Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02026
Acrónimo :
02026
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos de estatística descritiva e inferencial.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular visa aprofundar a aprendizagem dos métodos estatísticos, permitindo aos alunos uma aprendizagem efetiva de diferentes métodos e técnicas estatísticas, bem como a sua aplicação (planeamento, execução e validação crítica) no contexto da análise empírica da gestão.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete esta UC será capaz de: 1) Definir e identificar o uso dos diferentes métodos estatísticos de acordo com as respetivas questões de investigação. 2) Compreender a coerência necessária entre os processos de recolha/amostragem e as técnicas de inferência utilizadas. 3) Ser capaz de descrever e interpretar os resultados obtidos. 4) Avaliar criticamente os procedimentos estatísticos e econométricos utilizados, compreendendo igualmente as suas limitações. 5) Utilizar os programas EXCEL e R/RStudio para realizar análise de dados inferencial e multivariada.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1) Análise exploratória preliminar dos dados. 2) Testes de hipóteses paramétricos: teste t para uma média; teste t para duas médias; análise de variância simples. 3) Testes de hipóteses não-paramétricos: teste de ajustamento de Kolmogorov-Smirnov; teste de independência do Qui-Quadrado; teste de Mann-Whitney; teste de Kruskal-Wallis. 4) Regressão Linear: Simples e Múltipla

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta unidade curricular visa a formação e o desenvolvimento das competências dos alunos em metodologias estatísticas de investigação consideradas nucleares para o desenvolvimento de um projeto de doutoramento em gestão. Os conteúdos programáticos permitem atingir os objetivos de aprendizagem definidos para esta unidade curricular. Os vários pontos do programa permitem aos alunos não só tomar contacto com as metodologias quantitativas mais comuns na investigação em gestão, como também o desenvolvimento de competências para se tornarem utilizadores críticos das mesmas técnicas. São apresentadas diferentes técnicas estatísticas necessárias à realização da investigação empírica em gestão, definindo uma base sólida de modo a que os doutorandos alcancem os objetos definidos em termos de questões de investigação.

Avaliação / Assessment


A avaliação processa-se em avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre é constituída por um trabalho de grupo (50%) e um teste (50%) que abarca toda a matéria e cuja nota terá de ser superior ou igual a 7.5 valores. A avaliação ao longo do semestre obriga a uma assiduidade mínima de 66.67% das aulas. A avaliação por exame consiste na realização de um exame com uma ponderação de 100%. No teste e no exame os alunos podem usar uma calculadora e todos os materiais disponibilizados pelo docente.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem é teórico-prático em conjugação com a utilização do computador pessoal (por parte dos alunos) permitindo que os conceitos sejam expostos e aplicados utilizando software adequado (e.g., R/RStudio).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino adaptam-se às exigências de um 3º ciclo de transmissão de conhecimentos e competências, bem como aos grandes fins da unidade curricular. Os doutorandos serão incentivados a consultarem a bibliografia mais avançada e atualizada sobre os temas abordados, e mais específica de acordo com os respetivos projetos de investigação. Para além de obras de referência haverá o incentivo de procura nos recursos disponibilizados pelo ISCTE de artigos científicos específicos de aplicações das técnicas estatísticas e econométricas às áreas de gestão.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Curto, José Dias, Statistics - over 200 problems (with solutions): Applications in `R/RStudio' and `Excel', 2022, Ed. Autor, Amazon. Hair, Jr., J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L., Multivariate Data Analysis (8th ed.), 2018, Pearson Prentice Hall,. Curto, José Dias, Mathematics in Bullets points: what you must know before starting a master or PhD program, 2019, Ed. Autor, Amazon.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-01