Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02041
Acrónimo :
02041
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular centra-se nos modos de integração das crianças e jovens descendentes de imigrantes na sociedade portuguesa, nomeadamente nos processos educativos, sendo dada atenção particular à educação escolar, recorrendo a teorias, conceitos e resultados de pesquisa no domínio da Sociologia da Educação, das Migrações e da Juventude.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Espera-se que a/os mestranda/os revelem ser capazes de: - analisar a diversidade de modos de integração dos descendentes de imigrantes, considerando as especificidades da sociedade portuguesa; - refletir criticamente, usando o conhecimento teórico e os resultados de investigação, sobre as condições e processos familiares e escolares que têm impacto na experiência e no desempenho escolar dos alunos descendentes de imigrantes; - comunicar de modo claro e conciso as teorias, conceitos e resultados de investigação no domínio temático da unidade curricular.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução à unidade curricular 2. Migrações e dinâmicas identitárias 3. Modos de integração nas sociedades de acolhimento 4. Respostas à diversidade sociocultural: políticas de educação multi/intercultural 5. Descendentes de imigrantes na escola portuguesa: trajetos e resultados 6. Invertendo a perspetiva: lusodescendentes e educação 7. Famílias imigrantes e educação 8. Estilos de vida, produção cultural e formas de sociabilidade 9. Aspirações, transições e mobilidade social 10. Balanço e orientações para trabalho final

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos enunciados permitem atingir os objetivos na medida em que foram selecionados de forma a proporcionar ao mestrando o contacto com um conjunto alargado de subtemáticas e resultados de investigação.

Avaliação / Assessment


A avaliação na unidade curricular contempla duas modalidades: avaliação periódica ou avaliação por exame final. Avaliação periódica A avaliação periódica inclui 4 componentes: 1. Registo de uma entrada no Glossário da UC (10% do total da classificação final) 2. Comentário crítico sobre uma apresentação realizada pelos colegas (15% do total da classificação final) 3. Apresentação de um texto em grupo relativo a um tema de uma sessão, disponibilizada online (30% do total da classificação final). 4. Guião comentado de entrevista, dirigido a um/a descendente de imigrantes, tendo por base os temas tratados na unidade curricular, a partir de um tema de escolha livre (45% do total da classificação final) Avaliação final Em caso de opção, ou não cumprimento dos requisitos da avaliação periódica, os/as estudantes podem recorrer a exame final (1ª época e 2ª época). Os/as estudantes que a tal tenham direito legal podem ainda recorrer à época especial de avaliação. Aconselha-se vivamente todos/as os/as estudantes a optarem pela modalidade de avaliação periódica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A concretização dos objetivos faz-se através de aulas e através do trabalho pessoal dos mestrandos. Consiste num conjunto de atividades que incluem: a) a pesquisa e partilha de terminologia; b) a análise da abordagem a um texto; c) a apresentação, em grupo, de um livro/artigo científico; b) a construção de um guião de entrevista a um/a jovem descendente de imigrantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem são amplamente atingíveis já que o/a mestranda é conduzido/a à realização de leitura prévia de textos, incitado à participação no debate das temáticas, e conduzido à construção de uma apresentação em grupo. No final do semestre entrega um produto - um guião de entrevista - que evidencia a compreensão do conjunto das temáticas dadas e a aplicação de uma técnica de pesquisa.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16