Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências do Ambiente
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
.
Objetivos Gerais / Objectives
No final da UC, os alunos devem compreender a interdependências entre biodiversidade e ecossistemas e sociedade, e ter conhecimento dos principais instrumentos legais e acordos multilaterais para a gestão e conservação da biodiversidade.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Esta disciplina trata os temas mais relevantes relacionados com a biodiversidade e gestão de serviços dos ecossistemas, pretendendo alcançar os objetivos de aprendizagem que se seguem: OA1. compreender os conceitos fundamentais necessários para a gestão da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas, bem como o quadro legislativo e institucional em que essa gestão se realiza OA2. conhecer as estratégias e metas existentes às escalas nacional, europeia e global OA3. explorar as sinergias e trade-offs entre a biodiversidade e o sistema económico OA4. conhecer as ferramentas técnicas existentes de suporte à decisão OA5. avaliar as medidas de gestão em termos da sua capacidade de atingir metas para biodiversidade
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Conceitos fundamentais sobre biodiversidade, ecossistemas e serviços dos ecossistemas 2. Alterações à biodiversidade e aos serviços dos ecossistemas, avaliação da condição e tendências 3. Fontes de dados em Biodiversidade para apoio à decisão 4. Sinergias e trade-offs na gestão de serviços dos ecossistemas 5. Sistemas alimentares sustentáveis e biodiversidade no solo 6. Legislação e Acordos Internacionais 7. Gestão sustentável de áreas de conservação da natureza 8. A Economia e a Biodiversidade: sustentabilidade e interdependência entre o sistema económico e o património natural 9. Planos de ação e estratégias para a Biodiversidade
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os pontos 1 e 2 do conteúdo programático visam dotar os alunos de conhecimentos fundamentais no âmbito da gestão da biodiversidade (OA1). Os pontos 3 a 5 do conteúdo programático abordam temas práticos de avaliação dos serviços dos ecossistemas, identificação e caracterização de sinergias e trade-offs decorrentes da gestão de múltiplos serviços dos ecossistemas, e ferramentas de apoio à decisão (OA3, OA4 e OA5). Os pontos 6 e 7 do conteúdo programático irão abordar o quadro legislativo e institucional na conservação de ecossistemas (OA1, OA2 e OA5). Os pontos 8 e 9 do conteúdo programático serão dedicados aos fundamentos da relação entre os sistemas ecológicos e sócio-económicos, e à sua integração em estratégias para a gestão de biodiversidade (OA3 e OA5).
Avaliação / Assessment
A avaliação pode ser feita em duas modalidades: a) Ao longo do semestre: Fichas de trabalho: 20% Trabalho de Grupo: 30% Exame escrito (1ª época): 50% (nota mínima 8/20) b) Final, 1ª ou 2ª Época: Alunos sem avaliação ao longo do semestre ou sem aprovação na 1ª Época. Exame escrito: 100%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas terão uma componente expositiva de conceitos fundamentais e introdução a teorias de referência. A participação e o debate serão fomentados com a resolução de exercícios, leitura e comentário de artigos científicos e seminários. Será ainda realizado um trabalho de grupo sobre um caso estudo de gestão de biodiversidade.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino propostas são adequadas a uma construção progressiva do conhecimento sobre a biodiversidade, os serviços dos ecossistemas e a sua gestão. A participação ativa dos alunos terá efeitos positivos para uma melhor compreensão e assimilação dos conceitos aprendidos. A associação dos conhecimentos a casos reais, com vista a potenciar a sua aplicação prática no futuro ao nível profissional, será incentivada através do trabalho de grupo e das palestras convidadas. Em particular, o trabalho de grupo constitui um veículo de integração e desenvolvimento dos conhecimentos e irá estabelecer a ponte entre a fase de aprendizagem e a aplicação prática das competências adquiridas.
Observações / Observations
A utilização de ferramentas de inteligência articial pode ser aceite na preparação dos trabalhos de grupo. No entanto, os conteúdos preparados com estas ferramentas devem estar devidamente identificados.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Díaz, S., Demissew, S., Carabias, J., Joly, C., Lonsdale, M., Ash, N., Larigauderie, A., Adhikari, J.R., Arico, S., Báldi, A. and Bartuska, A., (2015) The IPBES Conceptual Framework—connecting nature and people. Current opinion in environmental sustainability, 14, pp.1-16. IPBES (2019) Summary for policymakers of the global assessment report on biodiversity and ecosystem services of the Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services. IPBES secretariat, Bonn, Germany. Johnson, C.N., Balmford, A., Brook, B.W., Buettel, J.C., Galetti, M., Guangchun, L. and Wilmshurst, J.M., 2017. Biodiversity losses and conservation responses in the Anthropocene. Science, 356(6335), pp.270-275. Pereira, H. M., T. Domingos, L. Vicente, V. Proença (eds.) (2009) Ecossistemas e Bem-Estar Humano: Avaliação para Portugal do Millennium Ecosystem Assessment. Escolar Editora, Lisboa, Portugal.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Araújo, M.B. (Coordenação), Antunes, S., Gonçalves, E.J., Oliveira, R., Santos, S. & Sousa Pinto, I. 2022. Biodiversidade 2030: Nova agenda para a conservação em contexto de alterações climáticas. Universidade de Évora & Fundo Ambiental, Ministério do Ambiente e da Ação Climática, Lisboa. CBD (2022) Kunming-Montreal Global Biodiversity Framework. https://www.cbd.int/decisions/cop/?m=cop-15 EU Commission (2021) EU biodiversity strategy for 2030. Bringing nature back into our lives. Fisher, B., Turner, R.K. and Morling, P. (2009). Defining and classifying ecosystem services for decision making. Ecological economics, 68(3), pp.643-653. ICNF (2015) Proposta de Revisão da Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, ENCNB 2020, Versão para Auscultação Pública, 29 junho 2015. Lomba, A., McCracken, D., & Herzon, I. (2023). High Nature Value farming systems in Europe. Ecology and Society, 28(2). Resolução do Conselho de Ministros n.º 55/2018 - Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade. ENCNB 2030 WWF. 2022.Living Planet Report 2022 –Building a nature positivesociety. Almond, R.E.A., Grooten, M., JuffeBignoli, D. & Petersen, T. (Eds). WWF, Gland, Switzerland. +additional references provided in lectures / +refs adicionais indicadas nas aulas
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-25