Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02038
Acrónimo :
02038
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


Consolidar os conhecimentos teóricos adquiridos na sua relação com a prática profissional do assistente social; Treino na elaboração e aplicação de instrumentos técnicos de suporte à prática profissional informada.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Experienciar o método de Serviço Social fundamentado no conhecimento científico; - Identificar os instrumentos teóricos/metodológicos de suporte à prática do Serviço Social; - Elaborar matrizes de análise e operativas da intervenção do Social no contexto interdisciplinar das práticas profissionais, organizacionais e comunitárias; - Organizar e elaborar instrumentos técnicos de suporte a uma prática informada em Serviço Social.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Impactos de crises e emergência social na intervenção do assistente social . Um debate entre o presencial e o virtual. II.A intervenção do Serviço Social, sustentada num quadro teórico de referência: Despiste da situação; Operacionalização diagnóstico; Investigação ou estudo aprofundado; Avaliação da situação; Atendimento social; Contrato social; Acompanhamento social; Visita Domiciliária; Aconselhamento Social. III. Procedimentos técnicos como Meios de Prova: Relatório Social; Perícia Social. IV. Procedimentos técnicos como Meios de Diagnóstico: Caracterização sócio familiar; Informação Social; Genograma e o Ecomapa. V. Procedimentos técnicos como Meios de Acompanhamento e Planeamento da Intervenção Social: Plano individual de readaptação; Plano Pessoal Educativo; Acordo de Promoção e Proteção; Plano de desenvolvimento social; Plano de Inserção Social; Gestor de caso; Plano Desenvolvimento Individual; Escalas e outros.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos da unidade curricular procuram sustentar os objectivos definidos, iniciando-se pela problematização das práticas do Serviço Social em quadros teóricos de referência. Propõem uma reflexão sobre os principais recursos e instrumentos técnicos que orientam e informam o processo de intervenção. O programa termina com o treino/operacionalização e construção de instrumentos técnicos de suporte à intervenção nas diferentes fases do processo profissional.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao londo do semestre - Avaliação individual: 1 Teste escrito em sala - 50% - Avaliação coletiva (1 Trabalho de grupo de apresentação oral) - 40%. - Registo de participação nas aulas: 10% ou em alternativa, - Avaliação por exame - 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Metodologia: Ensino/aprendizagem da aplicação dos referenciais teóricos/metodológicos nas diferentes áreas do agir profissional; Método misto: expositivo, interrogativo e participativo (através de exercícios de reflexão, análise e comunicação). - Role-playing; Brainstorming - O cliente virtual

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Exposição da matéria com suporte de meios audio-visuais e bibliográficos. Apoio à Reflexão animada pela interrogação do docente aos alunos e vice-versa e uso de brainstorming; Colectivização de metodologias de trabalho e de competências de comunicação entre os alunos e referências bibliográficas; promove-se competência de exposição oral com apoio áudio-visual; incentivo ao debate de ideias mediante a introdução de interrogações no contexto do tema do trabalho de grupo. A reflexão sobre os conteúdos teóricos do programa é realizada na articulação com as experiências de estágios dos alunos. Utilização de role-playing e simulação de casos práticos.

Observações / Observations


Avaliação ao longo do semestre: - Esta unidade curricular estrutura-se como seminário de aplicação do conhecimento apreendido pelo que se torna fundamental aplicar métodos pedagógicos de avaliação indiiduais e coletivos por forma a avaliar as competências minimas do estudante para o exercicio da prática profissional. Assim , aplicam-se nesta UC os seguintes métodos: I. Avaliação ao longo do semestre: - Avaliação indiviual: 1 Teste - 50% (Exercício prático em sala de aula). - Avaliação coletiva (1 Trabalho de grupo de apresentação oral sobre um tópico do programa) - 40%. Os estudantes organizam-se em grupos de trabalho e escolhem um tópico do programa da UC. O trabalho é de apresentação oral com a duração de 20 minutos em sala de aula. Os estudantes devem devem apresentar competências de falar em público para uma audiência e de exposição e domínio do tema escolhido. - Haverá o registo de participação do estudante ao longo do semestre - 10%.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Justino, E. (2025). A Instrumentalidade no Serviço Social. In J. Fialho & I. Casquilho-Martins (Orgs.), Serviço social: Fundamentos, metodologia e contextos de intervenção (pp. 27–42). Edições Sílabo. Monnink, D. H. (2017). The Social Workers Toolbox. Sustainable Multimethod Social Work. Routledge, Taylor & Francis . Rodríguez, M.D. & Ferreira, J. (2017). The contribution of the intervention in social networks and community social work at the local level to social and human development. European Journal of Social Work (CESW). Picornell, L., Seller, E. P., & Belchior-Rocha, H. (2022). Trabajo Social, Serviços Sociales e Intervención Comunitária. Ed Dykinson S.L. Madrid Espanha McDonald, D., Boddy, J., O’Callaghan, K., & Chester, P. (2015). Ethical Professional Writing in Social Work and Human Services. Ethics and Social Welfare, 9(4), 359–374. https://doi.org/10.1080/17496535.2015.1009481

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Belchior-Rocha, H. & Ferreira, J. (2016). An Ecosocial model for the sustainability of vulnerable communities. In, Matthies & Närhi (eds.) .Ecosocial transformation in society - Research on the contribution of social work and social policy. Routledge, London - Ferreira, J. (2017). Políticas públicas em portugal: a habitação, o parente pobre das políticas sociais?", (61 a 76). Editora Dykinson. - Ferreira, J. (2012). Serviço Social com Crianças e Jovens em Portugal/ Trabajo Social, Servicios Sociales y Jóvenes, en Portugal. Diciembre. Madrid. ED.Instituto de la Juventud de España (INJUVE). ( Espanhol). - Restrepo, O. L. V., (2003), Reconfigurando el Trabajo Social, Perspectivas y tendências contemporâneas. Espacio - Ferreira, J. (2011). Ferramentas/Instrumentos para práticas intergeracionais em diferentes contextos sociais. Revista Intervenção Social n.º 36 Actas do Seminário sobre a intergeracionalidade?, do Instituto Superior de Serviço Social - Universidade Lusíada Lisboa. Ferreira, J., Álvarez-Pérez, P. & Pena, M. J. (2018). Situación actual e tendencias de los estúdios de grado en trabajo social desde una perspectiva internacional.Cap. 3 «El Trabajo Social antá-los desafios del siglo XXI desde una perspectiva Iberoamericana». Consego generale del trabajo social, (Coords).Seler, Vigo Lima Thomson Reuteurs Aranzadi.-los desafios del siglo XXI Ferreira, J. M. L. (2019). A co-construção da cidadania da criança/jovem no século XXI. In Maria de Fatima Pereira Alberto & Antonia Picornell Lucas (Ed.), Experiencias mundiales de ciudadanía de la infancia y adolescencia. Fernando Pessoa - Paraiba: UFPB. - Rossell, T. (1993), La entrevista en trabajo social, Barcelona, Escuela Univ. Trabajo Social - Robertis, C. (2007).Méthodologie de l'intervention en travail Social: l'aide à la personne. Bayard. - Carvalho,M: I. & Pinto, C. (Coords) (2014) Serviço Social Teorias e Prácticas. Pactor - Ferreira, J., & Seno, P. (2014). Atendimento e Acompanhamento Integrado: Uma prática de Serviço Social pp. 347 - 366. Pactor - Álvarez-Pérez, P., & Harris, V. W. (2021). Personal social networks as a superdiversity dimension: A qualitative approach with second-generation Americans. Current Sociology. DOI: 10.1177/0011392120983342

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-24