Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02045
Acrónimo :
02045
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2026/2027

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Recorrendo ao estudo e análise de monografias de referência na antropologia contemporânea, nesta cadeira serão consideradas estratégias informais de protecção em territórios cuja componente central decorre da criminalidade, do medo e da insegurança. Dessa discussão fará parte a análise de estratégias urbanísticas de protecção da cidade, focando grandes cidades do Brasil, do México ou da África do Sul; a presença de milícias populares que agem como um substituto das forças de segurança institucionais, como em Moçambique ou na Nicarágua; ou ainda grupos de vigilantes de controlo da vizinhança (Reino Unido) ou da fronteira (México-Estados Unidos da América). Com este programa de estudos abrangente o aluno irá adquirir ferramentas analíticas e teóricas numa dimensão comparativa entre diferentes práticas e estratégias de protecção.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Ao concluir esta UC, os/as estudantes estão aptos a: OA1: Identificar e analisar estratégias informais de proteção que emergem em contextos marcados pela insegurança ou pela ausência (ou insuficiência de controlo estatal); OA2. Comparar diferentes práticas de proteção em territórios diversos, destacando fatores históricos, culturais e socióeconómicos que as influenciam; OA3. Examinar o papel da arquitectura, do urbanismo e de políticas de segregação territorial na construção de espaços protegidos e na gestão do medo; OA4: Discutir a função e os limites de milícias populares, grupos de vigilância e outras formas de controlo institucional; OA5. Analisar as consequências sociais e morais das práticas informais de proteção no que respeita a violência, desigualdade e direitos humanos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Conceitos fundamentais: proteção, insegurança, medo e informalidade: construção de uma narrativa social. Espaços de Repressão e Lugares de Segregação: Centro e Margens, relação entre criminalidade, desigualdade e estratégias de proteção. CP2. Estudos de caso - a cidade enquanto espaço fragmentado: São Paulo e Rio de Janeiro (Brasil); Cidade do México (México), Joanesburgo e Cidade do Cabo (África do Sul). CP3. Milícias e Atores Paralelos a Forças de Segurança: o papel de mílicias populares em contextos como Moçambique e Nicarágua; implicações políticas, sociais e legais das milícias no controlo do crime. CP4. Grupos de Vigilância Informal: controlo de vizinhança no Reino Unidos; o papel das comunidades na gestão da segurança em zonas de fronteira e do combate ao ""Outro"". CP5. Implicações Éticas e Sociais das Estratégias Informais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos estão articulados realçando os objetivos gerais e com os objetivos de aprendizagem. Assim, ao OA1 corresponde os CP1, que analisa conceitos teóricos e discussão alargada sobre criminalidade, desigualdade e estratégias de protecção formais e informais. O CP2 está estreitamente alinhado com os OA2 e OA3, quer na análise de contextos geográficos distintos, quer no estudo da gestão do medo, da segurança e da produção de insegurança. O OA4 encontra nos CP3 e CP4 os casos de estudo e discussão de práticas de segurança paralelas ao Estado, em particular milícias populares, comunidades em zonas de fronteira ou em espaços urbanos. Por fim, ao OA5 corresponde o CP5, no exame das implicações éticas e sociais no que respeita a questões de desigualdade, violência e de direitos humanos.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre - pressupõe uma assiduidade mínima de 80% das aulas A avaliação desta unidade curricular será composta por três componentes: 1. Trabalho Individual (40%) – Ensaio Crítico: Desenvolvimento aprofundado de um tema central da Unidade Curricular (ex: segurança; violência; desigualdades e direitos humanos; vulnerabilidade). 2. Trabalho em Grupo (40%) – Estudo de Caso, Apresentação e Relatório: Análise de um caso contemporâneo que ilustre as temáticas, conceitos e autores estudados, articulando conceitos teóricos e prática empírica. 3. Participação nas Aulas (20%) – Debate e Discussão Leitura prévia e contributos nas discussões sobre textos e casos estudados. Avaliação por exame: Prova Escrita - 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O estudo e aprendizagem dos temas do programa da UC são apoiados na frequência e participação nas aulas, na leitura autónoma da bibliografia da UC combinada com uma discussão ampla dos textos com toda a turma, com a equipa docente, eventuais convidadas/os. As aulas contemplam uma parte expositiva com o debate e a discussão crítica dos principais temas contemplados no programa da UC. As metodologias de ensino da UC e de avaliação dos alunos serão as mesmas para todos os objetivos de aprendizagem. Na UC recorre-se a metodologias expositivas, de descoberta e discussão. A unidade curricular utilizará uma combinação de abordagens pedagógicas para estimular a aprendizagem ativa e crítica Nas aulas teórico-práticas, faz-se a exposição e discussão de conceitos fundamentais e teorias da antropologia legal bem como análise de estudos de caso, incluindo julgamentos, práticas comunitárias e dinâmicas institucionais. A dinamização de trabalhos de grupo, através de pesquisa e apresentação de projetos relacionados com temas da unidade curricular, promove o trabalho colaborativo. Sempre que se considere oportuno e adequado, a unidade curricular contará com a participação de especialistas convidados para explorar temas específicos, como justiça restaurativa, direitos indígenas e pluralismo jurídico. Cada estudante terá no total 25 horas de contacto, sendo 24 de aulas teórico-práticas e 1 hora de orientações tutoriais. O trabalho autónomo de estudantes inclui: - 110h horas de trabalho autónomo, que inclui: - 45h de leituras para preparação das aulas. Cada aula inclui vários textos para leitura. -20h de leituras autónomas, fruto da pesquisa de estudantes a partir das aulas - 45h na preparação do trabalho para avaliação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino serão idênticas para cada objetivo de aprendizagem. Esta UC tem como pressuposto o recurso a materiais pedagógicos diversos para além da Bibliografia de Referência e Complementar, nomeadamente documentários e análise de estudos de caso. Os debates e discussão orientada em aula são fundamentais como modelo de trabalho e por isso o acompanhamento das aulas presenciais é indispensável. A UC recorre a metodologias ativas, participativas e expositivas para desenvolver e fomentar a construção de conhecimentos para atingir os objetivos de aprendizagem, trazendo novas temáticas e sobretudo novas formas de pensar a complexidade do medo e da insegurança quando interpretadas a partir de atores e contextos geográficos distintos, equacionando questões de poder e desigualdade.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bagaeen, Samer and Ola Suduku, orgs. 2010. Gated Communities. Social Sustainability in Contemporary and Historical Gated Developments. Nova Iorque: Routledge. Cavalcanti, Roxana. 2020. A Southern Criminology of Violence, Youth and Policing Governing Insecurity in Urban Brazil. New York: Routledge. Das, Veena. 2022. Slum Acts. New York: Wiley Delgadillo, Juan e Marcelo Bezerra, orgs. 2017. Atlas de la violencia en América Latina. San Luis Potosi: Universidad Autónoma de San Luis Potosí Goldstein, Daniel M. 2010. Outlawed: Between Security and Rights in a Bolivian City. Durham: Duke University Press. Low, Setha. 2004. Behind the Gates: Life, Security and the Pursuit of Happiness in Fortress America. Nova Iorque: Routledge. Zaluar, Alba. 2000. A Máquina e a Revolta: As Organizações do Tráfico e os Moradores das Favelas. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bjørgo, Tore e Miroslav Mareš, orgs. 2020. Vigilantism against Migrants and Minorities. Nova Iorque: Routledge. Caldeira, Teresa. 2000. Cidade de Muros: Crime, Segregação e Cidadania em São Paulo. São Paulo: Edusp. Machado da Silva, Luiz, org. 2008. Vida sob cerco: violência e rotina em favelas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. Mudhoffir, Abdil. 2020. State of Disorder: Privatised Violence and the State in Indonesia. Londres: Palgrave Staudt, Kathleen. 2009. Violence and Activism at the Border: Gender, Fear, and Everyday Life in Ciudad Juarez. Austin: University of Texas Press

Data da última atualização / Last Update Date


2025-12-02