Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Serviço Social
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem
Objetivos Gerais / Objectives
Consolidar os conhecimentos teóricos adquiridos na sua relação com a prática profissional do assistente social; Treino na elaboração e aplicação de instrumentos técnicos de suporte à prática profissional informada.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
- Experienciar o método de Serviço Social fundamentado no conhecimento científico; - Identificar os instrumentos teóricos/metodológicos de suporte à prática do Serviço Social; - Elaborar matrizes de análise e operativas da intervenção do Social no contexto interdisciplinar das práticas profissionais, organizacionais e comunitárias; - Organizar e elaborar instrumentos técnicos de suporte a uma prática informada em Serviço Social.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I. Impactos de crises e emergência social na intervenção do assistente social . Um debate entre o presencial e o virtual. II.A intervenção do Serviço Social, sustentada num quadro teórico de referência: Despiste da situação; Operacionalização diagnóstico; Investigação ou estudo aprofundado; Avaliação da situação; Atendimento social; Contrato social; Acompanhamento social; Visita Domiciliária; Aconselhamento Social. III. Procedimentos técnicos como Meios de Prova: Relatório Social; Perícia Social. IV. Procedimentos técnicos como Meios de Diagnóstico: Caracterização sócio familiar; Informação Social; Genograma e o Ecomapa. V. Procedimentos técnicos como Meios de Acompanhamento e Planeamento da Intervenção Social: Plano individual de readaptação; Plano Pessoal Educativo; Acordo de Promoção e Proteção; Plano de desenvolvimento social; Plano de Inserção Social; Gestor de caso; Plano Desenvolvimento Individual; Escalas e outros.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos da unidade curricular procuram sustentar os objectivos definidos, iniciando-se pela problematização das práticas do Serviço Social em quadros teóricos de referência. Propõem uma reflexão sobre os principais recursos e instrumentos técnicos que orientam e informam o processo de intervenção. O programa termina com o treino/operacionalização e construção de instrumentos técnicos de suporte à intervenção nas diferentes fases do processo profissional.
Avaliação / Assessment
- Avaliação individual: 1 Teste - 60% - Avaliação coletiva (1 Trabalho de grupo (máximo 3 estudantes) de apresentação oral - 40%. - Avaliação por exame - 100%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Metodologia: Ensino/aprendizagem da aplicação dos referenciais teóricos/metodológicos nas diferentes áreas do agir profissional; Método misto: expositivo, interrogativo e participativo (através de exercícios de reflexão, análise e comunicação). - Role-playing; Brainstorming - O cliente virtual
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Exposição da matéria com suporte de meios audio-visuais e bibliográficos. Apoio à Reflexão animada pela interrogação do docente aos alunos e vice-versa e uso brainstorming; Colectivização de metodologias de trabalho e de competências de comunicação entre os alunos e referências bibliográficas; promove-se competência de exposição oral com apoio áudio-visual; incentivo ao debate de ideias mediante a introdução de interrogações no contexto do tema do trabalho de grupo. A reflexão sobre os conteúdos teóricos do programa é realizada na articulação com as experiências de estágios dos alunos. Utilização de role-playing e simulação de casos práticos.
Observações / Observations
Avaliação Periódica: - Esta unidade curricular estrutura-se como seminário de aplicação do conhecimento apreendido pelo que se torna fundamental aplicar métodos pedagógicos de avaliação indiiduais e coletivos por forma a avaliar as competências minimas do estudante para o exercicio da prática profissional. Assim , aplicam-se nesta UC os seguintes métodos: - Avaliação indiviual: 1 Teste - 60% (este corresponde a um exercico de pesquisa e consulta na sua elaboração. O estudante tem acesso a um conjunto de questões com 5 dias de antecedência à entrega do teste , com indicação das respostas obrigatórias. A resposta a cada pergunta tem de demonstrar evidências de estudo, pesquisa e argumentação técnica-profissional). O teste é elaborado no final da UC. - Avaliação coletiva (1 Trabalho de grupo (máximo 3 estudantes) de apresentação oral sobre um tópico do programa - 40%. Os estudantes organizam-se em grupos de trabalho e escolhem um tópico do programa da UC. O trabalho é de apresentação oral com a duração de 30 a 40 minutos em sala de aula.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Rodríguez, María Dolores; Ferreira, Jorge (2017). The contribution of the intervention in social networks and community social work at the local level to social and human development. Journal: European Journal of Social Work (CESW). Riga StradinsUniversity (2018) Social Work case analysis. Global perspective. ISBN 978-9934-563-28-7. Ed Riga University. Letónia Picornell - Lucas, Seller, Enrique Pastor, Rocha, Helena Belchior (2022). Trabajo Social, Serviços Sociales e Intervención Comunitária. Ed Dykinson S.L. Madrid Espanha. Monnink, De Herman (2017), The Social Workers Toolbox. Sustainable Multimethod Social Work. London and New York. Ed. Routledge, Taylor & Francis Group. Matthies, Aila-Leena 2016 Conceptual and historical analysis of ecological social work. Re-visioning social work with individuals, collectives, and communities: social work research. Program Book & Book of Abstracts. 5th European Research Conference of Social Work, Ljubljana 22 24. 4. 2015, p. 167
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Ferreira, J. & Ana (2018). Protección de menores y Trabajo Social. Un análisis comparado entre Espana y Portugal. In Rosa Maria Moreno Flórez (Ed.), Protección de menores y Trabajo Social. Un análisis comparado entre Espana y Portugal. (pp. 11-32). Madrid: Dykinson. -Enrique Pastor Seller y María Assunción Martinez-Roman (Coords) (2014) Trabajo Social em Siglo XXI. Una Perspectiva Internacional Comparada Jorge M. L. Ferreira El Trabajo Social en Portugal: Situación y desafios pp. 177 - 202. Madrid, LDM Ediciones . Rodríguez, María Dolores; Ferreira, Jorge (2017) "The contribution of the intervention in social networks and community social work at the local level to social and human development". Journal: European Journal of Social Work (CESW). Rocha, H. B.; Ferreira, J. (2016); "An Ecosocial model for the sustainability of vulnerable communities" chapter 9 in the book "Ecosocial transformation in society - Research on the contribution of social work and social policy". Matthies & Närhi (eds.) Routledge, London Ferreira, Jorge (2017) "políticas públicas em portugal: a habitação, o parente pobre das políticas sociais?", (61 a 76), co-autor com Isabel Maria Santana e Enrique Seller. Editora Dykinson, SL. Madrid. Ferreira, Jorge M. L. (2012). Serviço Social com Crianças e Jovens em Portugal/ Trabajo Social, Servicios Sociales y Jóvenes, en Portugal. Diciembre. Madrid. ED.Instituto de la Juventud de España (INJUVE). ( Espanhol). - Restrepo, Olga L. V., (2003), Reconfigurando el Trabajo Social, Perspectivas y tendências contemporâneas, Buenos Aires, Espacio - Ferreira, Jorge M. L. (2011). Ferramentas/Instrumentos para práticas intergeracionais em diferentes contextos sociais. Revista Intervenção Social n.º 36 Actas do Seminário sobre a intergeracionalidade?, do Instituto Superior de Serviço Social - Universidade Lusíada Lisboa. (no prelo a publicar em Novembro de 2011). - Kate, 2008, Social Work- An introduction to contemporary practice, Essex, Pearson Education desde una perspectiva Iberoamericana». Consego generale del trabajo social, (Coords).Seler, Vigo Lima Thomson Reuteurs Aranzadi. Ferreira, Jorge, Alvarez, Pablo, Pena, Maria João (2018). Situación actual e tendencias de los estúdios de grado en trabajo social desde una perspectiva internacional.Cap. 3 «El Trabajo Social antá-los desafios del siglo XXI desde una perspectiva Iberoamericana». Consego generale del trabajo social, (Coords).Seler, Vigo Lima Thomson Reuteurs Aranzadi.-los desafios del siglo XXI Ferreira, Jorge, Alvarez, Pablo, Pena, Maria João (2018). Situación actual e tendencias de los estúdios de grado en trabajo social desde una perspectiva internacional.Cap. 3 «El Trabajo Social antáFerreira, J. M. L. (2019). A co-construção da cidadania da criança/jovem no século XXI. In Maria de Fatima Pereira Alberto & Antonia Picornell Lucas (Ed.), Experiencias mundiales de ciudadanía de la infancia y adolescencia. Fernando Pessoa - Paraiba: UFPB. Ferreira, J. M. L. (2019). A co-construção da cidadania da criança/jovem no século XXI. In Maria de Fatima Pereira Alberto & Antonia Picornell Lucas (Ed.), Experiencias mundiales de ciudadanía de la infancia y adolescencia. Fernando Pessoa - Paraiba: UFPB. - Rossell, Teresa, 1993, La entrevista en trabajo social, Barcelona, Escuela Univ. Trabajo Social - Robertis, Cristina, 2007, Méthodologie de l'intervention en travail Social: l'aide à la personne, Paris, Bayard. - Carvalho,Maria Irene e Pinto, Carla (Coords) (2014) Serviço Social Teorias e Prácticas. Jorge M. L. Ferreira e Paula Seno Atendimento e Acompanhamento Integrado: Uma prática de Serviço Social pp. 347 - 366. Lisboa, Lidel, Pactor Edições. ISBN 978-989-693-040-0 - Álvarez-Pérez, Pablo, and Harris, Victor W (2021) Personal social networks as a superdiversity dimension: A qualitative approach with second-generation Americans. Current Sociology 1. 31 Article reuse guidelines: sagepub.com/journals-permissions DOI: 10.1177/0011392120983342 journals.sagepub.com/home/cs. SAGE. A indicar aos alunos no domínio da especialidade da sua formação.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16