Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02039
Acrónimo :
02039
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--

Objetivos Gerais / Objectives


Proporcionar instrumentos conceptuais e operativos fundamentais para a formulação e operacionalização de metodologias de intervenção com grupos e projetos/ programas em unidades locais e territoriais, numa perspetiva multidisciplinar concebidos com o envolvimento de vários sujeitos individuais e coletivos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Apreender e incorporar o Serviço Social com grupos como uma prática científica que tem como propósito principal capacitar as pessoas e os grupos para enfrentar os problemas, desafios e oportunidades do quotidiano. - Dominar conceitos e modelos do Serviço Social com comunidades e posicioná-lo no contexto mais amplo do quadro do desenvolvimento social; - Identificar e aprofundar o conhecimento sobre instrumentos conceptuais, técnicos e metodológicos com grupos e comunidades; - Desenhar intervenções de trabalho em parceria, avaliação e programação e respetivos requisitos teóricos, metodológicos e técnicos para que possibilitem seleção de métodos adequados, desde a elaboração de diagnósticos permanente e participados, avaliações e envolvimento de todos os atores e saber responder a diferentes problemáticas numa perspetiva integrada e multidisciplinar.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


MÓDULO 1. SERVIÇO SOCIAL E TRABALHO COLETIVO 1.1. O conceito de desenvolvimento e de desenvolvimento social 1.2. O desenvolvimento comunitário 1.3. O indivíduo, o grupo e a comunidade 1.4. A intervenção comunitária e a intervenção com grupos MÓDULO 2. SERVIÇO SOCIAL COM GRUPOS 2.1. Conceito e objetivos 2.2. Modelos de intervenção com grupos 2.3. Processo metodológico com grupos 2.4. Instrumentos de apoio à intervenção MÓDULO 3. SERVIÇO SOCIAL COM COMUNIDADES 3.1. Conceito e objetivos 3.2. Modelos de intervenção comunitária 3.3. Processo metodológico com comunidades 3.4. Instrumentos de apoio à intervenção 3.5. As parcerias no contexto da intervenção com comunidades

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos da unidade curricular prendem-se com a aquisição de conhecimentos e a sua aplicação à prática profissional através dos modelos de intervenção com grupos e comunidades. Os conteúdos programáticos refletem esta dupla preocupação de situar a intervenção no seu referencial teórico mas também a sua operacionalização metodológica, em que os alunos aprofundem conhecimentos com grupos e comunidades e simultaneamente treinam a reflexão dos conhecimentos adquiridos através da realização de exercícios práticos.

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua: - Presença obrigatória em 75% das aulas; - Trabalho de grupo (60%); - Teste (40%). OU Exame final (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Metodologia: -Método expositivo; -Debate; -Exercícios em sala de aula.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A natureza da Unidade Curricular exige uma articulação entre o conhecimento teórico e a intervenção pelo que paralelamente ao método expositivo, que possibilite o aprofundamento de conhecimento e favoreça a reflexão e a análise, irão simular-se situações problema onde terão oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos, refletir e analisar as dificuldades e as hipóteses de trabalho.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Peláez, A. L. (Ed.) (2015). Teoría del trabajo social con grupos. (2nd. Ed.). Madrid: Editorial Universitas. Zastrow, C. (2015). Social work with groups: a comprehensive worktext (9nd. Ed.). Stamford: Cengage Learning. Twelvetrees, A. (2017). Community development, social action and social planning. (5nd. Ed.). London: Red Globe Press. García, T. F., & Peláez, A. L. (2008). Trabajo social comunitario: afrontando juntos los desafíos del siglo XXI. Madrid: Alianza Editorial. García, T. F., & Peláez, A. L. (2006). Trabajo Social con grupos. Madrid: Alianza Editorial. Barbero, J. M. & Cortes, F. (2005), Trabajo comunitario, organizacion y desarrollo social. Madrid: Alianza Editorial.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Zastrow, C. & Hessenauer, S. (2019). Social work with groups: comprehensive practice and self-care (10nd. Ed.). Hampshire: Cengage Learning. Zamanillo, T. (2008). Trabajo social con grupos y pedagogia ciudadana. Madrid: Editiorial Sintesis. Weil, M., Gamble, D. & MacGuire, E. (2010). Community practice skills workbook: local to global prespectives. New York: Columbia University Press. Tosone, C. (2009), Psychodynamic model. In A. Gitterman & R. Salmon (eds), Encyclopedia of social work with groups (pp.80-83). New York: Taylor & Francis. Toseland, R. W., Jones, L. V. & Gellis, Z. D. (2017). Group Dynamics. In C. D. Garvin, L. M. Gutierrez & m. J. Galinsky (eds), Handbook of Social Work with Groups (pp. 13-31) (2nd. Ed.). New York: Guilford Press. Toseland, R. & Rivas, R. (2009). An introduction to group work practice. (6nd. Ed.). Boston: Pearson Education. Thompson, N. & Stepney, P. (eds) (2018). Social work theory and methods: the essentials. Abingdon: Routledge. Todd, S. & Drolet, J. (eds) (2020). Community practice and social development in social work. Singapore: Springer. Teater, B. & Baldwin, M. (2012). Social work in the community: making a difference. Bristol: Policypress. Stepney, P. & Popple, K. (2008). Social work and the community: a critical context for practice. Basingstoke: Plagrave Macmillan. Steinberg, D. (2009), Mutual aid model. In A. Gitterman & R. Salmon (eds), Encyclopedia of social work with groups (pp.76-79). New York: Taylor & Francis. Skinner, S. (2019). Building strong communities: guidelines on empowering the grass roots. London: Red Globe Press. Ruiz, M. (2005). Trabajo social con grupos: fundamentos y tendencias. Bogotá: Kimpres. Ramírez, A. C. (2012). Trabajo Social con Grupos. Gran Canaria: Servicio de Publicaciones y Difusión Científica de la ULPGC. Popple, K. (2015). Analysing community work: theory and practice (2nd. Ed.). Berkshire: Open University Press. Popple, K. (2012). Community practice. In M. Gray, J. Midgley & S. Webb (eds.), The Sage Handbook of Social Work (pp. 279-293). London: Sage. Peral, T. (2008). Trabajo social con grupos y pedagogía ciudadana. Madrid: Sintesis. Peláez, A, Sanchez-Cabezudo, S. & Garcia, M. (eds) (2013), Trabajo social con comunidades en el siglo XXI. Madrid: Editorial Universitas. Payne, M. (2005). Modern social work theory. (3nd. Ed.). Basingstone: Plagrave Macmillan Northen, H. (2017). Ethics and values in group work. In C. D. Garvin, L. M. Gutierrez & M. J. Galinsky (eds), Handbook of Social Work with Groups (pp. 76-89) (2nd. Ed.). New York: Guilford Press. Northen, H. & Kurland, R. (2001). Social work with groups. (3nd. Ed.). New York: Columbia University Press. Munford, R. & Kieran, O. (eds) (2019). New theories for social work practice: ethical practice for working with individuals, families and communities, London: Jessica Kingsley Publishers. Midgley, J. (2013). Social Development: Theory and Practice. London: SAGE Publications. Midgley, J. (1995). Social Development: The developmental perspective in social welfare. London: SAGE Publications. McMaster, K. (2009). Facilitating change through groupwork. In Maidment, J. & Egan (eds), Practice skills in social work and welfare: more than just common sense (pp. 205-217). (2nd. Ed.). Sydney: Allen & Unwin. Magem, R. (2009). Cognitive-behavioral model. In A. Gitterman & R. Salmon (eds), Encyclopedia of social work with groups (pp.69-72). New York: Taylor & Francis. Ledwith, M. (2016). Community development in action: putting freire into practice. Bristol: Polity Press. Herranz, Barbero, J. M. & Cortes, F. (2005). Trabajo comunitario, organizacion y desarrollo social. Madrid: Alianza Editorial. Henderson, P. & Thomas, D. (2013). Skills in neighbourhood work (3nd. Ed.). New York: Routledge. Healy, K. (2012). Social work methods and skills. The essential foundations of practice, Hampshire: Palgrave. Hardcastle, D., Powers, P. & Wenocur, S. (2011). Community practice: theories and skills for social workers, New York: Oxford University Press. Guerra, I. C. (2006). Participação e acção colectiva: interesses, conflitos e consensos, Estoril: Principia. Gitterman, A. & Salmon, R. (eds) (2009). Encyclopedia of Social Work with Groups. New York: Taylor & Francis. Gitterman, A. & Germain, C, (2008). The life model of social work practice: advances in theory and practice. (3nd. Ed.). New York: Columbia University Press. Gamble, D. & Weil, M. (2010). Community practice skills: local to global perspectives. New York: Columbia University Press Galès, P. & Thatcher, M. (1995). Les réseux de politique publique. Débat autour des policy networks. Paris: L'Harmattan. Estivill, J., Hiernaux, J. & Geddes, M. (1997). El partenariado social en Europa: una estrategia participativa para la inserción. Barcelona: Hacer. Elias, P., Arredondo, J. & Virgili (2009). Dinámica de grupos. Barcelona: Eureca Media. Dumas, B. & Séguier, M. (1997). Construire des actions collectives: développer les solidarités. Lyon: Chronique Sociale. Corey, M., Corey, G. & Corey, C. (2017). Groups: Process and Practice. (10nd. Ed.). Pacific Grove: Brooks/Cole. Cohen, A. P. (1985). The symbolic construction of community. New York: Travistock Publications. Banks, S. (et al) (2013). Managing community practice: principles, policies and programmes (2nd. Ed.). Briston: The Policy Press. Aristu, J. H. (2010). Trabajo social comunitario en la sociedad individualizada. Valencia: NAU Libres. Ander-Egg, E. & Idáñez, M. (2011). Evaluación de servicios y programas sociales. Montevideo: Lumen.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16