Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciência Política
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
não tem.
Objetivos Gerais / Objectives
A política comparada é um campo central na Ciência Política. Para o desenvolvimento de análises científicas em política comparada, o método comparativo é uma ferramenta central: fornece um conjunto de regras e padrões de actuação que pretendem assegurar que o desenho da pesquisa é rigorosamente delineado de molde a que a produção dos dados e as inferências baseadas na evidência empírica sejam feitas segundo elevados padrões que assegurem a sua validade e reprodutibilidade. Pretende-se com esta cadeira, primeiro, fornecer os conhecimentos básicos fundamentais sobre o que é e como se implementa o método comparativo em Ciência Política. Segundo, fornecer uma panorâmica geral sobre os principais debates e controvérsias que existem na disciplina em torno do método comparativo.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Três grandes objetivos de aprendizagem: Primeiro, aquisição (e capacidade de discussão crítica) de conhecimentos básicos sobre o que é a política comparada e o método comparativo. Segundo, exercitar as competências dos alunos na apresentação oral de textos e pesquisas. Terceiro, capacitar os discentes a desenvolverem uma investigação em política comparada.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I - O processo de investigação em política comparada II - As teorias, os métodos e o desenho da pesquisa III - Teorias, hipóteses, operacionalização e medição IV - Fontes e dados em política comparada V - A selecção dos casos e os possíveis enviesamentos VI - Testes de hipóteses, inferências causais e os problemas associados ao pequeno N VII - Tempo e investigação comparativa
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Tendo em conta os objetivos gerais da UC, ou seja, dar uma visão geral sobre o que é a política comparada e o método comparativo, o programa foca os pontos centrais nestes domínios. Primeiro, dá uma visão geral sobre a pesquisa em Ciência Política comparada (Parte I). Segundo, foca a relação entre teorias, métodos, natureza das questões e desenho da pesquisa (Partes II a IV). Terceiro, aborda a relação entre teoria, hipóteses e medição (Partes V e VI). Quarto, foca os tipos de dados, a seleção dos casos e o tipo de inferências possíveis. Finalmente, aborda a diferença entre pesquisas sincrónicas e diacrónicas (Partes IV, V-VII).
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre, 1-4: 1. Assiduidade e participação nas aulas (20% da média final); presença em 2/3 das aulas obrigatória para avaliação contínua, caso contrário exame. 2. Duas exposições orais (25%: 12,5% cada) de textos (1 teórico e 1 exemplo de pesquisa). 3. Elaboração das tarefas relacionadas com a elaboração do trabalho: 2 relatórios de progresso (10%). 4. organizados em grupos (cerca de 4 alunos cada grupo, mas variável segundo dimensão da turma), os discentes terão de estruturar uma pesquisa empírica comparativa baseada em dados secundários (45%). 5. Exame para os que não cumprem requisitos da avaliação ao longo do semestre.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas consistem sobretudo em trabalho de investigação orientado pelo docente (aulas laboratoriais) e em discussão e apresentação de trabalhos pelos alunos (seminários). Haverá também aulas de exposição da matéria pelo docente (aulas teóricas e teórico-práticas).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Durante as aulas e o acompanhamento tutorial serão dadas orientações teóricas e metodológicas sobre como estruturar e desenvolver um projecto de investigação em política comparada (trabalho de campo). Nas aulas, há várias actividades a desenvolver, as quais são enquadradas pelo docente, requerendo-se dos alunos sobretudo leitura prévia dos materiais, atenção e questionamento crítico, bem como participação activa nas discussões dos textos e na realização de outras das tarefas previamente acordadas com o docente. As orientações sobre como desenvolver um projecto de investigação deverão ser prosseguidas e concretizadas ao nível do trabalho de campo a realizar pelos estudantes, bem como nos exercícios a realizar na aula. Tudo isto permitirá, portanto, responder aos objetivos de aprendizagem da UC.
Observações / Observations
Os computadores portáteis são os ÚNICOS instrumentos eletrónicos aprovados para uso nas aula e apenas para tirar notas, não para surfar na internet durante as aulas. Os telefones celulares e outros instrumentos desse tipo (como por exemplo para se ouvir música) devem estar sempre desligados durante as aulas (e as mensagens de texto também estão proibidas durante as aulas). As aulas começam rigorosamente à hora marcada, havendo apenas uma tolerância de 10 minutos para se poder entrar na primeira sessão, e nenhuma tolerância para entrar além da hora marcada na segunda sessão. Portanto, os alunos não serão autorizados a entrar depois da hora estipulada. Professor, turma 1 (nas aulas práticas e avaliação; turma 1 e 2 para as aulas teóricas): André Freire, Professor Catedrático & coordenador da UC. Professor, turma 2 (nas aulas práticas e avaliação): José Santana Pereira, Professor Auxiliar. «Teaching Assistant»: Bolseiros DCP Mensagem COVID19: «Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário».
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Dogan, Mattei, e Dominique Pelassy (1990, 1984), How to Compare Nations. Strategies in Comparative Politics, New Jersey, Chatham House Publishers. Evera, Stephen van (1997), Guide to Methods of Students of Political Science, Ithaca, Cornell University Press. Porta, Donatella della, e Keating (editors) (2008), Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge University Press Geddes, Barbara (2007), Paradigms and Sand Castles. Theory Building and Research Design in Comparative Politics, Ann Arbor, Michigan University Press. Landman, Todd (2003), Issues and Methods in Comparative Politics. An Introduction, Londres, Routledge. Peters, Guy B. (1998), Comparative Politics. Theory and Methods, Nova Iorque, New York University Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
1. Leituras obrigatórias / Mandatory readings Laboratório de Política Comparada ? Textos de Leitura obrigatória: Teórico- metodológicos (T) e Textos de Análise empírica (TD). Textos teórico-metodológicos (T): T-1 - Porta, Donatella della (2008), «Comparative analysis: case-oriented variable-oriented research», in Porta, Donatella della, e Keating (editors), Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge University Press, pp. 198-222. T-2.1 - Lijphart, Arend (1975), "The comparable cases strategy in comparative research", Comparative Political Studies, 8 (2), pp. 158-177. T2.2 - Skocpol, Theda (1985, 1979), ?Introdução? e ?Conclusão?, Estados e Revoluções Sociais. Análise Comparativa da França, Rússia e China, Lisboa, Presença, pp. 15-27 e 45-55 e 297-306.. T- 3 - Schmitter, Philippe (2008), «The design of social and political research», in Porta, Donatella della, e Keating (editors), Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge University Press, pp. 263-295. T- 4 - Geddes, Barbara (2007), "How the cases you choose affect the answers you get: selection bias and related issues", Paradigms and Sand Castles. Theory Building and Research Design in Comparative Politics, Ann Arbor, Michigan Univ. Press, pp. 89-130. T- 5.1 - Perea, Eva Anduiza, e Crespo, Ismael, e Lago, Mónica Méndez (1999), "La contrastación de hipótesis", Metodolgía de la Ciencia Política, Madrid, CIS, CM 28, pp. 105-124. T5.2 - Ragin, Charles C. (1989, 1987), «The Comparative Method. Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies, Berkley, University of California Press, pp. 1-40. T5.3 - Rose McDermott (2002), «Experimental Methods in Political Science. Political Analysis», Volume 10, Nº4, pp. 325-342. Textos exemplificativos de pesquisas empíricas (TD) / Examples of comparative research (TD): TD-1.1 - Estudo de caso / Case study Prata, Ana, André Freire & Sofia Serra-Silva (2020), «Gender and political representation before and after the Great Recession, 2008-2017», Marco Lisi, André Freire & Emmanouil Tsatsanis (editors) (2020), Political Representation and Citizenship in Portugal: from Crisis to Renewal, Lexington Books, Rowman & Littlefield, pp. 129-150. TD1.2 - - Estudo de caso / Case study Freire, André & Augusta Correia (2020), «Ideological and policy representation in Portugal, before and after the Great Recession, 2008-2017», in Marco Lisi, André Freire & Emmanouil Tsatsanis (editors) (2020), Political Representation and Citizenship in Portugal: from Crisis to Renewal, Lexington Books, Rowman & Littlefield, pp. 107-128. TD - 2 - Estudo de caso comparados com enquadramento comparativo / Case Study with comparative framing Freire, André, & Meirinho, Manuel (2012), «Institutional reform in Portugal: From the perspective of deputies and voters perspectives», Pôle Sud. Revue de Science Politique, Nº 36, 2012/1, pp. 107-125. TD - 3 - Estudo comparativo descritivo - explicativo / Descriptive & explanatory comparative study Freire, André (2017), «O potencial de coligação das esquerdas português», Para lá da «Geringonça»: O Governo de Esquerdas em Portugal e na Europa, Lisboa, Contraponto. pp. 65-106. TD - 4 - Estudo comparativo com dados agregados / comparative study with macro data Matt Golder (2003), «Explaining variation of the success of extreme right parties in Western Europe», Comparative Political Studies, Vol. 36, Nº 4, pp. 432-466. TD - 5 - Estudo comparativo longitudinal com dados individuais (II) / comparative longitudinal study with micro data (II) Joost Van Spanje & Wouter Van Der Brug (2007), «The Party as Pariah: The Exclusion of Anti-Immigration Parties and its Effect on their Ideological Positions», West European Politics, Vol. 30, Nº 5, pp. 1022-1040. TD- 6 - Estudo comparativo com análise multinível / Comparative Multi-level study Freire, André (2015), «Left-Right Ideology as a Dimension of Identification and as a Dimension of Competition», Journal of Political Ideologies, January, Volume 20, Nº1, pp. 1?26, http://dx.doi.org/10.1080/13569317.2015.991493 TD- 7 - Estudo comparativo longitudinal com dados ao nível macro / comparative longitudinal study with macro data Mikko Matilla e Tapio Raunio (2002), «Government formation in the Nordic countries: the Electoral connection», Scandinavian Political Studies, Vol. 25, Nº 3, pp. 259-280. 2. EXTRA OPCIONAL PARA ENSAIOS DE PESQUISA - Leituras complementares / Complementary readings Alexander, Gerard (2001), ?Institutions, path dependance, and democratic consolidation?, Journal of Theoretical Politics, 13 (3), pp. 249-269. Alonso, Sonia, Volkens, Andrea, Gómez, Braulio (2012), Análisis de conteniido de textos políticos. Un enfoque quantitativo, Madrid, CIS, Cuadernos Metodolóigicos, nº 47. Baum, Michael & Ana Espírito-Santo (2012), «Portugal's Quota-Parity Law: An Analysis of its Adoption», West European Politics, Vol. 35, Nº 2, pp. 319-342. Boix, Carles, e Stokes, Susan (editors) (2007), The Oxford Handbook of Comparative Politics, Oxford, Oxford University Press. Caïs, Jordi (1997), Metodología del análisis comparativo, Cuadernos Metodológicos, 21, Madrid, CIS. Collier, David, e Mahon Jr., James E. (1993), ?Conceptual stretching revisited: Adapting categories in comparative analysis?, American Political Science Review, 1987, pp. 845-855. Caul, Miki (1999), «Women?s representation in Parliament», Party Politics, 5 (1), pp. 79-98. D?Ancona, M. (1996), Metodología quantitativa. Estrategias y técnicas de investigación social, Madrid, Síntesis, pp. 81-122. Evera, Stephen van (1997), Guide to Methods of Students of Political Science, Ithaca, Cornell University Press, pp. 7-40 Freire, André (2006), ?Left-Right Ideological Identities in New Democracies: Greece, Portugal and Spain in the Western European Context?, Pôle Sud ? Revue de Science Politique de l?Europe Méridionale, nº 25, II 2006, pp. 153-173. Freire, André, Mélany Barragan, Xavier Coler, Marco Lisi & Emmanouil Tsatsanis (editors) (2020), Political representation in Southern Europe and Latin America. Before and After the Great Recession and the Commodity Crisis, London, Routledge. Gerring, John (2007), ?The case study: what it is and what it does?, in Boix, Carles, e Stokes, Susan (editors), The Oxford Handbook of Comparative Politics, Oxford, Oxford University Press, pp. 90-122. King, G., et al (2000, 1994), El Diseño de la Investigación Social. La Inferencia Científica en los Estudios Cualitativos, Madrid, Alianza Editorial. Lieberson, Stanley (1991), ?Small N?s and big conclusions. An examination of the reasoning in comparative case studies based on a small number of cases?, Social Forces, 70 (2), pp. 307-320. Lieberman, Evan S. (2001), ?Causal inferences in historical institutional analysis. A specification of periodization strategies?, Comparative Political Studies, 34 (9), pp. 1011-1035. Lijphart, Arend (1971), "Comparative politics and the comparative method", American Political Science Review, LXV, pp. 682-693. Lisi, Marco, André Freire & Emmanouil Tsatsanis (editors) (2020), Political Representation and Citizenship in Portugal: from Crisis to Renewal?, Lexington Books ? Rowman & Littlefield. Manheim, J., Rich, R. (1988), Análisis político empírico. Métodos de investigación en ciencia política, Madrid, Alianza, 1988, pp. 281-306 Pennings, P., Keman, H., e Kleinnijenhuis, J. (1999), Doing Research in Political Science. An Introduction to Comparative Methods and Statistics, London, Sage. Pestana, Maria H., e João N. Gageiro (1998), Análise de Dados para as Ciências Sociais. A Complementaridade do SPSS, Lisboa, Edições Sílado. Perea, Eva Anduiza, e Crespo, Ismael, e Lago, Mónica Méndez (1999), Metodología de la Ciencia Política, Madrid, CIS, CM 28. Przeworski, Adam, e Henry Teune (1970), The Logic of Comparative Social Inquiry, Nova Iorque, Wiley-Interscience. Ragin, Charles C. (1989, 1987), The Comparative Method. Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies, Berkley, University of California Press. Schriewer, Jürgen, e Kaelbe, Hartmut (2010), La comparación en las ciencias socials e históricas ? un debate interdisciplinar, Barcelona, Octaedro / ICE-UB. Skocpol, Theda, e Somers, Margaret (1980), ?The uses of comparative history in macrosocial inquiry?, Comparative Studies in Society and History, 22, pp. 174-197. Valles, Miguel S. (2000), ?Diseños y estrategias metodológicas en los estúdios caulitativos?, Técnicas Caulitativas de Investigación Social, Madrid, Sintesis, pp. 69-108. André Freire, Da Geringonça à Maioria Absoluta. A Situação Política em Portugal e na Europa, 2023, Freire, André (2023), Da Geringonça à Maioria Absoluta. A Situação Política em Portugal e na Europa, Lisboa, Editora Gato Bravo., Freire, André (2024), Eleições, Partidos e Representação Política, Lisboa, Editora Gradiva.,
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-24