Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02020
Acrónimo :
02020
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-não tem

Objetivos Gerais / Objectives


Apresentar os vários níveis de análise da abordagem psicológica às relações pessoa-ambiente. Apresentar as abordagens e instrumentos metodológicos para o estudo da "relação com o lugar", o apego ao lugar e à comunidade e analisar as consequências destas relações (e.g., para a sustentabilidade, participação, a mudança social e pessoal, e a cidadania ambiental). Mostrar os processos implicados na ação e na inação climáticas. Discutir os tipos de ativismo climático, e de negacionismo climático e suas implicações.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete UC será capaz de: 1. Identificar e exemplificar os níveis de análise a que as relações pessoa-ambiente podem ser estudadas pela psicologia 2. Identificar processos de relação com o lugar e com a comunidade e suas implicações para a sustentabilidade e mudança social e pessoal. 3. Identificar contributos da psicologia para compreender a ação e a inação climáticas e sua relação com a receção pelas comunidades de novas leis ambientais e climáticas e a participação pública. 4.identificar modelos e contributos da psicologia para o entendimento da ação/inação climática, do ativismo climático e do negacionismo climático. 5. Diagnosticar situações ambientais a requerer intervenção

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1.Introdução: Níveis de análise na compreensão da interação pessoa-ambiente. CP2. Relação com o lugar e com a comunidade e implicações para a sustentabilidade, mudança social e pessoal CP3. Relação com o lugar e sua relação com as respostas das comunidades á mudança dos lugares urbanos, e á mudança climática e conservação da biodiversidade. CP4. Processos psicossociais envolvidos na participação pública e na construção da cidadania ambiental. CP5. ativismo climático e negacionismo climático. Implicações e consequências. CP6. Integração e conclusões.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos (CP) são diretamente derivados dos objetivos da UC. O CP1 corresponde ao Objetivo1 Os CP2, CP3 e CP4 convergem para e ilustram o objetivo 2 CP4 em conjunto com CP5 preparam para os objetivos 4 e 5. para CP6 convergem todos os objetivos definidos.

Avaliação / Assessment


A UC pode ser feita por avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre tem 2 momentos: 1. Uma apresentação de grupo em aula de um texto indicado (40%). 2. uma avaliação crítica individual escrita de um texto discutido em aula, que inclui a a forma como texto pode enquadrar o desenvolvimento e apresentação de uma pergunta de investigação relacionada com um tema tratado em aula (60%). Conclui com sucesso quem tenha classificações superiores a 8,5 nos dois momentos de avaliação ao longo do semestre, e média final >ou= a 9,5. Quem não tenha realizado ou quem tenha reprovado em avaliação ao longo do semestre pode fazer avaliação por exame (a aprovação requer pelo menos 9.5 valores). A avaliação por exame incidirá sobre todos os conteúdos programáticos.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


algumas aula inicias são expositivas, apresentando os conceitos de base de cada CP. De seguida, apresentam-se e discutem-se textos de investigação que aplicam os conceitos e modelos apresentados a questões concretas. Procuram incluir-se estudos sobre a realidade portuguesa, quando possível, e são usados a exemplos práticos. Para retirar benefício integral dos ensinamentos postos á sua disposição na UC, os alunos terão de adotar um tipo de participação ativa e crítica, que deverá traduzir-se no envolvimento nas aulas e nos debates, na leitura prévia dos textos, e na participação na discussão destes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos da unidade curricular salientam que se forneça aos alunos não só conhecimentos teóricos mas também instrumentos práticos de diagnóstico e intervenção na relação das pessoas com o ambiente e com os lugares e a comunidade. Nesse sentido, são fundamentais a discussão de textos de aplicação à realidade e de estudos de caso. Para alem disso, a experiência de investigação e de intervenção neste domínio da(s) docente(s) envolvida(s) contribuirão para tornar vívida a matéria em análise. 21h em tempo de contacto. As horas de trabalho autónomo, transversais a todos os OA, serão distribuídas da seguinte forma: - 25% de leituras para acompanhamento das aulas; são feitas recomendações de leitura aula a aula - 30% na preparação do trabalho de grupo - 45% h na preparação do trabalho final da UC.

Observações / Observations


atendimento por marcação

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Nicolosi, E.& Corbett J. B. (2018) Engagement with climate change and the environment: a review of the role of relationships to place, Local Environment, 23:1, 77-99, DOI: 10.1080/13549839.2017.1385002 O'Brien, K., E. Selboe, and B. M. Hayward. 2018. Exploring youth activism on climate change: dutiful, disruptive, and dangerous dissent. Ecology and Society 23(3):42. https://doi.org/10.5751/ES-10287-230342 Lloyd, S.& Gifford, R. (2024) Qualitative research and the future of environmental psychology. Journal of Environmental Psychology, 2024 Bonnes, M., Lee T. & Bonauito M. (Eds.) (2003). Psychological theories for environmental issues. UK: Ashgate Bechtel R. & Churchman A. (Orgs) (2002). Handbook of environmental psychology (2nd ed.). New York: Wiley

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


França,T., Cairns, D., Malet Calvo, D. & Azevedo, L. (2021): Lisbon, the Portuguese Erasmus city? Mis-match between representation in urban policies and international student experiences, Journal of Urban Affairs, DOI: 10.1080/07352166.2021. Cialdini, R. (2005). Basic social influence is underestimated. Psychological Inquiry, 16, 158-161 Boager, E. & Castro, P. (2021). Lisbon's unsustainable tourism intensification: contributions from social representations to understanding a depoliticised press discourse and its consequences, Journal of Sustainable Tourism, DOI: 10.1080/09669582.2021.1970173 Bonaiuto, M., Carrus, G., Martorella, H. & Bonnes, M. (2003). Local identity processes and environmental attitudes in land use changes: the case of natural protected areas. Journal of Economic Psychology, 23, 631-653 Carvalho A., Russill C. & Doyle J. (2021) Editorial: Critical Approaches to CC and Civic Action. Front. Commun. 6:711897. doi: 10.3389/fcomm.2021.711897 Castro, P., & Mouro, C. (2011). Socio-psychological processes in dealing with change in the community: Some lessons learned from biodiversity conservation. American Journal of Community Psychology. Fonseca, A. & Castro, P. (2022). Thunberg´s way in the climate debate: making sense of climate action and actors, constructing environmental citizenship. Environmental Communication. 10.1080/17524032.2022.2054842 Pinto, B. & Castro, P. (2021). Contesting political decisions involving environmental issues: a case study in Portugal based on the press about offshore oil and gas drilling. Frontiers in Marine Science, section Marine Affairs and Policy Stern, P.C. (2000). Toward a coherent theory of environmentally significant behavior. Journal of Social Issues, 56, 407-424 Stevenson, C., Dixon, J., Hopkins, N., & Luyt, R. (2015). The social psychology of citizenship, participation and social exclusion: Introduction to the special thematic section. Journal of Social and political Psychology, 3(2), 1-19. Soczka, L. (2005).Contextos humanos e psicologia ambiental. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-30