Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02056
Acrónimo :
02056
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Esta UC é lecionada em inglês (leitura).

Objetivos Gerais / Objectives


Capacitar os estudantes para a compreensão dos aspetos fundamentais do contexto histórico, antropológico e político de Israel e Palestina, a partir de uma perspetiva transdisciplinar.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, o estudante deverá: OA1. Conhecer os principais factos históricos, antropológicos e políticos relativos a Israel e Palestina OA2. Conhecer as diferentes posições político-ideológicas sobre o conflito israelo-palestiniano. OA3. Conhecer os principais factos relativos ao judaísmo e ao islão, bem como relativos à cultura judaica da diáspora e em Israel e à cultura árabe-palestiniana na diáspora, no refúgio, em Israel e nos Territórios Ocupados. OA4. Ter a capacidade de pensar criticamente, a partir de uma perspetiva antropológica, sobre a vida real de pessoas reais, a partir de análises etnográficas e para lá de ideias pré-concebidas e alinhamentos ideológicos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. O Médio Oriente no período colonial tardio. CP2. O orientalismo CP3. Israel, Palestina, Terra Santa: as religiões do Livro CP4. Judaísmo, Diáspora e Antissemitismo CP5. O Sionismo e o Nacionalismo Árabe no Séc XIX CP6. O processo de implantação do estado de Israel CP7. O surgimento da identidade nacional Palestiniana CP8. O Conflito: factos e interpretações. CP9. Divisões na sociedade israelita: classe, etnicidade, origem nacional, religião e secularismo. CP10. Divisões na sociedade palestiniana: classe, religião, diáspora vs localismo. CP11. Análise de Etnografias: Overlooking Nazareth. CP12. Análise de filmes documentais CP13. Israel/Palestina e contradições da Modernidade: estado, nacionalismo, etnicidade, religião CP14. Israel/Palestina e disputas ideológicas globais. Movimentos pró-Israel e pró-Palestina CP15. Vinhetas etnográficas de Israel/Palestina hoje. A pesquisa do docente sobre migração brasileira (judia e palestina) para Israel/Palestina.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os diversos conteúdos do programa estão expressos em objetivos de aprendizagem que traduzem a aplicabilidade dos conteúdos programáticos: OA1: CP1, CP2, CP5, CP6, OA2: CP3, CP4, CP8 OA3: CP5, CP6, CP7, CP14 OA4: CP9, CP10, CP11, CP12, CP13, CP15 Para compreender o contexto de Israel/Palestina é necessário abordar: a História do judaísmo, Cristianismo e Islão; a história da diáspora judaica, do antissemitismo e do surgimento do Sionismo; a História do orientalismo europeu e da colonização do Médio Oriente e do mundo árabe, bem como o surgimento do arabismo; a colonização da Palestina, o Mandato Britânico e a independência de Israel; a Nakba e a criação da subalternidade palestioniana no território e na diáspora; os conflitos - da Ocupação às Intifadas; as diversidades e transformações poíticas nas sociedades israelita e palestiniana, nos planos religioso, étnico e político

Avaliação / Assessment


Regime de avaliação ao longo do semestre: pressupondo uma assiduidade de pelo menos 80% (assiduidade=10% nota final), dois instrumentos - participação nas discussões em aula (30%), ensaio individual final (60%). Para o 1º instrumento é relevante a qualidade das intervenções e a demonstração de leitura, para o 2º a competência de escrita, a pesquisa bibliográfica, a capacidade de análise e síntese. Regime de avaliação por exame: individual e escrito (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Todas as aulas são teórico-práticas (TP), com o objetivo de apresentar os conteúdos fundamentais e sua discussão. Os alunos deverão ler previamente os textos, disponibilizados no Moodle. A orientação tutorial destina-se a acompanhar alunos com dificuldades e esclarecer dúvidas (ocorre com marcação prévia pelo estudante ou docente).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A escolha dos textos para leitura e discussão obrigatória em cada sessão garante o cumprimento dos objetivos de aprendizagem. A apresentação dos seus conteúdos pelo docente e a discussão dos mesmos com os alunos garantem a sua problematização. A disponibilização dos textos no Moodle assegura o acesso aos mesmos por parte dos estudantes. A diversidade de perspetivas constantes nos textos assegura a pluralidade dos pontos de vista.

Observações / Observations


A UC é um curso institucional ministrado em inglês e vocacionado para estudantes das mais diversas áreas disciplinares

Bibliografia Principal / Main Bibliography


VV AA, Dossiê "Conflicts within a conflict: critical observations from the Israeli field" (Marco Allegra, Giulia Danielle, Giorgio Gristina, Miguel Vale de Almeida), Etnográfica 23(1):179-270. VALE DE ALMEIDA, M., 2019, Aliyah. Estado e subjetividade entre judeus brasileiros em Israel/Palestina. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais. SAID, Edward, 1978, Orientalism. Vintage. PDF online. Existe versão portuguesa. RABINOWITZ, Dan, 1997, Overlooking Nazareth. The ethnography of exclusion in Galilee. Cambridge U P. PAPPÉ, Ilan, 2006, "The 1948 Ethnic Cleansing of Palestine", Journal of Palestine Studies, 36(1): 6-20. KHALIDI, Rashid, 2021, Palestina - Uma Biografia. Cem anos de guerra e resistência. Ed Ideias de Ler. DOWTY, Alan, 2005, Israel/Palestine. Polity. BOWMAN, G. W. (2010) ?Networks Disrupted: A Study of the Impact of Walling on Contiguous Communities in Israel/Palestine?, Bulletin of the Council for British Research in the Levant.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-Said, Edward, 1999, Out of PLace. A Memoir. Londres: Granta A.100 SAI*Out -Memmi, Albert, 1975, Who is an arab jew? Jerusalem: Israel Accademic Committee on the Middle East -Cohen, Mitchell, 1992, Zion and State. Nation, Class and the shapping of modern israel. NY: Columbia UP. -Bowman, G, 2004. About a Wall. Social Analysis 48, 149-55.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-16