnico; 4. Conhecer e compreender as modelos de negócio para gerar e gerir este tipo de inovaçãos; 5. Conhecer e compreender o papel do comportamento dos consumidores na inovação verde; 6.Conhecer e compreender as principais políticas a nível português e europeu que contribuem para a sustentabilidade ambiental. Capacidade de aplicação e capacidade de avaliação 7.Capacidade de identificar e analisar criticamente casos de sucesso relevantes de inovação verde.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Apresentação dos conceitos fundamentais: inovação; tipos de inovação; paradigmas tecnológicos 2. Inovação e sustentabilidade 3. A transição para a sustentabilidade 4. Modelos de negócio sustentáveis; 5. Padrões de consumo e adoção da inovação; 6. Políticas verdes em Portugal e na UE; 7. Casos de estudo de inovação e políticas verdes
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objectivos de aprendizagem estão contemplados no programa como segue: OA1: ponto 1 do Programa OA2: ponto 2 do Programa OA3: pontos 1 e 3 do Programa OA4: ponto 4 do Programa OA5: ponto 5 do Programa OA6: ponto 6 do Programa OA7: ponto 7 do Programa
Avaliação / Assessment
1. Avaliação periódica: Trabalho de grupo composto por trabalho escrito (formato artigo) e apresentação oral (50%) + realização de um teste individual no fim do semestre (50%). O tema do trabalho será definido tendo em atenção o programa da Unidade Curricular e os interesses de investigação dos participantes. Será desenvolvido após acordo da docente relativamente ao tema escolhido e à metodologia a adotar. Nota mínima de 8 em cada elemento. 2. Avaliação por exame: Exame escrito individual (100%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas teóricas expositivas para apresentação de conceitos e teorias. Debate com base na análise de diversos materiais: textos, videos, casos; Pesquisa de dados em bases estatísticas e de informação qualitativa na Internet; Estudo de casos; Identificação e análise de problemas; Trabalhos de grupo realizados extra-aula com apresentação e discussão posterior na sala de aula.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As "aulas teóricas expositivas seguidas de debate" permitem transmitir e discutir os conceitos e quadros de referência teóricos relevantes (OA1 a OA5). Os "estudos de caso e identificação e análise de problemas", e a "procura de dados e informação na Internet" estimulam a análise e discussão de políticas verdes (OA6) e de casos de inovação (OA7) concretos. Os "trabalhos de grupo" incidem sobre casos de inovação verde concretos, que identificam e avaliam criticamente (OA7).
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Boons, F., & McMeekin, A. (Eds.). (2019). Handbook of sustainable innovation. Edward Elgar. - EC (2020), A new Circular Economy Action Plan For a cleaner and more competitive Europe, COM(2020) 98 final, Brussels. - EC (2019), The European Green Deal, COM(2019) 640 final, Brussels. - Foxon, T.J., Kohler, J. and Oughton, C. (2008), Innovation for a Low Carbon Economy: Economic, Institutional and Management Approaches, Edward Elgar. - Gale, F. P. (2018). The Political Economy of Sustainability. Edward Elgar Publishing. - Geels, F., Hekkert, M. and Jacobsson, S. (2011), The Dynamics of Sustainable Innovation Journeys, Routledge. - OECD (2015), Towards Green Growth? Tracking Progress, Paris, OECD. - OECD/IEA/NEA/ITF (2015), Aligning Policies for a Low-carbon Economy, OECD Publishing, Paris. - van den Bergh, J.C.J.M., Faber, A., Idenburg, A.M. and Oosterhuis, F.H. (2007), Evolutionary Economics and Environmental Policy: Survival of the Greenest, Edward Elgar.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Audretsch, D.B., Falck, O., Heblich, S. and Lederer, A. (2011), Handbook of Research on Innovation and Entrepreneurship, Cheltenham, Edward Elgar. - Bergek, A., Jacobsson, S., Carlsson, B., Lindmark, S., and Rickne, A. (2008), Analyzing the functional dynamics of technological innovation systems: A scheme of analysis, Research Policy, 37 (3): 407-429. - Dean, T.J. e McMullen, J.S. (2007), Toward a theory of sustainable entrepreneurship: Reducing environmental degradation through entrepreneurial action, Journal of Business Venturing, 22 (1): 50-76 - Geels, F.W. and Kemp, R. (2007), Dynamics in socio-technical systems: Typology of change processes and contrasting case studies, Technology in Society, 29(4), 441-455. - Hekkert, M.P. and Negro, S.O. (2009), Functions of innovation systems as a framework to understand sustainable technological change: Empirical evidence for earlier claims, Technological Forecasting and Social Change, 76(4): 584-594. - Lund, P.D. (2009), Effects of energy policies on industry expansion in renewable energy, Renewable Energy, 34(1): 53-64 - Marinova, D., Annandale, D. and Phillimore, J. (2007), The International Handbook on Environmental Technology Management, Edward Elgar. - OECD (2011), Greening Household Behaviour: The Role of Public Policy, OECD Publishing - Ratten, V., Ramirez-Pasillas, M., & Lundberg, H. (Eds.). (2019). Managing sustainable innovation. Routledge. - Raven, R. and Verbong, G. (2007), Multi-Regime Interactions in the Dutch Energy Sector: The Case of Combined Heat and Power Technologies in the Netherlands 1970-2000, Technology Analysis & Strategic Management, 19(4): 491-507. - Skea, J., Van Diemen, R., Hannon, M., Gazis, E., & Rhodes, A. (2019). Energy Innovation for the Twenty-First Century. Edward Elgar. - Spaargaren, G. (2011), Theories of practices: Agency, technology, and culture. Exploring the relevance of practice theories for the governance of sustainable consumption practices in the new world-order, Global Environmental Change, 21(3): 813-822. - Unruh, G.C. (2000), Understanding carbon lock-in, Energy Policy, 28(12): 817-830 - Unruh, G.C. (2002), Escaping carbon lock-in, Energy Policy, 30(4), 317-325. - van Geenhuizen, M., Holbrook, A., & Taheri, M. (Eds.). (2018). Cities and Sustainable Technology Transitions: Leadership, Innovation and Adoption. Edward Elgar. - Wustenhagen, R., Wolsink, M., and Burer, M. J. (2007), Social acceptance of renewable energy innovation: An introduction to the concept, Energy Policy, 35(5): 2683-2691. On-line resources: - OECD Green Growth Studies: https://www.oecd-ilibrary.org/environment/oecd-green-growth-studies_22229523 - European Commission: https://ec.europa.eu - UN Sustainable Development Knowledge Platform: https://sdgs.un.org/publications
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16