Bibliografia

Principal

  • Seabra, T., S. Mateus, A. R. Matias e C. Roldão (2018), ?Imigração e escolaridade: trajetos e condições de integração?, em Carmo e outros (Coord.), Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa, Lx, Mundos Sociais, pp.301-314 Seabra, T., C. Roldão, S. Mateus e A. Albuquerque (2016), Caminhos escolares de jovens africanos (PALOP) que acedem ao ensino superior, Lx,ACM. Machado, F. Luís e A. R. Matias (2006), "Descendentes de Imigrantes nas Sociedades de Acolhimento: Linhas de Identificação Sociológica", CIES e-Working Paper (13/2006). Seabra, T. (2010), Adaptação e Adversidade: o desempenho escolar dos alunos de origem indiana e cabo-verdiana no ensino básico, Lisboa, ICS-UL. Raposo, O. (2010), "'Tu és rapper, representa Arrentela, és red eyes gang': sociabilidades e estilos de vida de jovens do subúrbio de Lisboa", Sociologia, Problemas e Práticas, 64, pp. 127-147 Portes, A., W. Haller e P. Fernández-Kelly (2008), ?Filhos de imigrantes nos Estados Unidos?, Tempo Social, 20 (1), pp.13-50.:

Secundária

  • Van de Werfhorst, H. G., & Heath, A. (2019), ?Selectivity of migration and the educational disadvantages of second-generation immigrants in ten host societies?. European Journal of Population, 35(2), 347-378. Vala, J. (org.), V. S. Ferreira, M. E. Lima e D. Lopes (2003), Simetrias e Identidades: Jovens Negros em Portugal, Colecção Estudos sobre a Juventude, nº 8, Oeiras, Celta/IPJ. Suárez-Orozco, C. e M. Suárez-Orozco (2009), ?Globalization, immigration, and schooling?, em James A. Banks (org.), The Routledge International Companion to Multicultural Education, New York and London, Taylor & Francis Group, pp.62-76. Silva, M.C. Vieira e C. Gonçalves (2011), Diversidade linguística no sistema educativo português: necessidades e práticas pedagógicas no ensino básico e secundário, ACIDI/OI, 46. Seabra, T., Carvalho, H., & Ávila, P. (2019), ?The effect of the ethnic composition of schools on primary school maths results of pupils of immigrant origin?, Portuguese Journal of Social Science, 18(1), 9-26. Seabra, T., S. Mateus, E. Rodrigues e M. Nico (2011), Trajetos e Projetos de Jovens Descendentes de Imigrantes à Saída da Escolaridade Básica, Lisboa, Alto-Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, IP. Seabra, T. (1999), Educação nas famílias: Etnicidade e Classes Sociais, Lisboa, Instituto de Inovação Educacional, Ministério da Educação. Seabra, T. (2007), "Relações das famílias com a escolaridade e resultados escolares: comparando alunos de origem cabo-verdiana, de origem indiana e autóctones", em P. Silva (org.), Escolas, Famílias e Lares: Um caleidoscópio de olhares, Lisboa, Profedições. Sardinha, J. (2019), ?Strategies of integration, identity and belonging among Portuguese emigrant descendant returnees from France and Canada?, Portuguese Journal of Social Science, 18(1), 73-89. Santos, I. (2004), Quem habita os alunos? A socialização de crianças de origem africana, Lisboa, Educa. Roldão, C. (2015), Fatores e Perfis de Sucesso Escolar ?Inesperado?: Trajetos de Contratendência de Jovens das Classes Populares e de Origem Africana, Tese de Doutoramento, Lisboa, Instituto Universitário de Lisboa. Portes, A. e M. Zhou (1993), "The New Second Generation: Segmented Assimilation and Its Variants" Annals, 530, pp.74-96. Portes, A. (1996), The New Second Generation, New York, Russell Sage Foundation. Padilla, B., e A. O. Alcaraz (2019), ??Lived and taught interculturality?: Reflections on conviviality relations and integration in educational environments in Spain (Granada) and Portugal (Lisbon)?, Portuguese Journal of Social Science, 18(1), 109-128. Padilla, B. and A. Ortiz (2014), ?Construção das identidades de jovens de origem imigrante em Europa: resultados dum projeto europeu?, REMHU, Rev. Interdiscip. Mobil. Hum., vol.22, no.42, pp.133-158. OECD (2018), The resilience of students with an immigrant background: Factors that shape well-being, OECD Publishing, Paris. OECD (2015b), Immigrant Students at School: Easing the Journey towards Integration, OECD Publishing, Paris. OECD (2015a), Helping immigrant students to succeed at school ? and beyond, OECD Publishing, Paris. OECD (2012), Untapped Skills: Realising the Potential of Immigrant Students, Paris, OECD Publishing. OECD (2010), Closing the Gap for Immigrant Students: Policies, Practice and Performance, OECD Reviews of Migrant Education, Paris, OECD Publishing. Nunes, A. (2014), ?Quase despercebidos: Identidade, pertença e participação social de crianças portuguesas e lusodescendentes na Alemanha?, InterDISCIPLINARY Journal of Portuguese Diaspora Studies, 3(2). Mateus, S. (2019), ?Advantage in diversity: 9th grade pupils of mixed origin in Portugal?, Portuguese Journal of Social Science, 18(1), 57-72. Mateus, S. (2014), Futuros convergentes? Processos, dinâmicas e perfis de construção das orientações escolares e profissionais de jovens descendentes de imigrantes em Portugal, Tese de Doutoramento, Lisboa, Instituto Universitário de Lisboa. Marques, M. M., J. L. Martins, J. G. P. Bastos e I. Barreiros (2005), Jovens, Migrantes e a Sociedade da Informação e do Conhecimento. A Escola perante a Diversidade, Lisboa, ACIME. Marcon, F. (2013), ?O kuduro como expressão da juventude em Portugal: estilos de vida e processos de identificação?, Sociedade e Estado, 28. Machado, F. L., A. R. Matias e S. F. Leal (2005), "Desigualdades sociais e diferenças culturais: os resultados escolares dos filhos de imigrantes africanos", Análise Social (176), pp. 695-714. Machado, F. L. (1994), "Luso-africanos em Portugal - nas margens da etnicidade", Sociologia, Problemas e Práticas, 16, pp. 111-134. Kasinitz, P., J. H. Mollenkopf, M. C. Waters, and J. Holdaway (2008), Inheriting the City: The Children of Immigrants Come of Age, Russell Sage Foundation and Harvard University Press. Hortas, M. J. (2014), Educação e imigração: a integração dos alunos imigrantes nas escolas do ensino básico do centro histórico de Lisboa, Lisboa, ACIDI. Guerra, R., Rodrigues, R. B., Carmona, M., Barreiros, J., Aguiar, C., Alexandre, J., & Costa-Lopes, R. (2019), Inclusão e Desempenho Académico de Crianças e Jovens Imigrantes: O Papel das Dinâmicas de Aculturação, Observatório das Migrações, ACM, IP. Gans, H. (1992), "Second-Generation Decline: Scenarios for the Economic and Ethnic Futures of the Post-1965 American Immigrants," Ethnic and Racial Studies, 15(2), pp.173-192. Crul, M. and J. Schneider (2010), ?Comparative integration context theory: participation and belonging in new diverse European cities?, Ethnic and Racial Studies, 33(7), pp.1249-1268. Crul, M. and J. Schneider (2009), The Second Generation in Europe: Education and the Transition to the Labour Market, London, OSI. Cortesão, L. e N. Pacheco (1991), ?O conceito de educação intercultural. Interculturalismo e realidade portuguesa?, Inovação, 1, pp. 33-44. Casimiro, E. (2008), Percursos Escolares de Descendentes de Imigrantes de Origem Cabo-Verdiana em Lisboa e Roterdão, Lisboa, ACIDI. Casa-Nova, M. J. (2005), "(I)Migrantes, diversidades e desigualdades no sistema educativo português: balanço e perspectivas", Revista Ensaio, 13(47), 181-216. Araújo, M. (2018), "As narrativas da indústria da interculturalidade (1991-2016): Desafios para a educação e as lutas anti-racistas", Investigar em Educação, 7, pp. 9-35 Abrantes, P., e C. Roldão (2019), ?The (mis) education of African descendants in Portugal: Towards vocational traps??, Portuguese Journal of Social Science, 18(1), 27-55.: