Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02020
Acrónimo :
02020
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-não tem

Objetivos Gerais / Objectives


1.Identificar processos psico-sociais que medeiam os impactos do ambiente físico no comportamento; efeitos restaurativos do contacto com a natureza; efeitos negativos dos riscos ambientais. Perceção de riscos e participação. 2.Identificar processos psico-sociais que são incentivos ou barreiras à sustentabilidade, em vários níveis de análise e as variáveis psicossociais de ligação ao lugar.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete UC será capaz de: 1. Identificar as consequências (no bem estar individual e no comportamento social) do contacto com a natureza e exposição a riscos ambientais 2. Identificar processos e estratégias de comunicação de riscos 3. Identificar processos psicossociais de relação com o lugar 4. Identificar contributos da psicologia para compreender comportamentos pró-ecológicos, a receção pelas comunidades de novas leis ambientais e a consulta pública. 5. Diagnosticar situações ambientais a requerer intervenção

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Introdução: Níveis de análise na compreensão da interação pessoa-ambiente. 2. Impactos positivos e negativos do ambiente físico no comportamento individual e social 3. Perceção de riscos ambientais, estratégias de comunicação de risco e participação. 4. Processos psicossociais de relação com o lugar 5. Processos psicossociais envolvidos na receção das novas leis ambientais: conservação da biodiversidade e adaptação á mudança climática. 6. Modelos e formas de consulta e de participação pública. Implicações e consequências. 7. Integração e conclusões.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos são diretamente derivados dos objetivos da unidade curricular. De facto, exceto no que diz respeito á introdução (conteúdo programático 1) e à Conclusão e integração (conteúdo programático 7) os tópicos do programa estão claramente ligados aos objetivos definidos: - Os tópicos 2 e 3 correpondem aos objetivo 1 e 2 - o tópicos 4 está ligado ao objetivo 3. - os tópicos 5 e 6 estao ligados ao objetivo 4.

Avaliação / Assessment


Avaliação peródica ou exame. A av. periodica tem 2 momentos: 1. Uma apresentação de grupo em aula de um texto indicado (50%). 2. avaliação crítica de um texto discutido em aula e desenvolvimento e apresentação de pergunta de investigação relacionada com tema das aulas (50%). Conclui com sucesso quem tenha classificações superiores a 8,5 nos dois momentos de avaliação, e média >ou= a 9,5.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Apresentam-se e discutem-se textos que aplicam os conceitos e modelos apresentados a questões ambientais concretas. Dá-se preferência a estudos sobre a realidade portuguesa, quando possível, e a exemplos práticos. Para retirar benefício integral dos ensinamentos postos á sua disposição na UC, os alunos terão de adotar um tipo de participação ativa e crítica, que deverá traduzir-se no envolvimento nas aulas e nos debates, na leitura prévia dos textos, e na participação na discussão destes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos da unidade curricular salientam que se forneça aos alunos não só conhecimentos teóricos mas também instrumentos práticos de diagnóstico e intervenção. Nesse sentido, são fundamentais a discussão de textos de aplicação à realidade portuguesa e de estudos de caso. Para alem disso, a experiência de investigação e de intervenção neste domínio das docentes envolvidas contribuirão para tornar vívida a matéria em análise.

Observações / Observations


Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Marques,S., & Lima, ML.(2011).Living in grey areas: Industrial activity and psychological health. Journal of Environ. Psychology. DOI 10.1016/j.jenvp.2010.12.002 Lima, ML. (2004). On the influence of risk perception on mental health: Living near an incinerator. Journal of Environ. Psychology, 24, 71-84 Castro, P., & Mouro, C. (2011). Socio-psychological processes in dealing with change in the community: Some lessons learned from biodiversity conservation. American Journal of Community Psychology, 47, 362-373 Castro, P., Garrido, M., Reis, E. & Menezes, J.(2009). Ambivalence and conservation behaviour: an exploratory study on the recycling of metal cans. Journal of Environ. Psychology,29,24-33. Bonnes, M., Lee T. & Bonauito M. (Eds.) (2003). Psychological theories for environmental issues. UK: Ashgate Bechtel R. & Churchman A. (Orgs) (2002). Handbook of environmental psychology (2nd ed.). New York: Wiley

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Soczka, L. (2005).Contextos humanos e psicologia ambiental. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian Slovic, P. (2010).The Feeling of Risk: New Perspetives on Risk Perception. Virgínia:Earthscan Cialdini, R. (2005). Basic social influence is underestimated. Psychological Inquiry, 16, 158-161

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16