Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02041
Acrónimo :
02041
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Francês, Português, Italiano

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular promove conhecimento sobre os modos de integração das crianças e jovens descendentes de imigrantes na sociedade portuguesa, através da aplicação de teorias, conceitos e resultados de pesquisa nas áreas da Sociologia da Educação, Migrações e Juventude. Tem um foco nos processos educativos, contribuindo para a análise critica dos processos, desafios e oportunidades na integração, em particular em contexto escolar, de descendentes de imigrantes.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, espera-se que os/as estudantes revelem ser capazes de: 1) Analisar a diversidade de modos de integração dos/das descendentes de imigrantes, considerando as especificidades da sociedade portuguesa. 2) Refletir criticamente, usando o conhecimento teórico e os resultados de investigação, sobre as condições e processos familiares e escolares que têm impacto na experiência e no desempenho escolar dos/as descendentes de imigrantes. 3) Comunicar de modo claro e conciso as teorias, conceitos e resultados de investigação no domínio temático da unidade curricular. 4) Estruturar um conjunto de questões, sob a forma de um guião de entrevista, que permitam analisar a experiência dos/das filhos/as de imigrantes em domínios como a educação, família, pertença identitária, participação comunitária e artística.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


As aulas serão organizadas segundo os seguintes conteúdos programáticos: 1. Introdução à unidade curricular 2. Migrações e dinâmicas identitárias 3. Processos de integração nas sociedades de acolhimento 4. Descendentes de imigrantes na escola portuguesa: presença, trajetos e resultados 5. Respostas à diversidade sociocultural: políticas de educação multi/intercultural 6. Invertendo a perspetiva: lusodescendentes e educação 7. Famílias imigrantes e educação 8. Comunidade, cultura e produção cultural 9. Aspirações, transições e mobilidade social 10. Balanço e orientações para trabalho final

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos (CP) organizam-se de forma a atingir os objetivos de aprendizagem (OA), promovendo o conhecimento sobre os modos de integração das crianças e jovens descendentes de imigrantes na sociedade portuguesa, com foco nos processos educativos, nomeadamente: • O OA1, de análise da diversidade de modos de integração, traduz-se nos CP 1, 2 e 3 • O OA2, de compreensão do conhecimento sobre as condições e processos familiares e escolares com impacto na experiência e desempenho escolar, liga-se aos CP 4,5, 6 e 7. • O OA3, de comunicação das teorias, conceitos e resultados de investigação neste domínio, e o OA4, de formulação de questões para análise da experiência dos descendentes de imigrantes, ligam-se com todos os CP.

Avaliação / Assessment


A avaliação na unidade curricular contempla duas modalidades: avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. Avaliação ao longo do semestre Foi concebida para medir a progressão dos/as estudantes através de um conjunto de atividades que incluem: a participação nas aulas; o estudo da bibliografia; a pesquisa de informação (teórica e empírica); apresentação de um trabalho de grupo, e realização de um guião de entrevista comentado. A avaliação ao longo do semestre inclui os seguintes instrumentos de avaliação: A. Apresentação de grupo (35% - até 7 valores). Esta apresentação tem por base a análise de um texto da bibliografia à escolha do grupo. A análise deverá ser sustentada na bibliografia de apoio e ser problematizadora, destacando a metodologia desenvolvida, os principais resultados e o que texto revela sobre os processos de integração dos/das descendentes de imigrantes. B. Guião de entrevista comentado (65% - até 13 valores). Trata-se de um trabalho individual de construção de um guião de entrevista a um/a descendente de imigrantes, com o objetivo de refletir sobre as teorias e problemáticas contactadas na UC; bem como desenvolver competências metodológicas. Tem por base as problemáticas e temas tratados na UC. As perguntas deverão ser comentadas e justificadas recorrendo à bibliografia da UC. Prevê-se a realização de prova oral, como instrumento de avaliação complementar, sempre que se justifique a confirmação de uma classificação. Ficam aprovados os/as estudantes que tenham uma nota igual ou superior a 10 valores no somatório dos instrumentos de avaliação. Todos os instrumentos de avaliação devem ser apresentados: a não entrega de um elemento significa a exclusão da modalidade de avaliação ao longo do semestre. Utilização de IA (Inteligência Artificial) Caso opte por utilizar ferramentas de IA, deve seguir princípios de uso ético, seguindo as políticas de integridade académica do Iscte e princípios como a transparência (divulgue sempre quando e como usa ferramentas de IA nas suas tarefas e trabalhos) e originalidade (as ferramentas de IA podem ser úteis para brainstorming, organização de ideias e refinamento de rascunhos, mas assegure-se de que o produto final reflete o seu pensamento e compreensão originais). Uma má utilização de IA pode levar à anulação do trabalho realizado. Avaliação por exame Em caso de opção, ou não cumprimento da avaliação ao longo do semestre, os/as estudantes podem recorrer a exame (1ª época e 2ª época), a que corresponderá a 100% da nota final, e que compreende todos os conteúdos programáticos trabalhados ao longo do semestre. O exame consiste num teste escrito com a duração de 2 horas. Os/as estudantes que a tal tenham direito legal podem ainda recorrer à época especial de avaliação. Dado o teor e metodologia da UC, os/as estudantes são encorajados/as a frequentá-la em regime de avaliação ao longo do semestre.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias e práticas pedagógicas estão articuladas com o Modelo Pedagógico do Iscte, colocando o/a estudante no centro do processo de ensino e aprendizagem, e considerando-o/a um/a agente ativo/a no seu processo de aprendizagem. Incentiva o desenvolvimento de competências transversais e específicas através de estratégias de aprendizagem ativas e participativas, focadas na colaboração e na integração entre conhecimento teórico e prático. As metodologias incluem aulas teórico-práticas que conciliam estratégias expositivas, demonstrativas, participativas e sobretudo ativas, que associam a exposição de teorias e conceitos fundamentais e a demonstração de processos a: • Análise de casos práticos, envolvendo a apresentação de situações reais ou fictícias para análise e a identificação de condições, processos e problemas, fomentando a aplicação de teorias a contextos reais, e desenvolvendo o pensamento crítico e analítico. • Realização de exercícios individuais e em grupo, focados no desenvolvimento da autonomia e incentivando a colaboração • Discussões guiadas e brainstormings, promovendo a livre expressão de ideias, o pensamento crítico e a capacidade de argumentação, bem como um ambiente de aprendizagem colaborativo e inclusivo. • Análise e apresentação, em grupo, de um texto da bibliografia, focado na compreensão e transmissão colaborativa de conteúdos, desenvolvendo a aprendizagem colaborativa e relacional, o pensamento crítico e a capacidade de argumentação. • Construção e justificação de um guião de entrevista dirigido a um/a jovem descendente de imigrantes, incentivando a elaboração de perguntas relevantes e eticamente apropriadas, desenvolvendo competências de pesquisa e a adoção de uma perspetiva intercultural.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias propostas são variadas e complementares, promovendo uma abordagem integrada do conteúdo da unidade curricular. Cada metodologia é alinhada para atingir os objetivos de aprendizagem, levando ao desenvolvimento de competências teóricas, críticas e práticas. A combinação de métodos expositivos, participativos e ativos coloca o/a estudante no centro do processo de aprendizagem, incentivando a reflexão crítica, a colaboração e a aplicação prática do conhecimento adquirido. As diversas estratégias pedagógicas abordam diretamente cada um dos objetivos propostos: • Análise de casos práticos - permite aos/às estudantes observar e compreender os diferentes modos de integração dos/as descendentes de imigrantes na sociedade portuguesa, aplicando teorias a contextos reais (objetivo 1) e facilita a reflexão crítica sobre as condições e processos que impactam a experiência e o desempenho escolar dos/as descendentes de imigrantes (objetivo 2) • A realização de exercícios individuais e em grupo - promovem a autonomia e o aprofundamento pessoal do conhecimento sobre os modos de integração e processos familiares e escolares, incentivam a colaboração e a troca de perspetivas, enriquecendo a análise e a reflexão crítica (objetivos 1 e 2), tal como desenvolvem competências de comunicação ao pedir análises e interpretações de teorias, conceitos e resultados de investigação (objetivo 3). • Discussões guiadas e brainstormings - permitem a livre expressão de ideias e o debate crítico sobre as diversas formas de integração e as condições que afetam os/as descendentes de imigrantes (objetivos 1 e 2), desenvolvem a capacidade de argumentação e a clareza na comunicação de teorias e conceitos (objetivo 3) e ajudam na elaboração de perguntas para o guião de entrevista final, promovendo a consideração de múltiplas perspetivas e a relevância das questões propostas (objetivo 4). • Apresentação, em grupo, de um texto da bibliografia - facilita a compreensão crítica e a comunicação de teorias, conceitos e resultados de investigação, desenvolvendo a habilidade de transmitir conteúdos de forma colaborativa (objetivos 1 e 2), e apoia e inspira a criação de perguntas para o guião de entrevista, através da discussão e interpretação conjunta dos conteúdos (objetivo 4) • Construção e justificação de um guião de entrevista - liga-se diretamente com o objetivo com o mesmo nome (4), incentivando a elaboração de perguntas relevantes e apropriadas que permitam uma análise aprofundada das experiências dos/as descendentes de imigrantes e a aplicação prática de teorias e conceitos sobre modos de integração e os impactos das condições familiares e escolares (objetivo 2). Permite ainda exercitar a capacidade de comunicar de forma clara e concisa as teorias e conceitos que fundamentam as perguntas elaboradas. (objetivo 3).

Observações / Observations


Sugere-se a consulta do Código de Conduta Académica, conjunto de princípios gerais orientadores da ação e da conduta na comunidade Iscte, bem como o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC), que define as regras gerais de avaliação. Os/as estudantes com estatuto especial devem consultar o Regulamento de Estudantes com Estatuto Especial disponível na página do Iscte, e contactar a docente no início do semestre. Todos os documentos estão disponíveis na página do Iscte. O uso de ferramentas de inteligência artificial, como o CHATGPT, deve ser devidamente assinalado nos trabalhos realizados, incluindo a prompt utilizada para gerar conteúdos. Esta unidade curricular contribui para os seguintes ODS: • ODS 4: “Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”, ao promover a compreensão das condições e experiências educativas de grupos vulneráveis de origem imigrante; • ODS 10: “Reduzir as desigualdades no interior de países e entre países”, ao fomentar o conhecimento sobre as desigualdades escolares e políticas de combate às mesmas; • OSD 16: “Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis”, ao facilitar a compreensão das condições de funcionamento das instituições educativas e seu potencial de melhoramento no sentido da inclusão.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Machado, F. e A. R. Matias (2006), "Descendentes de Imigrantes nas Sociedades de Acolhimento: Linhas de Identificação Sociológica", CIES e-Working Paper (13/2006). Mateus, S. (2021), Futuros desiguais? Sonhos e projetos de filhos de imigrantes em Portugal, Editora Mundos Sociais. Portes, A., W. Haller e P. Fernández-Kelly (2008), “Filhos de imigrantes nos Estados Unidos”, Tempo Social, 20 (1), pp.13-50. Raposo, O. (2019), Arte e cultura: aprendizagens informais na Afro-Lisboa. Mediações. Revista On-line da Escola Superior de Educação, v. 7, n. 2, p. 37-52. Seabra, T. (2010), Adaptação e Adversidade: o desempenho escolar dos alunos de origem indiana e cabo-verdiana no ensino básico, LICS-UL. Seabra, T., C. Roldão, S. Mateus e A. Albuquerque (2016), Caminhos escolares de jovens africanos (PALOP) que acedem ao ensino superior, Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Abrantes, P., e C. Roldão (2019), “The (mis) education of African descendants in Portugal: Towards vocational traps?”, Portuguese Journal of Social Science, 18(1), 27-55. Almeida, Sílvia e Luís Catela Nunes (s/d), Projeto: Inclusão ou Discriminação? Da Análise dos Resultados Escolares às Estratégias para o Sucesso dos Alunos com Origem Imigrante. Centro de Investigação CICS.NOVA, Centro de Economia de Educação da Nova SBE e Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social, em: https://www.epis.pt/upload/documents/6079688a09a6b.pdf Andrade, E. A. de, & Ferreira, M. (2020). Construir o consentimento informado numa pesquisa com crianças imigrantes: traduções e traições. Humanidades & Inovação, 7(28), 56-77. Araújo, M. (2018), "As narrativas da indústria da interculturalidade (1991-2016): Desafios para a educação e as lutas anti-racistas", Investigar em Educação, 7, pp. 9-35 Barros, S., & Albert, I. (2020). “I feel more Luxembourgish, but Portuguese too” cultural identities in a multicultural society. Integrative Psychological and Behavioral Science, 54(1), 72-103. Castellano, Carlos Garrido e Otávio Raposo (2020), “Bottom-up creativity and insurgent citizenship in «Afro Lisboa»: Racial difference and cultural commodification in Portugal”, Cultural Dynamics 32(4): 328-351. CNE (2020a), Recomendação sobre a Cidadania e a Educação Antirracista, CNE, 2020. Em https://www.cnedu.pt/content/deliberacoes/recomendacoes/REC_Cidadania_Educacao_Antirracista.pdf CNE (2020b), Recomendação sobre o acolhimento de migrantes e a construção de uma escola mais inclusiva, CNE, 2020. Em https://www.cnedu.pt/pt/noticias/cne/1751-recomendacao-sobre-o-acolhimento-de-migrantes-e-a-construcao-de-uma-escola-mais-inclusiva Crul, M. and J. Schneider (2009), The Second Generation in Europe: Education and the Transition to the Labour Market, London, OSI. Crul, M. and J. Schneider (2010), “Comparative integration context theory: participation and belonging in new diverse European cities”, Ethnic and Racial Studies, 33(7), pp.1249-1268. Firmino, J., Nunes, L. C., de Almeida, S. & Batista, S. (2020) Student segregation across and within schools. The case of the Portuguese public school system, FEUNL Working Paper 633. Gaspar, S., & Iorio, J. (2022). Percursos intermitentes no acesso a carreiras artísticas entre jovens descendentes de imigrantes. Práxis Educativa, 17. Guerra, R., Rodrigues, R. B., Carmona, M., Barreiros, J., Aguiar, C., Alexandre, J., & Costa-Lopes, R. (2019), Inclusão e Desempenho Académico de Crianças e Jovens Imigrantes: O Papel das Dinâmicas de Aculturação, Observatório das Migrações, ACM, IP. Hortas, M. J. (2014), Educação e imigração: a integração dos alunos imigrantes nas escolas do ensino básico do centro histórico de Lisboa, Lisboa, ACIDI. Jardim, C., & Marques da Silva, S. (2021), “Belonging among young people with migrant background in Portugal: local, national, and transnational identifications”. Social Identities, 27(2), 229-244. Kasinitz, P., J. H. Mollenkopf, M. C. Waters, and J. Holdaway (2008), Inheriting the City: The Children of Immigrants Come of Age, Russell Sage Foundation and Harvard University Press. Machado, F. L. (1994), "Luso-africanos em Portugal - nas margens da etnicidade", Sociologia, Problemas e Práticas, 16, pp. 111-134. Machado, F. L., A. R. Matias e S. F. Leal (2005), "Desigualdades sociais e diferenças culturais: os resultados escolares dos filhos de imigrantes africanos", Análise Social (176), pp. 695-714. Marcon, F. (2013), “O kuduro como expressão da juventude em Portugal: estilos de vida e processos de identificação”, Sociedade e Estado, 28. Mateus, S. (2019), “Advantage in diversity: 9th grade pupils of mixed origin in Portugal”, Portuguese Journal of Social Science, 18(1), 57-72. Mateus, Sandra (2019), "‘Antes de nos conhecerem, às vezes, tratam-nos mal’ – perceções sobre discriminação e diversidade étnica em contexto escolar”, Mediações – Revista OnLine da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Vol. 7, n.º 2, pp. 123-135 (disponível em http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/231/pdf) Noorani, S., Baïdak, N., Krémó, A., & Riiheläinen, J. (2019). Integrating Students from Migrant Backgrounds into Schools in Europe: National Policies and Measures. Eurydice Brief. Education, Audiovisual and Culture Executive Agency, European Commission Nunes, A. (2014), “Quase despercebidos: Identidade, pertença e participação social de crianças portuguesas e lusodescendentes na Alemanha”, InterDISCIPLINARY Journal of Portuguese Diaspora Studies, 3(2). OECD (2018), The resilience of students with an immigrant background: Factors that shape well-being, OECD Publishing, Paris. Padilla, B., e A. O. Alcaraz (2019), “‘Lived and taught interculturality’: Reflections on conviviality relations and integration in educational environments in Spain (Granada) and Portugal (Lisbon)”, Portuguese Journal of Social Science, 18(1), 109-128. Portes, A. (1996), The New Second Generation, New York, Russell Sage Foundation. Portes, A. e M. Zhou (1993), "The New Second Generation: Segmented Assimilation and Its Variants" Annals, 530, pp.74-96. Raposo, O., Varela, P., Simões, J. A., & Campos, R. (2021). “Nos e fidju la di gueto, nos e fidju di imigranti, fidju di Kabu Verdi”: estética, antirracismo e engajamentos no rap crioulo em Portugal. Sociedade e Estado, 36, 269-291. Raposo, Otávio (2010), "'Tu és rapper, representa Arrentela, és red eyes gang': sociabilidades e estilos de vida de jovens do subúrbio de Lisboa", Sociologia, Problemas e Práticas, 64, pp. 127-147 Roldão, C. (2015), Fatores e Perfis de Sucesso Escolar “Inesperado”: Trajetos de Contratendência de Jovens das Classes Populares e de Origem Africana, Tese de Doutoramento, Lisboa, Instituto Universitário de Lisboa. Sardinha, J. (2012), “Negociações identitárias dos luso-descendentes no Canadá através do futebol português e do hóquei no gelo canadiano” Etnográfica. Revista do Centro em Rede de Investigação em Antropologia, 16(1)), 143-162. Schumacher, G., Löschner, J., & Sermi, F. (2019). Data on children in migration. Joint Research Center Technical Report. EU: Luxemburg. Seabra, T. (1999), Educação nas famílias: Etnicidade e Classes Sociais, Lisboa, Instituto de Inovação Educacional, Ministério da Educação. Seabra, T. (2007), "Relações das famílias com a escolaridade e resultados escolares: comparando alunos de origem cabo-verdiana, de origem indiana e autóctones", em P. Silva (org.), Escolas, Famílias e Lares: Um caleidoscópio de olhares, Lisboa, Profedições. Seabra, T., Cândido, A. F., & Tavares, I. (2023), Atlas dos alunos com origem imigrante: Quem são e onde estão nos ensinos básico e secundário em Portugal. Observatório das Desigualdades. https://doi.org/10.15847/CIESODAtlasAlunosOrigemImigrante Seabra, T., Carvalho, H., & Ávila, P. (2019), “The effect of the ethnic composition of schools on primary school maths results of pupils of immigrant origin”, Portuguese Journal of Social Science, 18(1), 9-26. Seabra, T., S. Mateus, E. Rodrigues e M. Nico (2011), Trajetos e Projetos de Jovens Descendentes de Imigrantes à Saída da Escolaridade Básica, Lisboa, Alto-Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, IP. Seabra, Teresa e Ana Filipa Cândido (2019), “Os alunos de nacionalidade estrangeira nos ensinos básico e secundário em Portugal Continental (2011/12 a 2016/17): taxas de aprovação”, Observatório das Desigualdades, ISCTE-IUL. CIES-IUL. Seabra, Teresa, Sandra Mateus, Ana Raquel Matias e Cristina Roldão (2018), “Imigração e escolaridade: trajetos e condições de integração”, em Renato Miguel do Carmo, João Sebastião, Susana Cruz Martins, Joana Azevedo, António Firmino da Costa (Coord.), Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa, Lisboa, Mundos Sociais, pp.301-314 Silva, M.C. Vieira e C. Gonçalves (2011), Diversidade linguística no sistema educativo português: necessidades e práticas pedagógicas no ensino básico e secundário, ACIDI/OI, 46. Suárez-Orozco, C. e M. Suárez-Orozco (2009), “Globalization, immigration, and schooling”, em James A. Banks (org.), The Routledge International Companion to Multicultural Education, New York and London, Taylor & Francis Group, pp.62-76. Vala, J. (org.), V. S. Ferreira, M. E. Lima e D. Lopes (2003), Simetrias e Identidades: Jovens Negros em Portugal, Colecção Estudos sobre a Juventude, nº 8, Oeiras, Celta/IPJ. Van de Werfhorst, H. G., & Heath, A. (2019), “Selectivity of migration and the educational disadvantages of second-generation immigrants in ten host societies”. European Journal of Population, 35(2), 347-378. Varela, P., Raposo, O., & Ferro, L. (2018). Redes de sociabilidade, identidades e trocas geracionais: da “Cova da Música” ao circuito musical africano da Amadora. Sociologia, problemas e práticas, (86), 109-132.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-24