Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular promove conhecimento sobre os modos de integração das crianças e jovens descendentes de imigrantes na sociedade portuguesa, através da aplicação de teorias, conceitos e resultados de pesquisa nas áreas da Sociologia da Educação, Migrações e Juventude. Tem um foco nos processos educativos, contribuindo para a análise critica dos processos, desafios e oportunidades na integração, em particular em contexto escolar, de descendentes de imigrantes.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular, espera-se que os/as estudantes revelem ser capazes de: 1) Analisar a diversidade de modos de integração dos/das descendentes de imigrantes, considerando as especificidades da sociedade portuguesa. 2) Refletir criticamente, usando o conhecimento teórico e os resultados de investigação, sobre as condições e processos familiares e escolares que têm impacto na experiência e no desempenho escolar dos/as descendentes de imigrantes. 3) Comunicar de modo claro e conciso as teorias, conceitos e resultados de investigação no domínio temático da unidade curricular. 4) Estruturar um conjunto de questões, sob a forma de um guião de entrevista, que permitam analisar a experiência dos/das filhos/as de imigrantes em domínios como a educação, família, pertença identitária, participação comunitária e artística.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
As aulas serão organizadas segundo os seguintes conteúdos programáticos: 1. Introdução à unidade curricular 2. Migrações e dinâmicas identitárias 3. Processos de integração nas sociedades de acolhimento 4. Descendentes de imigrantes na escola portuguesa: presença, trajetos e resultados 5. Respostas à diversidade sociocultural: políticas de educação multi/intercultural 6. Invertendo a perspetiva: lusodescendentes e educação 7. Famílias imigrantes e educação 8. Comunidade, cultura e produção cultural 9. Aspirações, transições e mobilidade social 10. Balanço e orientações para trabalho final
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos (CP) organizam-se de forma a atingir os objetivos de aprendizagem (OA), promovendo o conhecimento sobre os modos de integração das crianças e jovens descendentes de imigrantes na sociedade portuguesa, com foco nos processos educativos, nomeadamente: • O OA1, de análise da diversidade de modos de integração, traduz-se nos CP 1, 2 e 3 • O OA2, de compreensão do conhecimento sobre as condições e processos familiares e escolares com impacto na experiência e desempenho escolar, liga-se aos CP 4,5, 6 e 7. • O OA3, de comunicação das teorias, conceitos e resultados de investigação neste domínio, e o OA4, de formulação de questões para análise da experiência dos descendentes de imigrantes, ligam-se com todos os CP.
Avaliação / Assessment
A avaliação na unidade curricular contempla duas modalidades: avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. Avaliação ao longo do semestre Foi concebida para medir a progressão dos/as estudantes através de um conjunto de atividades que incluem: a participação nas aulas; o estudo da bibliografia; a pesquisa de informação (teórica e empírica); definição de um conceito, apresentação de um trabalho de grupo, e realização de um guião de entrevista comentado. A avaliação ao longo do semestre inclui os seguintes instrumentos de avaliação: A. Definição de um conceito (20% - até 4 valores). Cada estudante deverá selecionar um termo ou conceito relevante para a unidade educativa, pesquisar na bibliografia de referência o seu significado, construir um texto que descreva o mesmo, e disponibilizar o mesmo no moodle, num glossário criado para o efeito. B. Apresentação de grupo (30% - até 6 valores). Esta apresentação tem por base a análise de um texto da bibliografia à escolha do grupo. A análise deverá ser sustentada na bibliografia de apoio e ser problematizadora, destacando a metodologia desenvolvida, os principais resultados e o que texto revela sobre os processos de integração dos/das descendentes de imigrantes. C. Guião de entrevista comentado (50% - até 10 valores). Trata-se de um trabalho individual de construção de um guião de entrevista a um/a descendente de imigrantes, com o objetivo de refletir sobre as teorias e problemáticas contactadas na UC; bem como desenvolver competências metodológicas. Tem por base as problemáticas e temas tratados na UC. As perguntas deverão ser comentadas e justificadas recorrendo à bibliografia da UC. Prevê-se a realização de prova oral, como instrumento de avaliação complementar, sempre que se justifique a confirmação de uma classificação. Ficam aprovados os/as estudantes que tenham uma nota igual ou superior a 10 valores no somatório dos instrumentos de avaliação. Todos os instrumentos de avaliação devem ser apresentados: a não entrega de um elemento significa a exclusão da modalidade de avaliação ao longo do semestre. Os mecanismos de feedback são formativos, no caso do trabalho de grupo, e sumativos no caso do comentário crítico e do ensaio final. Avaliação por exame Em caso de opção, ou não cumprimento da avaliação ao longo do semestre, os/as estudantes podem recorrer a exame (1ª época e 2ª época), a que corresponderá a 100% da nota final, e que compreende todos os conteúdos programáticos trabalhados ao longo do semestre. O exame consiste num teste escrito com a duração de 2 horas. Os/as estudantes que a tal tenham direito legal podem ainda recorrer à época especial de avaliação. Dado o teor e metodologia da UC, os/as estudantes são encorajados/as a frequentá-la em regime de avaliação ao longo do semestre.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias e práticas pedagógicas estão articuladas com o Modelo Pedagógico do Iscte, colocando o/a estudante no centro do processo de ensino e aprendizagem, e considerando-o/a um/a agente ativo/a no seu processo de aprendizagem. Incentiva o desenvolvimento de competências transversais e específicas através de estratégias de aprendizagem ativas e participativas, focadas na colaboração e na integração entre conhecimento teórico e prático. As metodologias incluem aulas teórico-práticas que conciliam estratégias expositivas, demonstrativas, participativas e sobretudo ativas, que associam a exposição de teorias e conceitos fundamentais e a demonstração de processos a: • Análise de casos práticos, envolvendo a apresentação de situações reais ou fictícias para análise e a identificação de condições, processos e problemas, fomentando a aplicação de teorias a contextos reais, e desenvolvendo o pensamento crítico e analítico. • Realização de exercícios individuais e em grupo, focados no desenvolvimento da autonomia e incentivando a colaboração • Discussões guiadas e brainstormings, promovendo a livre expressão de ideias, o pensamento crítico e a capacidade de argumentação, bem como um ambiente de aprendizagem colaborativo e inclusivo. • Análise e apresentação, em grupo, de um texto da bibliografia, focado na compreensão e transmissão colaborativa de conteúdos, desenvolvendo a aprendizagem colaborativa e relacional, o pensamento crítico e a capacidade de argumentação. • Construção e justificação de um guião de entrevista dirigido a um/a jovem descendente de imigrantes, incentivando a elaboração de perguntas relevantes e eticamente apropriadas, desenvolvendo competências de pesquisa e a adoção de uma perspetiva intercultural.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias propostas são variadas e complementares, promovendo uma abordagem integrada do conteúdo da unidade curricular. Cada metodologia é alinhada para atingir os objetivos de aprendizagem, levando ao desenvolvimento de competências teóricas, críticas e práticas. A combinação de métodos expositivos, participativos e ativos coloca o/a estudante no centro do processo de aprendizagem, incentivando a reflexão crítica, a colaboração e a aplicação prática do conhecimento adquirido. As diversas estratégias pedagógicas abordam diretamente cada um dos objetivos propostos: • Análise de casos práticos - permite aos/às estudantes observar e compreender os diferentes modos de integração dos/as descendentes de imigrantes na sociedade portuguesa, aplicando teorias a contextos reais (objetivo 1) e facilita a reflexão crítica sobre as condições e processos que impactam a experiência e o desempenho escolar dos/as descendentes de imigrantes (objetivo 2) • A realização de exercícios individuais e em grupo - promovem a autonomia e o aprofundamento pessoal do conhecimento sobre os modos de integração e processos familiares e escolares, incentivam a colaboração e a troca de perspetivas, enriquecendo a análise e a reflexão crítica (objetivos 1 e 2), tal como desenvolvem competências de comunicação ao pedir análises e interpretações de teorias, conceitos e resultados de investigação (objetivo 3). • Discussões guiadas e brainstormings - permitem a livre expressão de ideias e o debate crítico sobre as diversas formas de integração e as condições que afetam os/as descendentes de imigrantes (objetivos 1 e 2), desenvolvem a capacidade de argumentação e a clareza na comunicação de teorias e conceitos (objetivo 3) e ajudam na elaboração de perguntas para o guião de entrevista final, promovendo a consideração de múltiplas perspetivas e a relevância das questões propostas (objetivo 4). • Apresentação, em grupo, de um texto da bibliografia - facilita a compreensão crítica e a comunicação de teorias, conceitos e resultados de investigação, desenvolvendo a habilidade de transmitir conteúdos de forma colaborativa (objetivos 1 e 2), e apoia e inspira a criação de perguntas para o guião de entrevista, através da discussão e interpretação conjunta dos conteúdos (objetivo 4) • Construção e justificação de um guião de entrevista - liga-se diretamente com o objetivo com o mesmo nome (4), incentivando a elaboração de perguntas relevantes e apropriadas que permitam uma análise aprofundada das experiências dos/as descendentes de imigrantes e a aplicação prática de teorias e conceitos sobre modos de integração e os impactos das condições familiares e escolares (objetivo 2). Permite ainda exercitar a capacidade de comunicar de forma clara e concisa as teorias e conceitos que fundamentam as perguntas elaboradas. (objetivo 3).
Observações / Observations
Sugere-se a consulta do Código de Conduta Académica, conjunto de princípios gerais orientadores da ação e da conduta na comunidade Iscte, bem como o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC), que define as regras gerais de avaliação. Os/as estudantes com estatuto especial devem consultar o Regulamento de Estudantes com Estatuto Especial disponível na página do Iscte, e contactar a docente no início do semestre. Todos os documentos estão disponíveis na página do Iscte. O uso de ferramentas de inteligência artificial, como o CHATGPT, deve ser devidamente assinalado nos trabalhos realizados, incluindo a prompt utilizada para gerar conteúdos. Esta unidade curricular contribui para os seguintes ODS: • ODS 4: “Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”, ao promover a compreensão das condições e experiências educativas de grupos vulneráveis de origem imigrante; • ODS 10: “Reduzir as desigualdades no interior de países e entre países”, ao fomentar o conhecimento sobre as desigualdades escolares e políticas de combate às mesmas; • OSD 16: “Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis”, ao facilitar a compreensão das condições de funcionamento das instituições educativas e seu potencial de melhoramento no sentido da inclusão.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23