Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Antropologia
Departamento / Department
Departamento de Antropologia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Leitura em língua inglesa
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular visa introduzir os estudantes às perspectivas da Antropologia em torno das questões ambientais, com destaque para a reflexão teórica e epistemológica decorrente de uma avaliação das consequências do fim da distinção ontológica entre seres humanos e natureza e, também, para as vertentes da reflexão disciplinar mais "implicada" em termos de ecologia política.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Conhecer os contornos gerais do contributo disciplinar da Antropologia Social e Cultural para a reflexão de pendor ambientalista. OA2 - Identificar e contextualizar os problemas ambientais a uma escala de reflexão onde se equaciona a unidade e a diversidade da espécie humana. OA3 - usar os princípios teóricos e epistemológicos da Antropologia como instrumentos capazes de contribuir positivamente para o estabelecimento de mediações e de sinergias no seio de equipas multidisciplinares.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. O ambiente e a condição humana na era do Antropoceno. P2. O primata improvável. P3. A 'oikoumene' e a perspetiva fenomenológica P4. Antropologia, biologia e complexidade P5. Ontologias da natureza
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - P1, P2, P3, P4, P5 OA2 - P1, P2, P3, P4, P5 OA3 - P1, P2, P3, P4, P5
Avaliação / Assessment
a) 10% da nota final - Assiduidade e participação nas aulas e debates. b) 30% da nota final - Projeto de trabalho (1 página, segundo indicações a fornecer em espaço de sala de aula). c) 60% da nota final - Trabalho / Ensaio (aprox. 5.000 palavras) sobre tema ou bibliografia selecionada a indicar no decurso do semestre. d) opcionalmente, ou em caso de absentismo - exame final (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas apresentadas pelo docente; Leitura de textos seleccionados; comentários, debates; Trabalhos escritos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Uma metodologia de ensino que incentiva a ler, ouvir, debater e escrever permite não só adquirir competências de síntese relativamente aos conteúdos aprendidos nas aulas e nos tempos de leitura, como possibilita ainda a aquisição de competências para partilhar ideias e conceitos aprendidos; para formular projectivamente problemas, definir percursos, cenários e focos de interesse para pesquisa; para apresentar e discutir ideias e projectos com os colegas. Metodologia de Ensino - Objectivos de aprendizagem a) expositiva OA1, OA2, OA3 b) paticipativa OA1, OA2, OA3 c) auto-estudo OA1, OA2, OA3
Observações / Observations
É estritamente proibido, sob pena de sanção disciplinar, cometer plágio, isto é, utilizar indevidamente e sem explicitação, quaisquer textos, conteúdos da internet, etc. que não sejam da sua autoria; utilizar materiais ou recursos não autorizados nas provas e exames. Por plágio entende-se a utilização de ideias, frases, parágrafos ou textos completos de outros colegas ou autores sem citar e creditar as respectivas fontes. Inclui a cópia de material retirado da Internet, de trabalhos de outros colegas ou de fontes impressas incluídas, ou não incluídas, na bibliografia da cadeira. Inclui ainda a contratação de serviços de outras pessoas para a realização do trabalho ou a compra de um trabalho feito por terceiros. O plágio é considerado fraude e tem consequências legais. A consequência imediata é a reprovação na disciplina e a participação aos órgãos competentes para instauração de processo disciplinar, que inclui a suspensão do estudante por períodos a determinar de acordo com a gravidade da fraude. (cf. Código de Conduta Académica, capítulo 11).
Bibliografia Principal / Main Bibliography
ABRAM David, 2007, A Magia do Sensível. Percepção e Linguagem num mundo mais do que humano. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. INGOLD Tim, 2000, The Perception of the Environment. Essays on Livelihood, Dwelling and Skill. London and New York, Routledge. INGOLD Tim, 2011, Being Alive. Essays on Movement, Knowledge and Description. UK, USA, Routledge. PATEL Raj and MOORE Jason W., 2018, A História do Mundo em Sete Coisas Baratas: Um Guia sobre o Capitalismo, a Natureza e o Futuro do Planeta. Lisboa, Editorial Presença. WAHL Daniel Christian, 2016, Designing Regenerative Cultures. Axminster and Aberdeen, UK, Triarchy Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
HASTRUP Kirsten and OLWIG Karen Fog (eds), 2012, Climate Change and Human Mobility. Global Challenges to the Social Sciences. Cambridge and New York, Cambridge University Press. HASTRUP Kirsten and RUBOW Cecile, 2014, Living with Environmental Change. Waterworlds. London and New York, Routledge. HOFFMAN Susanna M., ERIKSEN Thomas Hylland and MENDES Paulo (eds), 2022, Cooling Down. Local Responses to Global Climate Change. Oxford, New York, Berghahn Books. KOTHARI Ashish, SALLEH Ariel, ESCOBAR Arturo, DEMARIA Federico, ACOSTA Alberto (eds), 2019. Pluriverse. A Post-development Dictionary. New Delhi, Tulika Books SELIN Helaine (ed), 2003, Nature Across Cultures. Views of Nature and the Environmente in Non-Western Cultures. Dordrecht, Boston, London, Kluwer Academic Press. WILLIAMS Lewis, ROBERTS Rose and MCINTOSG Alastair (eds), 2012, Radical Human Ecology. Intercultural and Indigenous Approaches. UK and USA, Ashgate.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16