Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-não tem
Objetivos Gerais / Objectives
1.Identificar processos psico-sociais que medeiam os impactos do ambiente físico no comportamento; efeitos restaurativos do contacto com a natureza; efeitos negativos dos riscos ambientais. Perceção de riscos e participação. 2.Identificar processos psico-sociais que são incentivos ou barreiras à sustentabilidade, em vários níveis de análise e as variáveis psicossociais de ligação ao lugar.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno que complete UC será capaz de: 1. Identificar as consequências (no bem estar individual e no comportamento social) do contacto com a natureza e exposição a riscos ambientais 2. Identificar processos e estratégias de comunicação de riscos 3. Identificar processos psicossociais de relação com o lugar 4. Identificar contributos da psicologia para compreender comportamentos pró-ecológicos, a receção pelas comunidades de novas leis ambientais e a consulta pública. 5. Diagnosticar situações ambientais a requerer intervenção
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1.Introdução: Níveis de análise na compreensão da interação pessoa-ambiente. 2. Impactos positivos e negativos do ambiente físico no comportamento individual e social 3. Perceção de riscos ambientais, estratégias de comunicação de risco e participação. 4. Processos psicossociais de relação com o lugar 5. Processos psicossociais envolvidos na receção das novas leis ambientais: conservação da biodiversidade e adaptação á mudança climática. 6. Modelos e formas de consulta e de participação pública. Implicações e consequências. 7. Integração e conclusões.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos são diretamente derivados dos objetivos da unidade curricular. De facto, exceto no que diz respeito á introdução (conteúdo programático 1) e à Conclusão e integração (conteúdo programático 7) os tópicos do programa estão claramente ligados aos objetivos definidos: - Os tópicos 2 e 3 correpondem aos objetivo 1 e 2 - o tópicos 4 está ligado ao objetivo 3. - os tópicos 5 e 6 estao ligados ao objetivo 4.
Avaliação / Assessment
Avaliação peródica ou exame. A av. periodica tem 2 momentos: 1. Uma apresentação de grupo em aula de um texto indicado (50%). 2. avaliação crítica de um texto discutido em aula e desenvolvimento e apresentação de pergunta de investigação relacionada com tema das aulas (50%). Conclui com sucesso quem tenha classificações superiores a 8,5 nos dois momentos de avaliação, e média >ou= a 9,5.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Apresentam-se e discutem-se textos que aplicam os conceitos e modelos apresentados a questões ambientais concretas. Dá-se preferência a estudos sobre a realidade portuguesa, quando possível, e a exemplos práticos. Para retirar benefício integral dos ensinamentos postos á sua disposição na UC, os alunos terão de adotar um tipo de participação ativa e crítica, que deverá traduzir-se no envolvimento nas aulas e nos debates, na leitura prévia dos textos, e na participação na discussão destes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os objetivos da unidade curricular salientam que se forneça aos alunos não só conhecimentos teóricos mas também instrumentos práticos de diagnóstico e intervenção. Nesse sentido, são fundamentais a discussão de textos de aplicação à realidade portuguesa e de estudos de caso. Para alem disso, a experiência de investigação e de intervenção neste domínio das docentes envolvidas contribuirão para tornar vívida a matéria em análise.
Observações / Observations
Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Marques,S., & Lima, ML.(2011).Living in grey areas: Industrial activity and psychological health. Journal of Environ. Psychology. DOI 10.1016/j.jenvp.2010.12.002 Lima, ML. (2004). On the influence of risk perception on mental health: Living near an incinerator. Journal of Environ. Psychology, 24, 71-84 Castro, P., & Mouro, C. (2011). Socio-psychological processes in dealing with change in the community: Some lessons learned from biodiversity conservation. American Journal of Community Psychology, 47, 362-373 Castro, P., Garrido, M., Reis, E. & Menezes, J.(2009). Ambivalence and conservation behaviour: an exploratory study on the recycling of metal cans. Journal of Environ. Psychology,29,24-33. Bonnes, M., Lee T. & Bonauito M. (Eds.) (2003). Psychological theories for environmental issues. UK: Ashgate Bechtel R. & Churchman A. (Orgs) (2002). Handbook of environmental psychology (2nd ed.). New York: Wiley
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Soczka, L. (2005).Contextos humanos e psicologia ambiental. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian Slovic, P. (2010).The Feeling of Risk: New Perspetives on Risk Perception. Virgínia:Earthscan Cialdini, R. (2005). Basic social influence is underestimated. Psychological Inquiry, 16, 158-161
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16