Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02070
Acrónimo :
02070
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Relações Internacionais

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem pre-requisitos específicos para a frequência desta UC.

Objetivos Gerais / Objectives


A UC "Globalização e Governação nas Relações Internacionais" tem como objetivo apresentar os principais conceitos relacionados com os processos e sistemas de globalização e governação no mundo contemporâneo. Através de ferramentas teóricas e metodológicas interdisciplinares, pretende oferecer uma visão geral dos debates atuais que estão no centro de vários cenários políticos nacionais, regionais e transnacionais, bem como os seus maiores desafios.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular a/o estudante deverá ser capaz de: OA1. Conhecer os principais temas debatidos em estudos sobre globalização e governação ao nível mundial. OA2. Compreender e discutir criticamente os principais desafios relacionados com processos de globalização e governação global. OA3. Analisar casos e eventos contemporâneos definidos por processos de globalização e governação global, com particular foco no Sul Global. OA4. Analisar criticamente textos (incluindo artigos científicos, livros, relatórios e documentos oficiais) que discutem várias abordagens e tópicos sobre globalização e governação global.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Teorias críticas das Relações Internacionais, com foco nas teorias feministas. CP2. O papel de atores não-estatais, principalmente movimentos sociais e ONGs, nos processos de globalização e governação global. CP3. Fluxos migratórios transnacionais. CP4. Impactos ambientais dos processos de globalização e governação global. CP5. Cooperação Sul-Sul e o papel do Sul Global. CP6. Saúde e política global.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Cada aula foca-se em diferentes abordagens e teorias sobre o tópico central da unidade curricular relativamente aos processos contemporâneos de globalização e governação global. A apresentação e o aprofundamento de cada sub-tópico ajudam a obter um conhecimento mais amplo e, ao mesmo tempo, mais especializado do assunto. OA1: CP1, CP3, CP4, CP5, CP6. OA2: CP2, CP3, CP4, CP6. OA3: CP2, CP3, CP4, CP5, CP6. OA4: CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6.

Avaliação / Assessment


- Para estudantes que frequentam o curso (avaliação ao longo do semestre): Assiduidade e participação na discussão em aula: 10% Trabalho de grupo (simulação sobre um tópico da unidade curricular) com apresentação oral: 30% Ensaio final (revisão da literatura com base em 3 artigos científicos/capítulos de livros - 2500 palavras): 60% - Para estudantes que não frequentam o curso: Ensaio final (revisão da literatura com base em 7 artigos científicos/capítulos de livros - 5000 palavras): 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os objetivos da unidade curricular serão atingidos com recurso a aulas teórico-práticas, orientação tutorial e trabalho pessoal das/os estudantes, individual e em grupo. Nas aulas a docente expõe a matéria na primeira parte, através também de material audiovisual sobre os temas principais de cada semana, e na segunda parte estimula o debate e exercícios individuais e em grupo. As orientações tutoriais ao longo do semestre destinam-se a apoiar as/os estudantes em relação aos trabalhos, individuais e em grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A assiduidade e a participação nas aulas, a leitura dos textos da bibliografia do curso, a realização dos trabalhos durante o período letivo (individual e em grupo), bem como a realização do ensaio final, permitem aprender os conteúdos programáticos, quer de um ponto de vista mais conceitual, quer através da familiarização com estudos de casos concretos. Mais no específico, o alinhamento entre cada elemento de avaliação e os objetivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: Ensaio final: OA1, OA2, OA3, OA4. Discussão, trabalho individual e de grupo nas aulas: OA1, OA2, OA3.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Baylis, John et al. (eds.) (2019) The Globalization of World Politics: An Introduction to International Relations (Oxford: Oxford University Press) - Beck, Ulrich (2000) What is Globalization? (Cambridge: Polity Press) - della Porta, Donatella and Sidney Tarrow (2005) Transnational Protest and Global Activism (Lanham: Rowman & Littlefield) - Enloe, Cynthia (2014) 2nd edition. Bananas, Beaches and Bases (Berkeley: California University Press) - Held, David and Anthony McGrew (eds) (2000) The Global Transformations Reader (Cambridge: Polity Press) - Mohanty, Chandra Talpade (2003) Feminism without Borders: Decolonizing Theory, Practicing Solidarity (Durham: Duke University Press) - Scholte, Jan Aart (2005) Globalization: A Critical Introduction (London: Red Globe Press) - Steans, Jill (2013) Gender & International Relations (Cambridge: Polity Press) Compulsory readings per each week will be uploaded on Moodle in the beginning of the semester.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-19