Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02073
Acrónimo :
02073
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Domínio do inglês escrito e falado.

Objetivos Gerais / Objectives


OG1. O seminário tem como objectivo oferecer aos estudantes uma compreensão crítica e analítica de tópicos contemporâneos relacionados com cidadania e direitos humanos, com base numa perspectiva antropológica. OG2. Através de leituras estimulantes e de um debate aberto, os estudantes deverão poder apreender os problemas de marginalização e exclusão de grupos despriveligiados (pessoas e grupos deslocados, minorias discriminadas, mulheres, etc.), do desenvolvimento, do ambiente, entre outros. OG3. Ao dar conta de teorias que examinam criticamente assunções tomadas como certas sobre os tópicos em análise, o seminário ajudará a desenvolver capacidades analíticas e críticas ao nível escrito e oral.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Percepção da alteridade social e cultural; OA2. Crítica do euro e do etnocentrismo OA3. Estímulo do humanismo e de preocupações humanitárias; OA4. Desenvolvimento de capacidades analíticas e críticas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução ao curso. Apresentação do syllabus. Métodos de avaliação. Entre pesquisa colaborativa e antropologia pública. Dilemas éticos e impasses. 2. Linhas na areia: fronteiras, demarcações, limites. 3. Para uma antropologia da discriminação. Um estudo de caso. 4. Direitos das mulheres. O local e o global. 5. Quem é o sujeito dos direitos humanos? Universalismo e relativismo cultural. Uma abordagem crítica 6. Actos de cidadania e Direitos Humanos (projecção de filme e debate). 7. Representação. A política do sofrimento 8. Encontros e contradições de ajuda humanitária e desenvolvimento. 9. Ambiente. Mudanças e desafios societais. 10. Mesa redonda final. Preparação dos trabalhos finais.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos foram adequados aos objectivos da UC através de: - contextualização histórica e cultural dos temas e processos em análise; - comparação entre diferentes contextos etnográficos e políticos em que esses processos ocorrem; - diálogo com os conhecimentos teóricos previamente adquiridos; - recurso a situações contemporâneas para a compreensão dos temas em análise.

Avaliação / Assessment


A avaliação integra a assiduidade e a participação informada nas aulas (10%) e a apresentação e debate em grupo de textos quer da bibliografia fornecida quer resultantes de pesquisas individuais seguido de entrega de relatório de grupo (30%). O trabalho final consiste na análise de um dos temas debatidos no seminário (60%). A ser submetido por e-mail.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O seminário combina aulas de teóricas e de seminário, com apresentação e discussão de textos. O ensino baseia-se substantivamente em trabalhos de campo de longa duração. Além de livros e artigos, filmes, notícias e outros media farão parte dos materiais de apoio da aprendizagem.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O ensino dos temas em análise tem como suporte: - materiais fotográficos e fílmicos; - apresentação de powerpoint para uma mais eficaz apreensão dos conteúdos teóricos; - diálogo crítico e analítico com os alunos; - apresentação e debate semanal na aula de textos sobre os temas da cadeira, a partir de uma bibliografia cuidadosamente seleccionada e acessível; - acompanhamento regular nas aulas de atendimento da progressão dos conhecimentos.

Observações / Observations


Plágio e Política de Integridade Académica: Esta cadeira tem tolerância-zero a plágio. O conhecimento do "Código de Conduta Ética"- plataforma e-learning - é fundamental.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


-Nixon, Rob, 2011, ?Introduction?, Slow Violence and the Environmentalism of the Poor, Cambridge, Harvard University Press -Mezzadra, S & Neilson, B 2013. Border as method or the Multiplication of Labor. Duke University Press - MacClancy, J. (ed.) Exotic No More: Anthropology in the Front Lines, Chicago/London: The University of Chicago Press -Isin, Engin F., and Greg M. Nielsen (ed.). 2008. Acts of Citizenship, London/New York: Zed Books -Boltanski, L 1999. Distant Suffering: Morality, Media and Politics, Cambridge: Cambridge University Press -Benhabib, S. 2004 The rights of others: Aliens, Residents and Citizens, Cambridge, Cambridge University Press -Bauman, Zygmunt, 2004, Wasted Lives. Modernity and its Outcasts, Cambridge, Polity Press -Balibar, E 2002. Politics and the Other Scene, London/New York: Verso -Agamben, G., 1998. Homo Sacer: Sovereign Power and Bare Life, Stanford, CA: Stanford University Press

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-Zizek, Slavoj 2005. Against Human Rights, New Left Review 34. -de Waal, A 2002. "Anthropology and the Aid Encounter", in MacClancy, J. (ed.) Exotic No More: Anthropology in the Front Lines, Chicago/London: The University of Chicago Press, pp. 251-269; -Secor, Anna, 2004, " 'There Is an Istanbul That Belongs to Me': Citizenship, Space, and Identity in the City", in Annals of the Association of American Geographers, vol. 94, no. 2, pp. 352-368; British Journal of Educational Studies, Vol. 55, No. 3, pp. 286-303; -Ross Source, Alistair, 2007, "Multiple Identities and Education for Active Citizenship", in -Rancière, Jacques 2004. 'Who is the subject of human rights?', South Atlantic Quarterly 103 (2/3); -Phadke, Shilpa, Shilpa Ranade, and Sameera Khan. 2009. "Why Loiter? Radical Possibilities for Gendered Dissent" In Dissent and Cultural Resistance in Asia's Cities, edited by Melissa Butcher and Selvaraj Velayutham, Oxon/New York: Routledge, pp. 185-203; - Perez, Rosa Maria, 2013, The Tulsi and the Cross. Anthropology and the Colonial Encounter in Goa, Delhi, Orient Longman; -Parasunaman, S., 1999, The Development Dilemma. Displacement in India, London, MacMillan Press, caps. 9, 10 and 11; - Neto, P.F. (2017). The consolidation of the Angola-Zambia border: Violence, Forced Displacement, Smugglers and Savimbi, Journal of Borderlands Studies 32(3): 305-324 -Moreno, Melissa. 2008. "Lessons of Belonging and Citizenship Among Hijas/os de Inmigrantes Mexicanos." Social Justice 35 (1 (111): 50-75; -Moore, Amelia, 2015, ?Anthropocene anthropology: reconceptualizing contemporary global change?, in Journal of the Royal Anthropological Institute, NS, 22, pp. 27-46; ", in Latin American Music Review / Revista de Música Latinoamericana, vol. 28, no. 2, pp. 181-219; -Moehn, Frederick, 2007, "Music, Citizenship, and Violence in Postdictatorship in Brazil; -Mentore, Laura, 2017, "The virtualism of "capacity building" workshops in indigenous Amazonia: Ethnography in the new middle grounds", in HAU: Journal of Ethnographic Theory , vol.7, no. 2, pp.297-307; -McCLain, Linda and Joanna L. Grossman eds., 2009, Gender Equality. Dimensions of Women's Equal Citizenship, Cambridge, Cambridge University Press, chaps.2, 10,11; -McGloin, C. & Georgeu, N 2016 'Looks good on your CV': The Sociology of voluntourism in higher education, Journal of Sociology 52(2): 403-417; -Mathur, Nayanika, 2015, "'It's a conspiracy theory and climate change": Of beastly encounters and cervine disappearances in Himalayan India", in HAU: Journal of Ethnographic Theory, vol.5, no.4, pp.87-11; -Marais, Mike, 2014, Shame, Divine Cannibalism, and the Spectacle of Subaltern Suffering in Ken Barris's "What Kind of Child", in South African Literary History Project: Special issue: Community and Commonality, Vol. 41, No. 3, pp. 79-95; , 2003, "Soul Citizenship: The Black Hebrews and the State of Israel", in American Anthropologist, New Series, vol. 105, no. 2, pp. 302-312; -Markowitz, Fran, Sara Helman and Dafna Shir-Vertesh -Malkki, L.H. 1995. "Refugees and Exile: From 'Refugee Studies' to the National Order of Things" Annual Review of Anthropology 24, pp. 495-523; -Hughes, D. Mcdermott 2005. Third Nature. Making time and Space in the Great Limpopo Conservation Area, Cultural Anthropology 20(2):157-184; -Hage, G., 2016. "État de siège: A dying domesticating colonialism?" American Ethnologist, 43(1): 38-49; , in American Sociological Review, Vol. 76, No. 1, pp. 1-24; -Glenn, Evelyn Nakano, 2011, "Constructing Citizenship: Exclusion, Subordination, and Resistance" -Gaventa, John and Rajesh Tandon, eds., 2010, Globalizing Citizens. New Dynamics of Inclusion and Exclusion, London and NY, Zed Books, chaps. 9, 10 and 11; -Friedman, Marilyn, ed.,2005, Women and Citizenship, Oxford, Oxford University Press, chaps. 5, 6, 10; -Frase, P 2016. Four Futures: Life after capitalism, Verso Books; -Fluehr-Lobban, Carolyn, 2008. "Collaborative Anthropology as Twenty-first-Century Ethical Anthropology", in Collaborative Anthropologies, volume 1, pp. 175-182; - Ferguson, J 1990. The Anti-Politics Machine: "Development," Depoliticisation and Bureaucratic Power in Lesotho. Cambridge: Cambridge University Press; -Fassin, D. 2008. Compassion and Repression: The Moral Economy of Immigration Policies in France, Cultural Anthropology 20(3):362-387; -Cody, Francis, 2016, "The obligation to act: Gender and reciprocity in political mobilization, in HAU: Journal of Ethnographic Theory, vol.6, no. 3, pp. 179-199; -Cloud, Christine, 2010, Cherri?e Moraga's "Loving in the War Years": lo que nunca paso? por sus labios: Auto-ethnography of the "New Mestiza", in Confluencia, Vol. 26, No. 1, pp. 84-97; -Brondo, KV 2015. The spectacle of saving: conservation voluntourism and the new neoliberal economy on Utila, Honduras, Journal of Sustainable Tourism, 23:10, 1405-1425, DOI: 10.1080/09669582.2015.1047377; -Bloemraad, Irene, Anna Korteweg and Gökçe Yurdakul, 2008, "Citizenship and Immigration: Multiculturalism, Assimilation, and Challenges to the Nation-State", in Annual Review of Sociology, Vol. 34 153-179; -Balibar, E. 2004. Is a Philosophy of Human Civic Rights Possible? New Reflections on Equaliberty, South Atlantic Quarterly, 103 (2-3): 311-322; - Bangstad, Sindre, ed., 2017, Anthropology of our Times. An Edited Anthology in Public Anthropology, NY, Palgrave Macmilan, foreword and chap.1;

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16