Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02017
Acrónimo :
02017
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências do Ambiente

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


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Objetivos Gerais / Objectives


No final da UC, os alunos devem compreender a interdependências entre biodiversidade e ecossistemas e sociedade, e ter conhecimento dos principais instrumentos legais e acordos multilaterais para a gestão e conservação da biodiversidade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta disciplina trata os temas mais relevantes relacionados com a biodiversidade e gestão de serviços dos ecossistemas. Assim, pretende-se apresentar os conceitos fundamentais necessários para a gestão da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas, bem como o quadro legislativo e institucional em que essa gestão se realiza, e as estratégias e metas existentes às escalas nacional, europeia e global. Pretende-se ainda explorar as sinergias entre a biodiversidade e o sistema económico, ferramentas técnicas existentes para suporte à decisão, e medidas de gestão para implementar as estratégias e atingir metas para biodiversidade

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Conceitos fundamentais sobre biodiversidade, ecossistemas e serviços dos ecossistemas 2. Alterações à biodiversidade e aos serviços dos ecossistemas, avaliação da condição e tendências 3. Fontes de dados em Biodiversidade para apoio à decisão 4. Sistemas alimentares sustentáveis e biodiversidade no solo 5. Sinergias e trade-offs na gestão de serviços de ecosistemas: o caso do Rewilding 6. Legislação e Acordos Internacionais 7. Gestão sustentável de áreas de conservação da natureza 8. A Economia e a Biodiversidade: sustentabilidade e interdependência entre o sistema económico e o património natural 9. Planos de ação e estratégias para a Biodiversidade no setor empresarial

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os pontos 1 e 2 do conteúdo programático visam dotar os alunos de conhecimentos fundamentais no âmbito da gestão da biodiversidade. Os pontos 3 a 5 do conteúdo programático abordam temas práticos de avaliação dos serviços dos ecossistemas, identificação e caracterização de sinergias e trade-offs decorrentes da gestão de múltiplos serviços dos ecossistemas, e ferramentas de apoio à decisão. Os pontos 6 e 7 do conteúdo programático irão abordar o quadro legislativo e institucional na conservação de ecossistemas. Os pontos 8 e 9 do conteúdo programático serão dedicados aos fundamentos da relação entre os sistemas ecológicos e sócio-económicos, e à sua integração em estratégias para a gestão de biodiversidade.

Avaliação / Assessment


A avaliação pode ser feita em duas modalidades: a) Periódica: Fichas de trabalho: 20% Trabalho de Grupo: 30% Teste escrito (1ª época): 50% (nota mínima 8/20) b) 1ª ou 2ª Época: Alunos sem avaliação periódica ou sem aprovação na 1ª Época. Exame escrito: 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas terão uma componente expositiva de conceitos fundamentais e introdução a teorias de referência. A participação e o debate serão fomentados com a resolução de exercícios, leitura e comentário de artigos científicos e seminários. Será ainda realizado um trabalho de grupo sobre um caso estudo de gestão de biodiversidade.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino propostas são adequadas a uma construção progressiva do conhecimento sobre a biodiversidade, os serviços dos ecossistemas e a sua gestão. A participação ativa dos alunos terá efeitos positivos para uma melhor compreensão e assimilação dos conceitos aprendidos. A associação dos conhecimentos a casos reais, com vista a potenciar a sua aplicação prática no futuro ao nível profissional, será incentivada através do trabalho de grupo e das palestras convidadas. Em particular, o trabalho de grupo constitui um veículo de integração e desenvolvimento dos conhecimentos e irá estabelecer a ponte entre a fase de aprendizagem e a aplicação prática das competências adquiridas.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Pereira, H. M., T. Domingos, L. Vicente, V. Proença (eds.) (2009) Ecossistemas e Bem-Estar Humano: Avaliação para Portugal do Millennium Ecosystem Assessment. Escolar Editora, Lisboa, Portugal. Johnson, C.N., Balmford, A., Brook, B.W., Buettel, J.C., Galetti, M., Guangchun, L. and Wilmshurst, J.M., 2017. Biodiversity losses and conservation responses in the Anthropocene. Science, 356(6335), pp.270-275. IPBES (2019) Summary for policymakers of the global assessment report on biodiversity and ecosystem services of the Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services. IPBES secretariat, Bonn, Germany. Costanza, R. et al. (2017) Twenty years of ecosystem services: How far have we come and how far do we still need to go? Ecosystem Services 28: 1-16 Burkhard B, Maes J (Eds.) (2017) Mapping Ecosystem Services. Pensoft Publishers, Sofia.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


+additional references provided in lectures +refs adicionais indicadas nas aulas WWF (2020) Living Planet Report 2020 - Bending the curve of biodiversity loss Resolução do Conselho de Ministros n.º 55/2018 - Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade. ENCNB 2030 IPBES (2018) The regional assessment report on biodiversity and ecosystem services for Europe and Central Asia. Summary for Policy Makers ICNF (2015) Proposta de Revisão da Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, ENCNB 2020, Versão para Auscultação Pública, 29 junho 2015. Harrington, R., Anton, C., Dawson, T. P., de Bello, F., Feld, C. K., et al. (2010) Ecosystem services and biodiversity conservation: concepts and a glossary. Biodiversity and Conservation 19: 2773-2790. Gaston, K. (2010) Biodiversity. Em: Sodhi, N. S., Ehrlich, P. R. (eds.). Conservation biology for all. Oxford, United Kingdom: Oxford University Press. Fisher, B., Turner, R.K. and Morling, P. (2009). Defining and classifying ecosystem services for decision making. Ecological economics, 68(3), pp.643-653. EU Commission (2021) EU biodiversity strategy for 2030. Bringing nature back into our lives.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16