Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02027
Acrónimo :
02027
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
275.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Métodos Quantitativos

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


·

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta unidade curricular complementa os seminários de cariz substantivo ao proporcionar um complemento metodológico: Desenvolver o pensamento crítico dos alunos acerca de tópicos importantes ? sejam orientados para os dados ou teoria ? nesta área de investigação; - Ajudar os alunos a focar a investigação num tópico específico, através do acompanhamento da literatura relevante e atual ; - Desenvolver as competências dos alunos na apresentação de investigação e na sua argumentação, e.g., discutindo os projetos de outros alunos; - Escrever a proposta de investigação na área dos métodos quantitativos aplicados à gestão; - Preparar os alunos para apresentar a sua proposta de investigação junto de um painel de especialistas na área de estudo; - Desenvolver contactos e interação com potenciais orientadores que poderão liderar o projeto de doutoramento de forma bem sucedida.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Etapas no processo de investigação 2. Definição do problema de análise 3. Pesquisa bibliográfica e revisão de literatura 4. Escrita da proposta de investigação 5. Apresentação da proposta de investigação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


No terminus desta unidade curricular, o aluno discute a sua proposta de investigação perante um comité de avaliação. O processo na unidade curricular será etapa-a-etapa seguindo os passos tradicionais do método científico. A proposta de investigação define o enquadramento do problema, o estado de arte na área do problema, e propõe ideias de abordagem ao problema a serem seguidas nos dois anos seguintes na unidade curricular tese, já sob orientação do orientador nomeado para o efeito.

Avaliação / Assessment


A avaliação desta unidade curricular tem por base o relatório da proposta de investigação (componente escrita e de apresentação). Avaliação ao longo do período lectivo: Trabalho individual (100%). A aprovação é obtida com uma classificação superior ou igual a 10 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Durante o primeiro ano do programa doutoral os alunos deverão formular o seu projeto de doutoramento, o qual deve ser entregue, apresentado e discutido no final do ano letivo . Nessa sessão o aluno de doutoramento deve trabalhar em conjunto com o coordenador do curso (e restantes colegas).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta unidade curricular procura-se uma forma de ensino tutorial ajustada ao nível de 3º ciclo e com o objetivo de qualificar os estudantes de modo a realizar investigação avançada e tendo em atenção as suas necessidades específicas. Sob a orientação do responsável pela unidade curricular, os estudantes deverão discutir e integrar novas perspetivas nas respetivas propostas de investigação e ajustá-las às áreas mais relevantes dos métodos quantitativos aplicados à gestão, disponibilidade de orientação/orientadores, de modo a maximizar as condições necessárias para atingir os resultados esperados num período de 2 anos (conclusão do 3º ciclo).

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. A avaliação não teve alterações devido ao COVID19.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Goossens, M., F. Mittelbach, and A. Samarin, (2004), The LATEX Companion, 2nd Edition, Reading, Massachusetts: Addison-Wesley. J. M. Chambers, J.M. (2008), Software for Data Analysis: Programming with R, New York: Springer. Zikmund, W.G. (2003), Business Research Methods, 7Th Edition, Thomson Hair, Jr., J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2006). Multivariate Data Analysis (6th ed.). Upper Saddle River, NJ: Pearson Prentice Hall. Cameron, C. and P. Trevidi (2005), Microeconometrics. Methods and Applications. Cambridge University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16