Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
A presente UC pretende dar aos alunos uma visão abrangente da gestão das operações e do seu impacto na competitividade das empresas, salientando o alinhamento dos objectivos das operações com os da empresa, a concepção do sistema de operações e o planeamento e gestão do mesmo, ao longo do tempo.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Descrever os conceitos básicos de gestão de operações e alinhar a estratégia das operações com a estratégia da empresa; OA2: Selecionar os processos que suportam os produtos e serviços que satisfazem as necessidades dos consumidores, bem como a sua organização espacial; OA3: Planear e controlar os recursos requeridos pelos processos e assegurar disponibilidade de recursos e de outros materiais necessários para satisfazer as necessidades dos consumidores.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I - Introdução CP1: Introdução à Gestão de Operações CP2: Performance e estratégia das operações. CP3: Estrutura e âmbito das Operações II - Design da Operação CP4: Design do processo. CP5: Organização do espaço e dos fluxos III - Planeamento e controlo CP6: Gestão da capacidade CP7: Gestão de materiais CP8: Teoria das restrições CP9: Gestão da Cadeia de Abastecimento CP10: Sistemas Lean. CP11: Gestão da Qualidade.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos (CP) estão organizados em 3 partes, cada uma correspondendo a um dos objectivos de aprendizagem (OA). Assim: Para os estudantes atingirem o OA1 (Descrever os conceitos básicos de gestão de operações e alinhar a estratégia das operações com a estratégia da empresa), os estudantes exploração os conteúdos programáticos 1, 2 e 3. Para atingirem o OA2 (Selecionar os processos que suportam os produtos e serviços que satisfazem as necessidades dos consumidores, bem como a sua organização espacial, os estudantes terão como base os ocnteúdos programáticos 4 e 5. Para atingirem o OA3 (Planear e controlar os recursos requeridos pelos processos e assegurar disponibilidade de recursos e de outros materiais necessários para satisfazer as necessidades dos consumidores), os estudantes serão expostos aos conteúdos programáticos 6 a 11.
Avaliação / Assessment
A avaliação das UC poderá ser feita em duas modalidades: OPÇÃO 1: avaliação ao longo do semestre Esta opção envolve dois instrumentos de avaliação: 1. Teste intercalar (prova escrita, individual) - 40% 2. Teste final (prova escrita, individual) - 60% Os alunos deverão obter uma classificação mínima de 8 valores no teste intercalar e no teste final para poderem ter aprovação na UC. A nota final de passagem é de 10 valores ou superior. OPÇÃO 2: avaliação por exame Teste escrito no final do semestre (prova escrita, individual) - 100% A aprovação é obtida com uma classificação de 10 valores ou superior.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
No decurso da UC recorrer-se-á a várias metodologias de ensino aprendizagem. A UC está organizada em torno de aulas teóricas para várias turmas em simultâneo, havendo posteriormente aulas práticas para cada turma individualmente. Nas aulas téoricas recorrer-se-á sobretudo a metodologias expositivas, quer de conteúdos quer de exemplos. Nas aulas práticas os temas das aulas teórias serão aplicados em casos e/ou exercícios, com debate em aula. Existirão convidados de indústria em aulas práticas para demonstração e debate dos temas das aulas teóricas em situações reais. Todos os temas abordados querem que os estudantes façam leitura dos capítulos do livro de referência que estão indicados para cada um deles, preferencialmente antes da aula teórica. O trabalho autónimo inclui a resolução de exercícios extra disponibilizados que o estudante, caso pretenda, poderá resolver e analisar com o docente. Esta UC dispõe de horário de atendimento semanal, por turma. Nos dias que precedem os momentos de avaliação existirão sessões adicionais de exclarecimento de dúvidas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino e os objectivos de aprendizagem (OA) da UC: 1) Metodologias expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência: OA 1 + 2 + 3 : todos os temas da UC serõa abrodados nas aulas teóricas para se explorar os conceitos fundamentais, essenciais à boa compreensão dos temas. 2) Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação: OA 2 + 3 : todos os CP serão alvo de abordagem nas aulas práticas, seja através de exercícios, de casos de estudo. 3) Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio: OA 1 + 2 + 3 : todos os CP serão alvo de abordagem nas aulas práticas, seja através de exercícios, de casos de estudo. 4) Auto-estudo: OA 1 + 2 + 3: todos os conteúdos programáticos e assim todos os OA serão avaliados no teste intercalar e/ou no teste final, requerendo estudo autónimo por parte dos estudantes.
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Nota: para os estudantes que por causa da situação pandémica façam provas (teste intercalar, teste final ou exame) online, cada uma delas envolverá uma prova adicional, oral, de confirmação, que poderá ser feita também online
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Slack, N. e Brandon-Jones, A., 2019, Operations Management, 9ª Edição, Pearson
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Krajewski, L.J., Malhotra, M.K. e Ritzman, L.P., 2019, Operations Management ? processes and supply chains, 12ª edição, Pearson Jacobs. F. R. e Chase, R. B. 2014, Operations and supply chain management, 14ª edição, McGraw-Hill. Goldratt, E. e J. Cox, 1992, The Goal ? a process of ongoing improvement, 2ª edição revista, North River Press.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-22