Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02075
Acrónimo :
02075
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
48.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
5.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
29.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1171.0
Horas de Trabalho Total :
1200.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Internacionais

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


n.a

Objetivos Gerais / Objectives


n.a

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Capacidade de identificar um tema/problema para constituir o tema central da diseertação de Mestrado. OA2: Identificação, entre o corpo docente do Mestrado, do docente indicado para ser o orientador da dissertação. OA3: Conhecimento das normas em vigor relativas à elaboração de dissertações de Mestrado. OA4: Capacidade de elaborar um projecto de pesquisa, tendo em conta aspectos como objectivos, teoria, metodologia, base empírica, bibliografia. OA5: Aptidão para elaborar o enquadramento teórico da dissertação de Mestrado, bem como para definir métodos e técnicas a utilizar. OA6: Capacidade para elaborar o ?Estado da Arte? relativamente ao tema da dissertação e para recorrer a bases de dados bibliograficas. OA7: Competências para recolher e utilizar fontes primárias. OA8: Capacidade para apresentar regularmente relatórios de progresso da dissertação de Mestrado.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Apresentação da Unidade Curricular. CP2: Auscultação de ideias para projectos de dissertação. Consulta de modelos. CP3: Indicações sobre orientação das dissertações de Mestrado. CP4: Explicitação das normas regulamentares em vigor para a elaboração de dissertações de mestrado CP5: Elaboração de um projecto de pesquisa (objectivos, teoria, metodologia, base empírica, bibliografia). CP6: Elaboração do enquadramento teórico e definição de métodos e técnicas. CP7: Elaboração do ?Estado da Arte? e recurso a bases de dados bibliográficas. CP8: A recolha e utilização de fontes primárias. CP9: Apresentação de relatórios de progresso da dissertação de Mestrado pelos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1: CP2 OA2: CP3 OA3: CP4 OA4: CP5 OA5: CP6 OA6: CP7 OA7: CP8 OA8: CP9

Avaliação / Assessment


As aulas desta UC são de tipo seminarial. Incluem componentes expositivas por parte do docente sobre regulamentação da dissertação e organização da pesquisa em EI, a apresentação oral pelos alunos de relatórios de progresso e de resultados parciais do desenvolvimento da pesquisa, e a discussão colectiva do trabalho subjacente à dissertação de cada aluno. A OT envolve o acompanhamento individualizado do trabalho de investigação. | Em termos de avaliação, a dissertação de mestrado em Estudos Internacionais é apresentada e defendida em provas públicas e será avaliada por um júri. A avaliação baseia-se no mérito científico da dissertação, nas suas componentes teórica, metodológica e empírica, e na qualidade da sua apresentação e defesa orais, de acordo com os regulamentos em vigor no ISCTE-IUL.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Com aulas de tipo seminarial pretende-se ir de encontro ao principal objectivo desta UC que é o acompanhamento sistemático e interactivo dos alunos na elaboração da dissertação de Mestrado em Estudos Internacionais. A componente expositiva por parte do docente visa a formação e informação relativamente às normas de funcionamento e o desenvolvimento de conhecimentos e competências na organização teórica, metodológica e técnica da dissertação. A apresentação oral e de peças escritas pelos alunos de resultados da sua pesquisa, e a discussão colectiva desse trabalho contribuem para o aprofundamento destes conhecimentos e destas competências através da prática e reflexão centrada nos estudantes. A orientação tutorial decorre ao longo de toda a UC e cumpre os objectivos globais de acompanhamento da dissertação a um nível mais individualizado e específico.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Wallimann, N. (2001) Your research project: A step-by-step guide for the first-time researcher, Sage. Scott, John (1990), A Matter of Record. Documentary Sources in Social Research, Cambridge, Polity Press. Robson, C. (1993) Real world research: A resource for social scientists and practitioner-researchers, Oxford University Press. Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. London: Sage. Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals (2nd Ed.) Londres: SAGE. O'Dochartaigh, Nial (2002), The Internet Research Handbook: a Pratical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences, Londres, Sage Publications. May, T. (1997) Social research: Issues, methods and processes, Open University Press. ISCTE (2008), Normas Orientadoras para a Dissertação ou Trabalho de Projecto de Mestrado. Booth, Wayne, Gregory Colomb e Joseph Williams (2003), The Craft of Research, Chicago, The University of Chicago Press, 2ª ed.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16