Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02047
Acrónimo :
02047
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2026/2027

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem como objetivo aprofundar a compreensão do terrorismo e do crime organizado enquanto ameaças globais, analisando dinâmicas, tipologias e evolução histórica. Pretende-se explorar as conexões entre estas formas de criminalidade transnacional e os seus impactos sociais, políticos e económicos, incluindo os efeitos na estabilidade dos Estados, nas liberdades individuais e nos direitos humanos. Serão examinadas as respostas institucionais e estratégias de combate, considerando quadros normativos, cooperação internacional e o papel das forças de segurança e dos serviços de inteligência. A unidade curricular abordará ainda desafios emergentes, como o impacto das tecnologias digitais na radicalização, no financiamento ilícito e na coordenação de redes criminosas, bem como o papel da inteligência artificial e da cibersegurança na sua prevenção e repressão. A abordagem crítica adotada permitirá uma análise aprofundada das dimensões sociais, políticas e culturais destas ameaças.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta UC tem como objetivo aprofundar a compreensão do terrorismo e do crime organizado enquanto ameaças globais, analisando dinâmicas, tipologias e evolução histórica. Pretende-se explorar as conexões entre estas formas de criminalidade transnacional e os seus impactos sociais, políticos e económicos, incluindo os efeitos na estabilidade dos Estados, nas liberdades individuais e nos direitos humanos. Serão examinadas as respostas institucionais e estratégias de combate, considerando quadros normativos, cooperação internacional e o papel das forças de segurança e dos serviços de inteligência. A unidade curricular abordará ainda desafios emergentes, como o impacto das tecnologias digitais na radicalização, no financiamento ilícito e na coordenação de redes criminosas, bem como o papel da inteligência artificial e da cibersegurança na sua prevenção e repressão. A abordagem crítica adotada permitirá uma análise aprofundada das dimensões sociais, políticas e culturais destas ameaças.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Terrorismo e Crime Organizado: Conceitos e Enquadramento - Definição, tipologias e evolução histórica. - Criminalidade transnacional e desafios globais. CP2. Terrorismo: Estratégias e Impactos - Motivações políticas, ideológicas e religiosas. - Radicalização, recrutamento e uso das redes digitais. - Segurança internacional e direitos fundamentais. CP3. Crime Organizado e Redes Ilícitas - Grupos transnacionais, tráfico humano e cibercrime. - Relações com a corrupção e fluxos financeiros ilícitos. CP4. Respostas e Cooperação Internacional - Estratégias de prevenção e repressão. - Legislação internacional e o papel de organizações como a INTERPOL e a Europol. CP5. Desafios Emergentes - Inteligência artificial, vigilância digital e novas formas de criminalidade.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Em "Terrorismo e Crime Organizado: Conceitos e Enquadramento", os estudantes compreenderão os conceitos fundamentais e a evolução histórica desses fenómenos no contexto da criminalidade transnacional (OA1). Em "Terrorismo: Estratégias e Impactos", são analisadas as motivações e estratégias dos grupos terroristas, incluindo radicalização e redes digitais; os impactos das ações terroristas na segurança e nos direitos fundamentais (OA2). Em "Crime Organizado e Redes Ilícitas", os estudantes examinam redes criminosas transnacionais: tráfico humano, narcotráfico e cibercrime, e sua ligação com corrupção e fluxos financeiros ilícitos (OA3). Em "Respostas e Cooperação Internacional", exploram os mecanismos institucionais no combate ao terrorismo e crime organizado, avaliando organismos como INTERPOL e Europol (OA4). Em "Desafios Emergentes", refletem criticamente sobre os impactos sociais, políticos e éticos das estratégias contemporâneas e os desafios das respostas institucionais (OA5).

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre - pressupõe uma assiduidade mínima de 80% das aulas A avaliação desta unidade curricular será composta por três componentes: 1. Trabalho Individual (40%) – Ensaio Crítico: Desenvolvimento aprofundado de um tema central dos CP (ex. Crime organizado, radicalização, segurança internacional, tráfico, cibercrime). 2. Trabalho em Grupo (40%) – Análise de texto, Apresentação e Relatório: Análise crítica de dois textos – clássicos e contemporâneos – da bibliografia de referência e/ou complementar, articulando conceitos teóricos e prática empírica. 3. Participação nas Aulas (20%) – Debate e Discussão Leitura prévia e contributos nas discussões sobre textos e casos estudados. Avaliação por exame: Prova Escrita - 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O estudo e aprendizagem dos temas do programa da UC é apoiado na frequência e participação nas aulas, na leitura autónoma da bibliografia da UC combinada com uma discussão ampla dos textos com toda a turma, com a equipa docente, eventuais convidadas/os. As aulas contemplam uma parte expositiva com o debate e a discussão crítica dos principais temas contemplados no programa da UC. As metodologias de ensino da UC e de avaliação dos alunos serão as mesmas para todos os objetivos de aprendizagem. Na UC recorre-se a metodologias expositivas, de descoberta e discussão. A unidade curricular utilizará uma combinação de abordagens pedagógicas para estimular a aprendizagem ativa e crítica. Nas aulas teórico-práticas, faz-se a exposição e discussão de conceitos fundamentais. A dinamização de trabalhos de grupo, através de pesquisa e apresentação de projetos relacionados com temas da unidade curricular, promove o trabalho colaborativo. Sempre que se considere oportuno e adequado, a unidade curricular contará com a participação de especialistas convidados para explorar temas específicos. Cada estudante terá no total 25 horas de contacto, sendo 24 de aulas teórico-práticas e 1 hora de orientações tutoriais. O trabalho autónomo de estudantes inclui: - 110h horas de trabalho autónomo, que inclui: - 45h de leituras para preparação das aulas. Cada aula inclui vários textos para leitura. -20h de leituras autónomas, fruto da pesquisa de estudantes a partir das aulas - 45h na preparação do trabalho para avaliação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino serão idênticas para cada objetivo de aprendizagem. Esta UC tem como pressuposto o recurso a materiais pedagógicos diversos para além da Bibliografia de Referência e Complementar, nomeadamente documentários e análise de estudos de caso. Os debates e discussão orientada em aula são fundamentais como modelo de trabalho e por isso o acompanhamento das aulas presenciais é indispensável. A UC recorre a metodologias ativas, participativas e expositivas para desenvolver e fomentar a construção de conhecimentos para atingir os objetivos de aprendizagem, trazendo novas temáticas e sobretudo novas formas de pensar a complexidade do terrorismo e do crime organizado contemporâneos.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Ahmed, Shamila. 2020. The ‘War on Terror’, State Crime & Radicalization. A Constitutive Theory of Radicalization. Londres: Palgrave Avis, Maya, Daniel Marciniak e Maria Sapignoli, orgs. 2024. States of Surveillance. Ethnographies of New Technologies in Policing and Justice. Nova Iorque: Routledge Ball, Kirstie e William Webster, orgs. 2018. Surveillance and Democracy in Europe. Nova Iorque: Routledge Hufnagel, Saskia e Anton Moiseienko, orgs. 2020. Policing Transnational Crime. Law Enforcement of Criminal Flows. Nova Iorque: Routledge Maguire, Mark, Catarina Frois and Nils Zurawski. 2014. The Anthropology of Security. Perspectives from the Frontline of Policing, Counterterrorism and Border Control. London: Pluto Romaniuk, Scott, Francis Grice, Daniela Irrera, Steward Webb, orgs. 2017. The Palgrave Handbook of Global Counterterrorism Policy. Nova Iorque: Palgrave Ventura, João Paulo. 2024. Terrorismo e Crime Organizado. Ericeira: Diário de Bordo

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Brayne, Sarah. 2020. Predict and Surveil: Data, Discretion, and the Future of Policing. New York: Oxford University Press Chenoweth, Erica, Richard English, Andreas Goas e Stathis Kalyvas, orgs. 2019. The Oxford Handbook of Terrorism. Oxford: Oxford University Press. Frois, Catarina, org. 2008. A Sociedade Vigilante. Ensaios sobre Identificação, Vigilância e Privacidade. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais Khan, Sheila, Ahmed Nazir e Machado, Helena. 2021. Racism and Racial Surveillance. Nova Iorque: Routledge. Monahan, Torin e David M. Wood, orgs. 2018. Surveillance Studies: A Reader. Oxford: Oxford University Press

Data da última atualização / Last Update Date


2025-12-02