Sumários

8. Aspirações, transições e mobilidade social

9 Abril 2025, 18:00 Sandra Cristina Mateus Gomes


Transição, mobilidade social e orientação de futuro.
Condições de formação das aspirações e expectativas.
Reconhecer o impacto dos processos educativos nos padrões de projeção e mobilidade 
Padrões de mobilidade aspirados, esperados e realizados pelos jovens descendentes de imigrantes.

7. Comunidade, cultura e produção cultural

2 Abril 2025, 18:00 Sandra Cristina Mateus Gomes


A condição jovem e as formas de expressão características dos contextos juvenis e periféricos em Portugal.
Formas de expressão cultural e social, culturas juvenis, e produções e consumos culturais dos descendentes de imigrantes.
Práticas e relacionamentos com a música e processos de identificação entre os jovens filhos de imigrantes.
Apresentação de trabalhos de grupo.

6. Invertendo a perspetiva: lusodescendentes e educação

26 Março 2025, 18:00 Sandra Cristina Mateus Gomes


Apresentação do grupo 2 (Modos de integração nas sociedades de acolhimento).
Filhos de portugueses como objeto de análise na produção sociológica de vários países da emigração portuguesa.
Diversidade de experiências que jovens de uma mesma origem (portuguesa) podem ter em contextos diversos.
Analogias com as tendências encontradas na investigação sobre os filhos de imigrantes em Portugal.

5. Modos de integração nas sociedades de acolhimento

19 Março 2025, 18:00 Sandra Cristina Mateus Gomes


Continuação da aula anterior: abordagens da educação intercultural.
Cultura, Identidade e Etnicidade: revisão de conceitos.
As diferentes perspectivas teóricas sobre os modos de incorporação dos descendentes de imigrantes nas sociedades de acolhimento
Assimilação e integração: revisão de conceitos.
As perspetivas norte-americanas e europeia relativamente à integração dos descendentes.

Respostas à diversidade sociocultural: políticas de educação multi/intercultural

12 Março 2025, 18:00 Teresa Seabra


Debate em torno das explicações para as desigualdades de desempenho escolar dos estudantes de origem imigrante.

Educação  multicultural e educação intercultural: distinções, desafios e políticas de apoio à integração dos alunos.