Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02028
Acrónimo :
02028
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
12.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
287.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem pré-requisitos.

Objetivos Gerais / Objectives


Dotar os alunos de instrumentos teóricos e metodológicos que lhes permitam desenvolver investigação em Contabilidade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta unidade curricular tem como principais objetivos desenvolver competências que permitam aos alunos: OA1 - Desenvolver trabalhos de investigação originais que contribuam para o conhecimento na área da Contabilidade; OA2 - Planear, desenhar e conduzir projetos de investigação em Contabilidade; OA3 - Aplicar ferramentas conceptuais, teóricas e metodológicas na realização de trabalhos de investigação; OA4 - Pesquisar bibliografia em journals científicos na área da Contabilidade e outras afins que possam apoiar a investigação; OA5 - Desenvolver a capacidade crítica e de reflexão dos temas em análise.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A importância da teoria em investigação em contabilidade 2. Paradigmas teóricos em Contabilidade 3. Definição do problema de investigação e das questões de investigação 4. Pesquisa bibliográfica e revisão da literatura 5. Análise crítica de artigos científicos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como se explicita de seguida: OA1 - CP1, CP2, CP3, CP4 e CP5 OA2 - CP2, CP3, CP4 e CP5 OA3 - CP1, CP2, CP3, CP4 e CP5 OA4 - CP4 e CP5 OA5 - CP5 e CP5

Avaliação / Assessment


A avaliação desta unidade curricular faz-se através: 1. Participação ativa nos debates e análises realizadas nas aulas (30%); 2. Entrega de relatório individual baseado na análise crítica de um ou mais estudos (70%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Ao longo do período letivo, o aluno deverá adquirir e desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, no âmbito desta UC e em conformidade com os objetivos definidos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas 2. Participativas 3. Ativas 4. Auto estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem (OA). Apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. MEA1 - Transversal a todos os OA MEA2 - OA3, OA4, OA5 MEA3 - OA1, OA2, AO3 MEA4 - OA1, OA2, OA4, AO5

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Hoque, Z., Methodological Issues in Accounting Research: Theories and Methods, 2018, Spiramus, 2nd edition, Hoque, Z., Parker, L., Covaleski, M. & Haynes, K., The Routledge Companion to Qualitative Accounting Research Methods, 2020, Routledge, Marshall, C., Rossman, G. B. & Blanco, G. L., Designing Qualitative Research, 2022, Sage, 7th edition, Yin, R., Case Study Research, 2018, Sage, 6th edition, Silverman, Doing Qualitative Research, 2021, Sage, 6th Edition,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Scott, W.R. & O'Brien, P., Financial Accounting Theory, 2019, Pearson, 8th Edition, Greenwood, R., Oliver, C., Lawrence, T. B. & Meyer, R. E., The SAGE Handbook of Organizational Institutionalism, 2020, Sage, 2nd edition (reprinted),

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16