Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02031
Acrónimo :
02031
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


OA1: Descrever os conceitos básicos de gestão de operações e alinhar a estratégia das operações com a estratégia da empresa; OA2: Selecionar os processos que suportam os produtos e serviços que satisfazem as necessidades dos consumidores, bem como a sua organização espacial; OA3: Planear e controlar os recursos requeridos pelos processos e assegurar disponibilidade de recursos e de outros materiais necessários para satisfazer as necessidades dos consumidores.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A presente UC pretende dar aos alunos uma visão abrangente da gestão das operações e do seu impacto na competitividade das empresas, salientando o alinhamento dos objectivos das operações com os da empresa, a concepção do sistema de operações e o planeamento e gestão do mesmo, ao longo do tempo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I - Introdução CP1: Introdução à Gestão de Operações CP2: Performance e estratégia das operações. CP3: Estrutura e âmbito das Operações II - Design da Operação CP4: Design do processo. CP5: Organização do espaço e dos fluxos III - Planeamento e controlo CP6: Gestão da capacidade CP7: Gestão de materiais CP8: Teoria das restrições CP9: Gestão da Cadeia de Abastecimento CP10: Sistemas Lean. CP11: Gestão da Qualidade.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre os objectivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos (CP): OA1. ? CP 1 + CP 2 + CP3 OA2. ? CP 4 + CP 5 OA3. ? CP 6 + CP 7 + CP 8 + CP 9 + CP 10 + CP11

Avaliação / Assessment


No decurso da UC recorrer-se-á a: ? Metodologias expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência. ? Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação. ? Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio. ? Auto-estudo. | OPÇÃO 1: Avaliação periódica: 1. Teste intercalar - 40% 2. Teste final, individual - 60% Os alunos deverão obter uma classificação mínima de 8 valores no teste intercalar e no teste final. A nota final de passagem é de 10 valores ou superior. OPÇÃO 2: Exame no final do semestre - 100% A aprovação é obtida com uma classificação de 10 valores ou superior.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a: - Metodologias expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência. - Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação. - Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio. - Auto-estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino e os objectivos de aprendizagem (OA) da UC: ? Metodologias expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência: OA 1 + 2 + 3 ? Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação: OA 2 + 3 ? Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio: OA 1 + 2 + 3 ? Auto-estudo: OA 1 + 2 + 3

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Nota: para os estudantes que por causa da situação pandémica façam provas (teste intercalar, teste final ou exame) online, cada uma delas envolverá uma prova adicional, oral, de confirmação, que poderá ser feita também online

Bibliografia Principal / Main Bibliography


? Slack, N. e Brandon-Jones, A., 2019, Operations Management, 9ª Edição, Pearson

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


? Krajewski, L.J., Malhotra, M.K. e Ritzman, L.P., 2019, Operations Management ? processes and supply chains, 12ª edição, Pearson ? Jacobs. F. R. e Chase, R. B. 2014, Operations and supply chain management, 14ª edição, McGraw-Hill. ? Goldratt, E. e J. Cox, 1992, The Goal ? a process of ongoing improvement, 2ª edição revista, North River Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16