Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02025
Acrónimo :
02025
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
48.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
10.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
7.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
17.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1183.0
Horas de Trabalho Total :
1200.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências Sociais

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


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Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O objetivo principal desta UC é preparar os alunos para o desenvolvimento de um projeto aplicado.Os alunos deverão traduzir na prática os conhecimentos teóricos e metodológicos que adquiriram durante o mestrado.A preparação,condução e escrita de um projeto permitirá aos alunos avaliarem criticamente um contexto real e concreto do universo dos estudos sociais do ambiente e da sustentabilidade,identificando temáticas relevantes. O aluno que complete esta UC deverá: - Traduzir um problema no universo dos estudos sociais do ambiente e da sustentabilidade num problema de investigação; - Elaborar uma revisão de literatura, e utilizar teorias e evidência empírica para formular hipóteses; - Escolher as metodologias de análise apropriados ao problema; - Analisar resultados da intervenção; - Redigir um relatório que sistematize os resultados e que seja facilmente interpretado e utilizado pelos agentes envolvidos nos problemas e políticas do ambiente e da sustentabilidade.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


No início desta unidade curricular, os alunos poderão escolher um tópico de interesse pessoal e passível de ser alvo de uma intervenção, bem como um orientador. Com o orientador, os alunos deverão: - Identificar/escolher um problema relevante do ambiente e da sustentabilidade - Formular o problema de investigação com base no problema escolhido - Identificar literatura relevante e elaborar uma revisão teórica/empírica - Formular hipóteses - Desenhar uma intervenção - Preparar materiais - Conduzir o programa - Analisar e interpretar resultados - Avaliar a eficácia do programa - Escrever um relatório Durante este processo os alunos receberão orientações relevantes para o conteúdo do projeto , como por exemplo literatura relevante para o tópico, indicações acerca do ?design? a utilizar e apresentação do relatório final.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A orientação do projeto deve fornecer aos alunos investigação relevante para o alvo do programa de intervenção, ajudando os alunos a identificarem os métodos de recolha e análise de dados mais adequados. A orientação deve também englobar um aconselhamento mais global de organização do projeto , estruturação da escrita, etc. Os tópicos descritos no programa garantem uma condução eficaz e bem-sucedida do projeto . As competências adquiridas na condução autónoma do projeto , são consonantes com os objetivos da unidade curricular. A orientação permitirá solidificar estas competências, através de uma reflexão crítica dos problemas e sucessos encontrados durante o processo.

Avaliação / Assessment


O relatório do projeto será avaliado por um júri em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que este está concluído e se encontra em condições de ser apresentado em provas públicas. A avaliação será baseada no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica e metodológica. A avaliação será baseada na tradução eficaz/ineficaz de conceitos teóricos e na adequação teórica/metodológica do projeto à intervenção em políticas do ambiente e da sustentabilidade.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizados dois métodos de ensino: (i) orientação do projeto feita em contacto direto com o orientador em sessões individuais ou excecionalmente em grupos pequenos de alunos cujo tópico do projeto seja muito semelhante; (ii) presença em seminários em que cada aluno apresenta o estado do seu projeto , atividades planeadas, dificuldades encontradas, etc. Estes seminários envolvem investigação aplicada relevante para os tópicos em análise e na escrita do relatório.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O método de ensino assenta no apoio a uma condução essencialmente autónoma do projeto , oferencendo aos alunos apoio individualizado, sugestões e orientações sempre que necessárias. A orientação individual de cada aluno permite o desenvolvimento desta autonomia na execução do projeto . O aluno poderá ainda beneficiar de seminários, onde encontrará sugestões e apoio adicionais de um grupo mais alargado.

Observações / Observations


Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


ISCTE (2008), Normas orientadoras para a dissertação ou trabalho de Projeto de Mestrado. Bransford, John (2010), How People Learn. Washington DC: National Academy Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16