Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estudos Internacionais
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2014/2015
Pré-requisitos / Pre-Requisites
.
Objetivos Gerais / Objectives
.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Identificar e formular um problema pertinente para a realização do trabalho de projecto. OA2: Realizar correctamente uma pesquisa bibliográfica utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito. OA3: Elaborar uma revisão de literatura relevante e adequada ao problema formulado. OA4: Utilizar teorias, conceitos e resultados de pesquisa para enquadrar teoricamente o problema a estudar. OA5: Mobilizar métodos e técnicas ajustados ao problema e ao enquadramento teórico produzido. OA6: Apresentar oralmente o trabalho efectuado e redigir o relatório do trabalho de projecto.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Apresentação da Unidade Curricular. CP2: Identificação e formulação de temas para o trabalho de projecto. CP3: Pesquisa bibliográfica e elaboração do “Estado da Arte”. CP4: Utilização de bases de dados bibliográficas e de recursos disponíveis para o projecto. CP5: Elaboração do enquadramento teórico e definição de métodos e técnicas. CP6: Desenvolvimento e acompanhamento do trabalho de projecto. CP7: Apresentação oral de relatórios de progresso e redacção do trabalho de projecto.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1: CP2 OA2: CP3 OA3: CP3, CP4 OA4: CP5 OA5: CP5 OA6: CP6 e CP7
Avaliação / Assessment
Em termos de avaliação, o trabalho de projecto em Estudos Internacionais é apresentado e defendido em provas públicas e será avaliado por um júri. A avaliação baseia-se no mérito científico do trabalho de projecto, nas suas componentes teórica, metodológica e empírica, e na qualidade da sua apresentação e defesa orais, de acordo com os regulamentos em vigor no ISCTE-IUL.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas desta UC são de tipo seminarial. Incluem componentes expositivas por parte do docente sobre a elaboração do trabalho de projecto em Estudos Internacionais, a apresentação oral pelos alunos de relatórios de progresso e de resultados parciais do desenvolvimento do trabalho de projecto, e a discussão colectiva do trabalho subjacente ao projecto de cada aluno. A orientação tutorial envolve o acompanhamento individualizado do trabalho do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Com aulas de tipo seminarial pretende-se ir de encontro ao principal objectivo desta UC que é o acompanhamento sistemático e interactivo dos alunos na elaboração do trabalho de projecto em Estudos Internacionais. A componente expositiva por parte do docente visa o desenvolvimento de conhecimentos e competências na organização teórica, metodológica e técnica do trabalho de projecto. A apresentação oral e de peças escritas pelos alunos de resultados do seu trabalho, e a discussão colectiva desse trabalho contribuem para o aprofundamento dos seus conhecimentos e competências através da prática e reflexão centrada nos estudantes. A orientação tutorial decorre ao longo de toda a UC e cumpre os objectivos globais de acompanhamento do trabalho de projecto a um nível mais individualizado e específico.
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Walliman, N. (2005). Your research project (2nd Ed.). London. SAGE. Scott, John (1990), A Matter of Record. Documentary Sources in Social Research, Cambridge, Polity Press. Robson, C. (1993) Real world research: A resource for social scientists and practitioner-researchers, Oxford University Press. Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. London: Sage. Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals (2nd Ed.) Londres: SAGE. O'Dochartaigh, Nial (2002), The Internet Research Handbook: a Pratical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences, Londres, Sage Publications. Hall, C. (1998). Doing a literature review: releasing the social science research. London: Sage. ISCTE (2008), Normas Orientadoras para a Dissertação ou Trabalho de Projecto de Mestrado. Booth, Wayne, Gregory Colomb e Joseph Williams (2003), The Craft of Research, Chicago, The University of Chicago Press, 2ª ed.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16