Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
A presente UC pretende dar aos alunos uma visão abrangente da gestão das operações e do seu impacto na competitividade das empresas, salientando o alinhamento dos objectivos das operações com os da empresa, a concepção do sistema de operações e o planeamento e gestão do mesmo, ao longo do tempo.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Descrever os conceitos básicos de gestão de operações e alinhar a estratégia das operações com a estratégia da empresa; OA2: Selecionar os processos que suportam os produtos e serviços que satisfazem as necessidades dos consumidores, bem como a sua organização espacial; OA3: Planear e controlar os recursos requeridos pelos processos e assegurar disponibilidade de recursos e de outros materiais necessários para satisfazer as necessidades dos consumidores.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I - Introdução CP1: Introdução à Gestão de Operações CP2: Performance e estratégia das operações. CP3: Estrutura e âmbito das Operações II – Design da Operação CP4: Design do processo. CP5: Organização do espaço e dos fluxos III – Planeamento e controlo CP6: Gestão da capacidade CP7: Gestão de materiais CP8: Gestão da Cadeia de Abastecimento CP9: Teoria das restrições CP10: Gestão da Qualidade CP11: Sistemas Lean.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos (CP) estão organizados em 3 partes, cada uma correspondendo a um dos objectivos de aprendizagem (OA). Assim: Para os estudantes atingirem o OA1 (Descrever os conceitos básicos de gestão de operações e alinhar a estratégia das operações com a estratégia da empresa), os estudantes exploração os conteúdos programáticos 1, 2 e 3. Para atingirem o OA2 (Selecionar os processos que suportam os produtos e serviços que satisfazem as necessidades dos consumidores, bem como a sua organização espacial), os estudantes terão como base os ocnteúdos programáticos 4 e 5. Para atingirem o OA3 (Planear e controlar os recursos requeridos pelos processos e assegurar disponibilidade de recursos e de outros materiais necessários para satisfazer as necessidades dos consumidores), os estudantes serão expostos aos conteúdos programáticos 6 a 11.
Avaliação / Assessment
OPÇÃO 1: Avaliação ao longo do semestre: Esta opção envolve dois instrumentos de avaliação: 1. Teste intercalar - 50% 2. Teste final, individual - 50% Os alunos deverão obter uma classificação mínima de 8 valores no teste intercalar e no teste final. A nota final de passagem é de 10 valores ou superior. OPÇÃO 2: Exame no final do semestre - 100% A aprovação é obtida com uma classificação de 10 valores ou superior. Nota: Estudantes com resultados iguais ou superiores a 18 valores numa qualquer prova poderão ser chamados a frequentar uma prova oral adicional de confirmação ou não da nota.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
No decurso da UC recorrer-se-á a várias metodologias de ensino aprendizagem. A UC está organizada em torno de aulas teórico-práticas para cada uma das turmas. Na componente teórica, recorrer-se-á sobretudo a metodologias expositivas, quer de conteúdos quer de exemplos. Na componente prática, os temas serão aplicados em casos e/ou exercícios, com debate em aula. Todos os temas abordados requerem que os estudantes efectuem a leitura antecipada dos capítulos do livro de referência que estão indicados para cada um deles. O trabalho autónimo inclui a resolução de exercícios extra disponibilizados que o estudante, caso pretenda, poderá analisar com o docente. Esta UC dispõe de horário de atendimento semanal, por turma. Nos dias que precedem os momentos de avaliação existirão sessões adicionais de esclarecimento de dúvidas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino e os objectivos de aprendizagem (OA) da UC: 1. Metodologias expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência: OA 1 + 2 + 3: todos os temas da UC serão abordados na exposição teórica para se explorar os conceitos fundamentais, essenciais à boa compreensão dos temas. 2. Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação: OA 2 + 3: todos os CP serão alvo de abordagem em expressões práticas participativas, seja através de exercícios, de casos de estudo. 3. Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio: OA 1 + 2 + 3: todos os CP serão alvo de abordagem em expressões práticas participativas, seja através de exercícios, de casos de estudo. 4. Auto-estudo: OA 1 + 2 + 3: todos os conteúdos programáticos e assim todos os OA serão avaliados no teste intercalar e/ou no teste final, requerendo estudo autónomo por parte dos estudantes.
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC e o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Slack, N. e Brandon-Jones, A., 2019, Operations Management, 9ª Edição, Pearson (OR LATER)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
• Goldratt, E. e J. Cox, 1992, The Goal – a process of ongoing improvement, 2ª edição revista, North River Press. • Jacobs. F. R. e Chase, R. B. 2023, Operations and supply chain management, 17ª edição, McGraw-Hill. • Krajewski, L.J., Malhotra, M.K. e Ritzman, L.P., 2021, Operations Management – processes and supply chains, 13ª edição, Pearson
Data da última atualização / Last Update Date
2025-10-26