Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia Política
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não há
Objetivos Gerais / Objectives
O modelo de desenvolvimento económico dominante, tanto nos países ocidentais como nos países menos desenvolvidos, tem sido marcado pela desestabilização das relações sociais e pelo aumento das desigualdades, comprometendo a sua sustentabilidade social. Adicionalmente, a tripla crise planetária e os processos de descarbonização e transição digital em curso têm gerado novas formas de desigualdade. De forma a alcançar processos de desenvolvimento socialmente justos as pessoas e as comunidades devem integrar as soluções adotadas em vários níveis de atuação, nomeadamente: global, nacional e organizacional. Partindo deste contexto, o objetivo geral da UC é identificar e refletir acerca dos problemas sociais que acompanham os processos de crescimento e desenvolvimento, estimulando uma análise crítica das diferentes perspetivas e abordagens da sustentabilidade social.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do semestre os estudantes terão adquirido as seguintes competências i) identificar e compreender os problemas sociais associados ao atual modelo de desenvolvimento; ii) explicar o significado do conceito de sustentabilidade social, numa perspetiva global, societal e organizacional; iii) analisar criticamente os indicadores de desenvolvimento e sustentabilidade social; iv) debater as relações entre a sustentabilidade social e as transições digital e ecológica; v) discutir políticas que visam a sustentabilidade social.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução: Definição e dimensões da sustentabilidade social O conceito de sustentabilidade social Indicadores da dimensão social e humana do desenvolvimento 2. Desenvolvimento sustentável, desigualdades e bem-estar Desigualdade, equidade e justiça social As discussões em torno do Bem-estar Desenvolvimento sustentável e desenvolvimento inclusivo 3. Sustentabilidade Social e Transições Digital e Ecológica Transições justas Digitalização e sustentabilidade social 4. Organizações e sustentabilidade social Inovação social e empreendedorismo social Responsabilidade social das organizações
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA i – todos os conteúdos programáticos OA ii – CP1, CP2 e CP4 OA iii – CP1, CP2 e CP4 OA iv – CP3 OA v - CP2, CP3 e CP4
Avaliação / Assessment
Em regime de avaliação periódica, os estudantes são avaliados com base na elaboração e apresentação de um trabalho de grupo incidindo sobre um tema do programa (50%) e na realização de um teste individual no fim das aulas (50%). Os alunos podem optar pelo Exame final, que contará para 100% da nota.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As sessões presenciais consistirão em aulas teórico-práticas com exposição dos conteúdos, análise de artigos/estudos, análise de estudos de caso, análise de indicadores e debates. Os estudos de caso e exemplos serão usados para permitir que os estudantes apliquem e explorem os seus conhecimentos teóricos com situações reais. Estão ainda previstas sessões para a apresentação de trabalhos de grupo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A participação dos estudantes é promovida através da discussão de textos, documentos e dados estatísticos indicados previamente e de leitura obrigatória. Uma atitude ativa por parte dos alunos é assim estimulada, o que contribui para a prossecução dos objetivos da FUC. Em cada ponto do programa serão fornecidos exemplos de aplicação dos conceitos e haverá espaço para discussão na aula para permitir o desenvolvimento de análise crítica pelos alunos. O trabalho de grupo garante que os alunos desenvolveram uma reflexão própria sobre um dos temas dados nas aulas e assegura que os alunos conseguem aplicar o conhecimento adquirido a um tema específico.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Ajmal, M.M., Khan, M., Hussain, M., & Helo, P. (2018). Conceptualizing and incorporating social sustainability in the business world. International Journal of Sustainable Development & World Ecology, 25(4), 327-339 Dörffel, C., & Schuhmann, S. (2022). What is inclusive development? Introducing the multidimensional inclusiveness index. Social Indicators Research, 162(3), 1117-1148 Eizenberg, E., & Jabareen, Y. (2017). Social sustainability: A new conceptual framework. Sustainability, 9(1), 68 Gupta, J., Pouw, N.R., & Ros-Tonen, M.A. (2015). Towards an elaborated theory of inclusive development. The European J. of Dev. Research, 27, 541-559 Hale, J., Legun, K., Campbell, H., & Carolan, M. (2019). Social sustainability indicators as performance. Geoforum, 103, 47-55 Leach, M., Reyers, B., Bai, X., ... & Subramanian, S. M. (2018). Equity and sustainability in the Anthropocene: A social–ecological systems perspective on their intertwined futures. Global Sustainability, 1, e13.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Bartolini, S. (2014). Building sustainability through greater happiness. The Economic and Labour Relations Review, 25(4), 587-602. Bocken, N., & Short, S. W. (2021). Unsustainable business models – Recognising and resolving institutionalised social and environmental harm. Journal of Cleaner Production, 312, 127828 Boyer, R. H., Peterson, N. D., Arora, P., & Caldwell, K. (2016). Five approaches to social sustainability and an integrated way forward. Sustainability, 8(9), 878. Grybauskas, A., Stefanini, A., & Ghobakhloo, M. (2022). Social sustainability in the age of digitalization: A systematic literature Review on the social implications of industry 4.0. Technology in Society, 70, 101997. Jenkins, K., McCauley, D., Heffron, R., Stephan, H., & Rehner, R. (2016). Energy justice: A conceptual review. Energy Research & Social Science, 11, 174-182. Mikucka, M., Sarracino, F., & Dubrow, J. K. (2017). When does economic growth improve life satisfaction? Multilevel analysis of the roles of social trust and income inequality in 46 countries, 1981–2012. World Development, 93, 447-459. O'Mahony, T. (2022). Toward sustainable wellbeing: Advances in contemporary concepts. Frontiers in Sustainability, 3, 807984. Ravazzoli, E., & Valero, D. E. (2020). Social innovation: An instrument to achieve the sustainable development of communities. In: Leal Filho, W., Azul, A., Brandli, L., Özuyar, P., Wall, T., (Eds). Sustainable Cities and Communities. Encyclopedia of the UN Sustainable Development Goals. Rogers, D. S., Duraiappah, A. K., Antons, D. C., Munoz, P., Bai, X., Fragkias, M., & Gutscher, H. (2012). A vision for human well-being: transition to social sustainability. Current Opinion in Environmental Sustainability, 4(1), 61-73. Sandberg, M. (2021). Sufficiency transitions: A review of consumption changes for environmental sustainability. Journal of Cleaner Production, 293, 126097. Sovacool, B. K., Martiskainen, M., Hook, A., & Baker, L. (2019). Decarbonization and its discontents: a critical energy justice perspective on four low-carbon transitions. Climatic Change, 155, 581-619. Vallance, S., Perkins, H. C., & Dixon, J. E. (2011). What is social sustainability? A clarification of concepts. Geoforum, 42(3), 342-348.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16